Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Lomba/José Lorvão

Filipe Celikkaya: "Gostamos de valorizar o que é feito diariamente"

Por Sporting CP
22 Out, 2021

​Equipa B regressa à acção com duelo frente ao FC Alverca este sábado

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal defronta o FC Alverca este sábado (15h00), no Estádio Aurélio Pereira, em encontro referente à sexta jornada da série B da Liga 3.
 
O duelo vai marcar o regresso da turma Leonina à competição, após um interregno de 22 dias para os compromissos das selecções e da UEFA Youth League. Para Filipe Celikkaya, este contexto “não foi fácil de gerir”, mas o técnico frisou a importância dos jogos internacionais. 
 
“É uma situação pela qual não queríamos passar porque não temos competição e há poucos jogadores para treinar na maioria das vezes. Ainda assim, temos de aproveitar os momentos em que estamos todos juntos, pois são cruciais para o desenvolvimento dos atletas. Além disso, eles também evoluem nos contextos internacionais e é esse o caminho que queremos seguir. No final, todos vão crescer”, começou por dizer o treinador aos meios de comunicação do emblema verde e branco, destacando que “o foco é o processo formativo dos jogadores”. 
 
“Todos os nossos jovens têm tido a oportunidade de competir nas mais diversas ligas. Este é mais um jogo de grau de dificuldade elevado, mas são estes jogos que pretendemos disputar. Será certamente proveitoso para os nossos atletas porque o adversário tem qualidade. Temos de nos focar em nós e no que fazemos diariamente para conseguirmos uma boa exibição”, considerou, antes de perspectivar “um FC Alverca muito competitivo” em Alcochete.
 
“O adversário tem jogadores de enorme qualidade e ambições de subir à Liga 2, mudaram agora de treinador. Esperamos uma equipa que vai criar dificuldades aos nossos atletas, o que vai ser bom para o crescimento deles”, reforçou, relativizando em seguida a importância da vitória na última partida, em casa do CD Cova da Piedade (0-2), para a confiança da equipa. 
 
“Não podemos falar apenas nos resultados, gostamos de valorizar o que é feito diariamente. Queremos que os jogadores evoluam e que daqui para a frente tenham oportunidades na equipa A para se mostrarem. Se esse objectivo for alcançado, fantástico. Claro que ao representarmos o Sporting CP queremos vencer todos os jogos, mas o mais importante é que os atletas vão ter aqui mais uma oportunidade fantástica para evoluírem”, sublinhou.
 
Desafiado a identificar os pontos em que a equipa cresceu desde o arranque da temporada, Filipe Celikkaya preferiu direccionar o foco para o desenvolvimento individual de cada atleta.
 
“Estamos muito centrados nos jogadores. Claro que a equipa tem uma organização, mas há tarefas individuais que os atletas têm de cumprir diariamente e em cada jogo. Muitos têm cumprido com sucesso o que é proposto, independentemente de aqui ou ali cometerem erros, algo natural nestas idades. O mais importante é que, à medida que o tempo passa, eles vão cometendo menos erros e ganhando experiência, conhecimento sobre o jogo e maturidade. Depois será mais fácil transportar isso para uma organização colectiva”, atirou, enaltecendo a estreia do central João Goulart pela equipa principal, diante do CF “Os Belenenses”.
 
“É uma grande satisfação porque o João Goulart foi premiado pelo seu trabalho, dedicação e profissionalismo. Evoluiu bastante desde a época passada e, portanto, acho que está de parabéns, assim como o treinador da equipa A, Rúben Amorim, pela coragem e capacidade que demonstrou ao lançar este jogador. É um prémio para o João, mas é um sinal para que todos os jovens continuem a trabalhar, que é o que têm feito diariamente. Nunca desistindo dos seus objectivos, podem vir a ter uma oportunidade para se mostrarem na equipa A”, disse.
 
 
Geny Catamo, extremo de 20 anos que esteve mais uma vez ao serviço da selecção principal de Moçambique, tendo marcado um golo frente aos Camarões, anteviu “um jogo difícil”. 
 
“Esperamos uma equipa do FC Alverca que vai querer assumir, até porque eles querem subir à Liga 2. No entanto, vamos tentar impor o nosso jogo porque somos o Sporting CP e estamos confiantes no nosso desempenho em campo. Somos uma equipa grande e queremos demonstrar isso”, disse o jogador, recordando o duelo com o CD Cova da Piedade, em que também marcou.
 
“Foi um jogo difícil, mas a equipa teve uma boa actuação. As coisas foram saindo bem e conseguimos alcançar um resultado positivo, mas agora estamos focados em vencer este jogo”, garantiu, valorizando o crescimento de todo o plantel: “A evolução da equipa é notória. Tenho-me dedicado e trabalhado no duro, estamos focados no progresso de cada jogador”.
 
Por fim, o jovem Leonino não escondeu a satisfação por ter feito o gosto ao pé com as cores do seu país, mas preferiu apontar desde logo os holofotes para a partida diante do FC Alverca. “Representei bem o meu país, mas o foco já está no jogo deste sábado em casa”, concluiu.