Em frente na Europa
15 Out, 2025
Leoas empatam na Suécia e estão nos 'oitavos' da UEFA Women's Europa Cup
Depois do triunfo na primeira mão por 3-0, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou a dois golos com as suecas do FC Rosengård na segunda mão da segunda ronda de qualificação da UEFA Women's Europa Cup.
Com este empate na Suécia e o triunfo no conjunto dos dois jogos por 2-5, as Leoas asseguraram um lugar nos oitavos-de-final da competição, com o sorteio das próximas rondas a estar marcado para esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.
Micael Sequeira operou apenas uma alteração em relação às titulares na Madeira, entrando Brenda Pérez para o lugar de Samara Lino, e o estádio Malmö Idrottsplats contou com a presença de Sportinguistas nas bancadas para o apoio à equipa numa eliminatória que já estava muito bem encaminhada.
A perder, o FC Rosengård entrou com vontade de mandar na partida e conseguiu fazê-lo nos primeiros minutos, ainda que sem criar qualquer ocasião de perigo. O Sporting CP estava bastante confortável e conseguiu aproximar-se da baliza contrária aos 11', quando Carolina Santiago atirou cruzado e para fora.
Seguiu-se uma investida de Daniela Arques bloqueada por uma adversária e, à passagem do primeiro quarto de hora, já o emblema de Alvalade estava por cima das Campeãs Suecas. Prova disso foi a enorme ocasião aos 20': servida com qualidade por Cláudia Neto, Beatriz Fonseca apareceu na área contrária e finalizou, mas contra as malhas laterais.
Cláudia Neto voltou a protagonizar um bom momento pouco depois, quando rematou forte para boa defesa de Saga Andersson, e marcou mesmo aos 29'. Uma tremenda jogada colectiva terminou com a médio de 37 anos a tabelar com Carolina Santiago antes de, na cara da guarda-redes, enviar a bola para o fundo das redes com muita classe. Grande momento Leonino na Suécia.
Com a vida ainda mais complicada, o FC Rosengård tentou aproximar-se da área do Sporting CP. Molly Johansson colocou a bola em zona perigosa, mas Catarina Potra agarrou com facilidade, e Aemu Oyama ficou mais perto de incomodar, mas o tiro saiu pela linha final depois de ter desviado em Érica Cancelinha.
Após um canto, Ísabella Tryggvadóttir tentou a sua sorte, mas Catarina Potra estava lá, e a melhor oportunidade para as nórdicas aconteceu aos 38', quando Filippa Sjöström não ficou longe de acertar na baliza do emblema de Alvalade.
Ao intervalo, 0-1 para o Sporting CP e tudo bem encaminhado.
O FC Rosengård voltou forte do descanso e empatou a partida logo aos 47' por intermédio de Maja Johansson, autora de um grande remate de fora da área.
Naturalmente motivado, o conjunto da casa tentou dar continuidade ao bom momento, mas não ia conseguindo criar mais chances claras. O Sporting CP, por outro lado, aproveitou essa subida no terreno do adversário para atacar em transição.
Foi dessa forma que chegou o 1-2: Maísa Correia foi lançada na profundidade pela esquerda antes de assistir Carolina Santiago, que não perdoou o espaço que lhe foi concedido. Sétimo golo para a jovem de 19 anos em 2025/2026.
A reacção do FC Rosengård foi forte, uma vez que voltou a empatar o desafio aos 62', agora por Filippa Sjöström, que não deu hipóteses a Catarina Potra.
Logo a seguir, Micael Sequeira mexeu no ataque, trocando Maísa Correia e Carolina Santiago por Flor Bonsegundo e Brittany Raphino. Aos 68', Madison Haugen apareceu em zona de golo e chegou mesmo a rematar, mas uma defesa bloqueou para canto.
O segundo tempo foi mais dividido e aberto e as duas equipas conseguiram chegar algumas vezes com perigo às áreas adversárias. Maja Johansson, por exemplo, testou Catarina Potra e Ashley Barron, na resposta, cabeceou para fora. Pelo meio, Carla Armengol substituiu Beatriz Fonseca.
Ísabella Tryggvadóttir falhou o alvo aos 80' e Brittany Raphino, pouco depois, ficou ainda mais perto de marcar. Já com Jeneva Gray e Mackenzie Cherry em campo (saíram Cláudia Neto e Érica Cancelinha), Madison Haugen voltou a ameaçar agora com um cruzamento/remate, mas Saga Andersson defendeu.
A melhor intervenção das guarda-redes no encontro surgiu aos 90+1', quando Ísabella Tryggvadóttir atirou com selo de golo e Catarina Potra esticou-se para negar o 3-2. Houve ainda tempo para uma investida de Carla Armengol, com a guardiã da casa a agarrar.
O 2-2 prevaleceu e o Sporting CP segue em frente na Europa. As Leoas voltam a jogar este domingo, visitando o Rio Ave FC para a Taça da Liga.
Sporting CP: Catarina Potra [GR], Georgia Eaton-Collins, Ashley Barron, Érica Cancelinha (Mackenzie Cherry, 86'), Beatriz Fonseca (Carla Armengol, 77'), Daniela Arques, Cláudia Neto (Jeneva Gray, 86'), Brenda Pérez [C], Madison Haugen, Maísa Correia (Flor Bonsegundo, 63') e Carolina Santiago (Brittany Raphino, 63').