Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Júlio Costa

Filipe Çelikkaya: "Continuar no caminho da exigência diária"

Por Sporting CP
17 Set, 2022

Equipa B visita A. Académica de Coimbra no domingo

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal terá pela frente, este domingo (17h00), a A. Académica de Coimbra num dos jogos que encerra a quarta jornada da série B. Devido aos desacatos ocorridos num amigável em 2019, este encontro decorrerá à porta fechada no Estádio Cidade de Coimbra.

Depois de ter alcançado os primeiros triunfos na Liga 3 e na UEFA Youth League em 2022/2023, o treinador Filipe Çelikkaya sublinhou, primeiramente, as grandes vantagens destes contextos exigentes para os jovens Leões desenvolverem “a tomada de decisão e a forma como entendem o jogo”. "Os resultados são uma consequência daquilo que tem sido feito desde o início da época. Há sempre dificuldades iniciais, este é um contexto mais exigente do que aqueles que os jogadores viveram anteriormente, por isso temos de continuar no caminho da exigência diária", realçou em declarações à Sporting TV, antes de olhar já para aquele que será o último jogo antes da paragem para selecções.

No total, foram chamados para compromissos internacionais 17 dos jogadores integrados no contexto da equipa B, o que “significa que estamos a fazer um bom trabalho”, sublinhou Çelikkaya, reforçando, porém, que neste momento os jogadores "estão muito concentrados no próximo jogo”.

Já a transição do jogo europeu para o regresso à Liga 3 “não traz grandes diferenças”, considerou o técnico, porque os jovens Leões "entram sempre para demonstrar aquilo que valem em relação ao adversário". Agora, para a equipa B segue-se a deslocação à casa de um histórico como a A. Académica de Coimbra, que está pela primeira vez na sua História no terceiro escalão nacional.

"É uma boa equipa que quer voltar ao patamar da II Liga. Têm várias entradas, penso que vai ser um bom jogo", lançou Filipe Çelikkaya, que acrescentou ainda que estarão frente a frente "uma equipa mais experiente" e outra "mais jovem, mas que quer mostrar a sua qualidade". "Podemos prometer trabalho e dedicação sempre que vestirmos esta camisola e com a intenção sempre de vencer os jogos", sentenciou o treinador verde e branco.

De seguida, Jesús Alcantar, uma das caras novas para 2022/2023, começou por abordar a sua adaptação à realidade do Sporting CP. "Foi difícil no início”, admitiu, mas reconheceu que foi “muito bem acolhido pela equipa, treinadores e staff e está tudo a correr muito bem".
O defesa de 19 anos já tem somado minutos na Liga 3, um espaço que considerou muito benéfico para a aprendizagem. "É uma Liga competitiva, com jogadores muito experientes e aprende-se muito com isso. Temos também uma equipa técnica que nos dá todas as ferramentas para poder competir", justificou, antes de contar também a sua experiência nos treinos com o plantel principal de Rúben Amorim, onde já marcou presença.

"Foi uma sensação muito boa, porque todos queremos treinar com eles. É muito bom sentir que o treinador está próximo e quero continuar a trabalhar para ter mais vezes essa oportunidade", sublinhou Jesús Alcantar, que está entre os convocados da selecção mexicana de sub-20.
"É sempre um orgulho representar o meu país", enalteceu, olhando de seguida para o jogo em Coimbra. "Vamos enfrentar uma equipa complicada, mas temos estado a trabalhar bem para trazer os três pontos", finalizou.

O jogo terá transmissão no canal de YouTube do Sporting CP.