Leões nas selecções
15 Out, 2025
Futebolistas Sportinguistas ocupados nos últimos dias
Como habtiual, os futebolistas do Sporting Clube de Portugal não ficaram parados durante a pausa das competições de clubes. Ao serviço de várias selecções nacionais, muitos jogadores Leoninos entre sub-15 e seniores foram chamados e utilizados para representar os respectivos países.
No escalão principal da Selecção Nacional portuguesa, que jogou duas vezes no Estádio José Alvalade para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, Gonçalo Inácio foi titular no triunfo por 1-0 sobre a República da Irlanda. Francisco Trincão entrou no segundo tempo e fez a assistência para o único golo do desafio, voltando a ser decisivo com a camisola de Portugal. Rui Silva e Pedro Gonçalves não saíram do banco de suplentes. Já na última terça-feira, no empate a duas bolas com a Hungria, nenhum jogador verde e branco foi utilizado.
Morten Hjulmand foi titular na goleada imposta pela Dinamarca em casa da Bielorrússia (0-6) e, dias depois, voltou a defrontar a Grécia dos também Leões Fotis Ioannidis (titular com assistência) e Georgios Vagiannidis (ficou no banco). A vitória sorriu aos nórdicos por 3-1. Antes, a Grécia havia perdido igualmente por 3-1, mas com a Escócia, com o lateral a ser titular e o avançado a entrar na segunda metade.
Pela Bélgica, Zeno Debast foi totalista no empate com a Macedónia do Norte (0-0) e na vitória no terreno do País de Gales (2-4). A Geórgia de Giorgi Kochorashvili sofreu duas derrotas com Espanha (2-0) e Turquia (4-1), tendo o médio Leonino sido totalista e marcado o único golo da sua equipa nesta dupla jornada.
Mudando de continente, mas também em jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo, Geny Catamo assistiu para o golo de Moçambique no desaire contra Guiné por 1-2 e facturou, depois, resolvendo o triunfo por 1-0 na visita ao terreno da Somália. Já Winilson Lopes não somou minutos nos dois jogos de São Tomé e Príncipe (derrota por 0-6 com a Tunísia e vitória por 1-0 contra Malawi.
Ao serviço da Colômbia, Luis Suárez foi titular na vitória sobre o México por 0-4 em jogo de preparação, ficando no banco no duelo seguinte, o empate sem golos contra Canadá. No Peru, Víctor Guzmán foi chamado para o estágio da selecção principal.
Pela Selecção Nacional sub-21, Geovany Quenda foi titular e João Simões foi suplente utilizado no triunfo por 3-0 sobre a Bulgária na qualificação para o Campeonato da Europa. Na terça-feira, Portugal goleou Gibraltar por 0-11 com João Muniz a ser titular e tanto João Simões como Geovany Quenda (autor de um golaço) entraram na segunda parte. Também em sub-21, mas com a camisola de Espanha, Iván Fresneda não saiu do banco no triunfo por 2-1 contra a Finlândia.
Em sub-20, Miguel Alves, Rodrigo Ribeiro e Manuel Mendonça foram titulares e Rayhan Momade ficou no banco no triunfo sobre a Alemanha (2-1) na UEFA Elite League. Seguiu-se nova vitória contra o conjunto germânico, agora por 1-0, com golo de Rodrigo Ribeiro, que esteve no onze inicial. Manuel Mendonça e Rayhan Momade foram suplentes utilizados, com Miguel Alves, desta vez, a não somar minutos.
No Campeonato do Mundo sub-20, Rayhan Lucas e o seu Brasil foram eliminados na fase de grupos. O jogador Leonino foi titular no empate com México (2-2) e no desaire com Marrocos (1-2) e não foi utilizado na derrota com Espanha (1-0).
A Selecção Nacional sub-19 realizou três encontros de preparação contra Suécia (vitória por 0-2), Croácia (2-2) e Dinamarca (derrota por 2-4). Todos os Sportinguistas (Afonso Lee, Eduardo Felicíssimo, Flávio Gonçalves, Gabriel Silva, Miguel Gouveia, Salvador Blopa e Rafael Camacho) somaram minutos, com Eduardo Felicíssimo e Gabriel Silva a conseguirem marcar.
No mesmo escalão, Zaïd Bafdili participou na derrota da Bélgica contra Inglatera (4-1) e no empate com os EUA (2-2) e Daniel Ciesielski fez parte da Polónia que teve jogos de preparação contra Croácia (0-0), Dinamarca (vitória por 0-1) e Turquia (triunfo por 1-0).
Portugal conquistou o Torneio das Quatro Nações em sub-18 ao superar a Espanha (2-1), empatar com a Roménia (1-1) e bater a Turquia (0-1), contando com as participações dos Leões Alexandre Tverdohlebov, André Machado e Diego Coxi. Pela Sérvia, Luka Petrić integrou um estágio realizado pela sua selecção.
Em sub-17, Portugal esteve presente no Torneio Internacional de Pinatar, Espanha, e contou com os Sportinguistas Afonso Redondo, Estefânio Rúben, João Rijo, Martim Ribeiro e Paulo Rodrigues. Depois de começar bem com a Irlanda do Norte (4-1), os lusitanos foram derrotados pelos Países Baixos (3-2) e pelos EUA (2-3).
Por fim, David Terna foi convocado para a selecção sub-15 da Moldávia, que vai realizar dois jogos de preparação contra a Roménia a 21 e 23 de Outubro.