Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Gião: "Espero um jogo muito difícil"

Por Sporting CP
30 Set, 2025

Leões viajam até Nápoles para a segunda jornada da UEFA Youth League

Duas semanas depois do arranque vitorioso frente ao FC Kairat (3-2), os jovens Leões do Sporting Clube de Portugal voltam esta quarta-feira a disputar a UEFA Youth League, com uma exigente deslocação a Itália para defrontar o SSC Napoli, em jogo da segunda jornada da fase de grupos.

O encontro, no Stadio Comunale Arena Giuseppe Piccolo, tem o pontapé de saída agendado para as 13h00 de Portugal Continental e Madeira e transmissão em directo na Sporting TV. Em antevisão, o treinador João Gião começou por recordar a estreia diante dos cazaques, sublinhando que a vitória não escondeu aspectos a melhorar.

"No final do primeiro jogo não fomos aquilo que devíamos ter sido. Logo depois falei com os jogadores sobre isso. No Sporting CP podemos eventualmente não ganhar todos os jogos, mas existem valores e comportamentos de que nunca podemos abdicar. Eles entenderam essa mensagem e agora o mais importante é preparar bem a segunda jornada", afirmou, em declarações aos meios do Clube.

Sem rodeios, o técnico Leonino deixou claro que o compromisso competitivo é uma das marcas identitárias da formação verde e branca, frisando que cada momento é uma oportunidade de crescimento. A viagem a Nápoles será disso exemplo, mas com as dificuldades próprias de quem defronta uma equipa italiana.

"O SCC Napoli é uma equipa muito forte, e que, apesar da derrota na primeira jornada frente ao Manchester City FC, mostrou ser muito competitiva. Defende bem e tem jogadores individualmente muito fortes, como o Vincenzo Prisco, por exemplo, médio titular da selecção italiana sub-19. Apresenta um futebol associativo de qualidade e é tipicamente italiana: agressiva nos duelos, forte tacticamente. Espero sinceramente um adversário muito forte e um jogo difícil", analisou. 

O técnico relembrou ainda as condicionantes da preparação do Sporting CP para este encontro, dada a natureza diferente do grupo de trabalho, que junta atletas de diferentes escalões competitivos. 

"Só ontem conseguimos ter o grupo reunido e hoje faremos o único treino com o grupo completo antes do jogo, porque alguns atletas ainda fizeram treino de recuperação. Temos pouco tempo para treinos aquisitivos, por isso aproveitamos o vídeo e exercícios estratégicos para passar a nossa ideia. O fundamental é incutir uma ideia comum e preparar o jogo dentro das condicionantes que temos. Não nos podemos dar ao luxo de treinos de grande intensidade, mas procuramos sempre fazer o melhor possível", explicou. 

Mais do que a componente competitiva, João Gião destacou ainda a dimensão formativa da experiência, lembrando a importância do contacto com o contexto da equipa principal.

"Viajarem e contactarem com o ambiente da equipa A, com jogadores, equipa técnica e staff, é logicamente, até na passagem de valores, formas de estar e hábitos, um momento de evolução e de formação muito importante para estes jovens atletas", frisou.

Também o médio Zaïd Bafdili, que fez recentemente a sua estreia com a listada verde e branca, mostrou-se orgulhoso e “muito feliz” pela primeira convocatória europeia de Leão ao peito.

“Estou muito feliz por estar aqui e por jogar neste grande Clube. Treino todos os dias com dedicação para estar pronto e agora que posso jogar, estou preparado e muito animado. Todos querem jogar esta competição linda e estamos focados na nossa equipa, prontos para lutar e ganhar contra o SCC Napoli”, rematou o belga de 17 anos.