Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Santos: "ADN é ser uma equipa altamente competitiva"

Por Sporting CP
15 Out, 2025

Treinador-adjunto dos sub-23 do Sporting CP na antevisão do jogo desta quinta-feira, em casa do Portimonense SC, a partir das 15h00

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal desloca-se esta quinta-feira a casa do Portimonense SC, para defrontar a formação algarvia a partir das 15h00, em jogo a contar para a 11.ª jornada da 1.ª fase da Liga Revelação.

Os jovens Leões continuam o trabalho para desenvolverem recursos individuais e, consequentemente, em proveito do colectivo, desta vez numa semana de trabalho mais dentro dos padrões da equipa sub-23 Leonina, que teve mudanças no onze habitual ocorridas frente ao SCU Torreense na jornada anterior. O treinador-adjunto dos sub-23, João Santos, fez a antevisão do jogo, em declarações aos meios de comunicação do Clube.  

“Fica de bom e positivo, mais uma vez a convocatória de vários jogadores deste grupo sub-23 ao espaço das Selecções Nacionais, um total de oito e falo de diferentes Selecções, não apenas a de Portugal e de diferentes escalões também. Nós, tendo de fazer um ajuste, no calendário e puxando um jogo da Liga Revelação para esta pausa FIFA, muito pelo facto de felizmente os nossos jogadores terem a oportunidade pela UEFA Youth League, pela Premier League International Cup, puderem ter experiências fora de Portugal, isso trazia uma semana particular nessa perspectiva”, pormenorizando:  

“Com o espaço das Selecções, abriu-se a oportunidade no espaço sub-23 para alguns jogadores que habitualmente não estão nesse espaço competitivo. A título de exemplo, iniciámos o jogo [frente ao SCU Torreense] com seis jogadores de idade júnior, tivemos cinco estreias na Liga Revelação nesta época, ou que jogaram de início ou que entraram na segunda parte, e é perceber que o espaço de sub-23, ou de qualquer equipa de formação do Sporting CP, tem este objectivo, que é o desenvolvimento do jogador, perceber a cada etapa formativa e a cada momento o que é que o jogador necessita. Isto, encontrando um adversário, SCU Torreense, o campeão em título, uma equipa muito madura do ponto de vista físico, mas fundamentalmente do ponto de vista cognitivo e emocional. Foi um momento muto rico para todos nós crescermos”.

Para o jogo frente ao Portimonense SC, haverá regressos de jogadores que estiveram ao serviço das Selecções, o que abre ainda mais o leque de opções para a equipa técnica dos sub-23 Leoninos.

“Todas as semanas são diferentes e são muito ricas no espaço da Academia. Já tivemos alguns jogadores a retornarem da Selecção, alguns já treinaram, outros estão a fazer recuperação, uns vão integrar o espaço sub-23, outros sub-19, outros vão ficar reservados para iniciar os treinos da UEFA Youth League,  eventualmente teremos o contributo de alguns jogadores que estão mais acostumados e habituados a este espaço competitivo, quem regressa de lesão possivelmente vai ter a oportunidade de ter mais tempo de jogo e acreditamos que podemos estar mais preparados porque estaremos a utilizar jogadores já com mais experiência neste contexto competitivo. O que importa, o que foi pedido no último jogo e vai ser neste é que, independentemente de quem joga, os jogadores sabem que treinador e jogador não é de um escalão, é do Sporting CP e o Sporting CP tem uma postura a ter na competição, em termos de ADN é ser uma equipa altamente competitiva, aproveitar cada momento, seja o jogo em casa ou fora para crescer e nesse crescimento sustentado, queremos procurar ganhar, ter os três pontos e é isso que vamos querer fazer amanhã [quinta-feira]”.

Sobre o Portimonense SC, adversário do Sporting CP esta quinta-feira, João Santos observou. “As equipas vão mudando ao longo da época, mudam pela proximidade às suas equipas A e o Portimonense SC na Liga Revelação já apresentou jogadores que habitualmente estão no espaço da equipa A. O que não muda, eventualmente, é a estrutura, o sistema, mas fundamentalmente e mais importante são os princípios de jogo. Esperamos dificuldades, pela viagem, pelo crescimento do adversário, porque recentemente recrutou jogadores, até do futebol de formação de Inglaterra, essencialmente gostam de ter bola, oferecem muita mobilidade, metem muitos jogadores no corredor central, quase que abdicam da largura na construção e isso cria algumas dificuldades. Olhando para nós, com tanto fluxo de jogadores, nem sempre temos tanto tempo para preparar o jogo e por isso temos de nos agarrar aquilo que é a nossa ideia de jogo, com e sem bola. É mais uma oportunidade para crescermos”.

Manuel Kissanga, jogador do plantel sub-23 do Sporting CP fez também a antevisão ao jogo para os meios de comunicação do Clube, assinalando a alegria por poder voltar a competir, depois de cerca de ano e meio longe dos relvados, a recuperar de lesão grave.

“Foi um momento muito difícil na minha vida, quando recebi a notícia de que podia ficar muito tempo parado. Fiquei um ano parado, perdi a época passada sem jogar, mas foi um momento em que aprendi bastante, tive muito apoio dos meus familiares, aqui no Sporting CP tive muito apoio, num ano sem jogar tem de haver muita cabeça, aprendi muito, tive muita resiliência, os fisioterapeutas ajudaram-me bastante a saber lidar com isso, deram-me muitos exemplos de jogadores aqui no Sporting CP que já foram operados ao joelho, como Nuno Santos e sempre soube lidar com isso. Foi uma aprendizagem para mim e poder voltar depois de mais de um ano foi muito importante. Agora é continuar a trabalhar e continuar a dar o meu máximo para voltar ao meu melhor”.       

Sobre o jogo em casa do Portimonense SC, adiantou. “Temos um jogo muito importante, para ganhar, vimos de três derrotas seguidas, agora é encarar este jogo e trazer os três pontos. O Portimonense SC ganhou o último jogo frente ao SC Farense, por 2-1, é uma equipa que tem alguns jogadores que conhecemos, que já jogaram aqui no Sporting CP, como o Francisco Canário que é o melhor marcador deles. Acho que vai ser um bom jogo e vamos encará-lo da melhor maneira, para poder vencer”.