Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Medicina e fisioterapia fecham discussão sobre rendimento desportivo

Por Jornal Sporting
18 Out, 2018

Sporting Olympics organizou debate de ideias pelo terceiro ano consecutivo

No terceiro e último dia do III Seminário de Optimização do Rendimento Desportivo, que se realizou no Auditório Artur Agostinho, o tema da medicina e fisioterapia juntou alguns dos principais especialistas do Sporting CP. Em primeiro lugar, Manuel Sousa, responsável médico das modalidades desde 2012, e Ricardo Figueira, médico e antigo jogador de hóquei em patins, discutiram as vantagens e desvantagens de treinar descalço ou calçado, com o contributo de Madjer – falando do menor número de lesões musculares dos futebolistas de praia em comparação com os companheiros do futsal e do futebol - e de Carlos Silva, treinador de atletismo.

De seguida, abordou-se a gestão da dor pelo atleta, desde a percepção até à actuação para ultrapassar o problema. A campeã Naide Gomes - antiga atleta de salto em comprimento e actual fisioterapeuta no Sporting CP - foi uma das oradoras, bem como Luís Ribeiro, coordenador e fisioterapeuta do Gabinete Olímpico.



Sílvia Saiote, responsável pelo departamento, garantiu que o balanço do seminário não podia ser mais positivo. “O Gabinete Olímpico pretende permitir que os atletas de alta competição possam optimizar o seu rendimento, seja no trabalho complementar ou no trabalho técnico dos treinadores, mas acima de tudo nestas várias valências, como a fisioterapia ou a nutrição. O objectivo foi proporcionar ao Universo Sporting uma oportunidade de tirar dúvidas e ouvir os especialistas”, explicou.

A caminho de Tóquio’2020, Sílvia Saiote prometeu que o Gabinete Olímpico será um aliado inseparável dos atletas. “Esta equipa tornou-se fundamental, na minha perspectiva, para o alto rendimento no Sporting CP. É um Clube que vive de grandes resultados e vamos continuar a trabalhar para ajudar estes atletas”, afirmou.



Naide Gomes participou em Jogos Olímpicos, sendo uma voz importante dentro do mundo leonino. “Enquanto atleta, aproveitei e tive bons resultados. Agora estou deste lado a apoiar os atletas e é uma área de que gosto muito, com a minha experiência de lesões e como fisioterapeuta”, assumiu.

Também Ricardo Figueira reconheceu a mais-valia de ter feito carreira como hoquista. “Fui atleta, sei as exigências, conheço os mecanismos de lesão. É fantástico trabalhar com atletas e apurar o mínimo detalhe, que pode fazer diferença no resultado final. Temos uma exigência altíssima, como podem comprovar os resultados das modalidades. Para nós, é um orgulho saber que fazemos parte deste projecto”, confessou.