Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Desaire em jogo duro em Alverca

Por Sporting CP
20 Jan, 2024

Jovens Leões não conseguiram reagir ao golo sofrido cedo (1-0)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este sábado, o FC Alverca e perdeu por 1-0 no duelo que inaugurou a 17.ª e penúltima jornada da série B da Liga 3.

Uma vitória dos jovens Leões teria garantido, desde logo, um lugar na fase de subida, mas um golo solitário de João Costa, aos 13 minutos, bastou para baralhar as contas no topo da tabela e deixar tudo por decidir na derradeira jornada. Apesar do esforço Leonino, que teve em Diogo Pinto um porto seguro, faltaram mais e melhores ideias no ataque para reagir à desvantagem perante um FC Alverca muito perigoso.

Comparativamente ao último onze verde e branco, no desaire em casa do Caldas SC (1-0), que interrompeu uma série de cinco jogos sem perder dos jovens Leões, o treinador Filipe Çelikkaya operou três alterações para iniciar o duelo no Ribatejo: o jovem Miguel Alves ficou com o lugar de João Muniz, expulso no jogo anterior, enquanto Diogo Abreu e Afonso Moreira foram titulares em detrimento de Alexandre Brito e Diogo Cabral.

Num jogo que podia ser praticamente de tudo ou nada para o FC Alverca, em busca de se intrometer nos primeiros quatro lugares de acesso à fase subida, foi a formação da casa a primeira a dar um golpe na partida. O avançado João Costa recebeu, solto, em zona frontal e fez o 1-0 ainda antes do primeiro quarto de hora. Antes disso, José Varela, ao lado, e Tiago Ferreira, para as mãos de João Bravim, já tinham ameaçado ambas as balizas.

Os jovens Leões foram obrigados a correr atrás do resultado desde bem cedo e tentaram assumir as despesas do jogo (41%-59% em posse de bola na primeira parte), mas além das dificuldades para progredir no terreno, algumas imprecisões na construção permitiram ataques rápidos e muito perigosos ao adversário – primeiro, Pedro Jesus atirou por cima na conclusão de um desses lances e, depois, o guardião Diogo Pinto opôs-se com elasticidade a um cabeceamento de João Costa.

Já à passagem da meia hora, o Sporting CP respondeu e só ferro impediu o empate Leonino num fantástico remate, em arco, de Miguel Menino. Depois, o jogo baixou de ritmo e entre faltas (14-4) e muita luta, mais longe das balizas, o 1-0 seguiu para o intervalo.

Depois, dando provas das intenções Leoninas para a segunda parte, Marco Cruz ensaiou logo no reatamento a primeira tentativa de visar a baliza do FC Alverca com um remate que acabou nas mãos de João Bravim. Pouco depois, na mesma área, Afonso Moreira ficou a pedir penálti.

De repente, num curto período de tempo, o conjunto ribatejano teve até três oportunidades na área verde e branca para voltar a marcar, mas Diogo Pinto continuou a exibir-se a um grande nível na baliza e susteve os jovens Leões na discussão da partida. À procura de inverter o rumo dos acontecimentos, Çelikkaya lançou Diogo Cabral - irrequieto desde que entrou - e Rodrigo Ribeiro (por Afonso Moreira e Rafael Nel) antes da hora de jogo. Mauro Couto entraria, depois, pelo amarelado Miguel Menino.

Já após mais um remate de longe do capitão Mamede, que saiu ligeiramente por cima da trave, a equipa B do Sporting CP tentou subir as suas linhas e apertar o cerco a um FC Alverca cada vez mais confortável numa abordagem mais expectante defensivamente e reactiva à base de contra-ataques. Aos jovens Leões, contudo, continuaram a faltar ideias para encontrar o caminho para o golo.

Por sua vez, a formação do Ribatejo dispôs de mais uma grande oportunidade para marcar, fruto de um novo erro defensivo, mas voltou a desperdiçar e tudo se manteve em aberto até ao fim.

Já dentro dos últimos dez minutos, quando Çelikkaya tinha introduzido mais um jogador de ataque, o extremo Vando Félix pelo médio Marco Cruz, o FC Alverca podia ter ficado, pelo menos, com menos um jogador, mas, primeiro, o árbitro perdoou o segundo amarelo a Rui Silva e, mais tarde, optou apenas pelo amarelo a Rodrigo Freitas, que com uma entrada feia e muito perigosa lesionou Leonardo Barroso. Pelo meio, Diogo Pinto voltou a fazer mais uma defesa determinante.

Assim, já sem substituições, foi a equipa B Leonina a ficar em inferioridade numérica até ao apito final e já nada mudou numa fase em que a emoção se sobrepôs sempre à razão e pouco tempo se jogou verdadeiramente dos sete minutos de compensação.

Confirmado o desfecho infeliz em Alverca, o Sporting CP continua com 27 pontos, os mesmos que o SC Covilhã e Atlético CP, que ainda têm de jogar nesta jornada, e viu o FC Alverca fazer a ultrapassagem, agora com 28 pontos – apenas atrás dos 31 do líder A. Académica de Coimbra, também com menos um jogo.

Na última jornada, a equipa B recebe o CA Pêro Pinheiro.

Sporting CP: Diogo Pinto [GR], Leonardo Barroso, Chico Lamba, Miguel Alves, Pedro Bondo, Marco Cruz (Vando Félix, 82’), Diogo Abreu, Miguel Menino (Mauro Couto, 68’), Afonso Moreira (Diogo Cabral, 58’), Tiago Ferreira [C], Rafael Nel (Rodrigo Ribeiro, 58’).