Vitória não foi suficiente para passar
27 Jan, 2024
Equipa B triunfou sobre o CA Pêro Pinheiro (2-0)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o CA Pêro Pinheiro por 2-0 na 18.ª e última jornada da primeira fase da Liga 3. Ainda assim, o triunfo não chegou para garantir uma vaga na fase de subida e o conjunto de Filipe Çelikkaya vai disputar a fase de manutenção.
Os Leões foram a melhor equipa desde o minuto inicial e as primeiras ocasiões tiveram Rafael Nel como protagonista. O avançado teve nos pés uma grande oportunidade aos 14 minutos, mas falhou o remate, e, a seguir, atirou para uma excelente intervenção de Francisco Enes.
O domínio cresceu quando, pouco depois, Diomande viu o segundo cartão amarelo e o CA Pêro Pinheiro ficou reduzido a dez jogadores para os restantes 75 minutos do desafio. O Sporting CP aproveitou para se instalar no meio-campo adversário e podia ter facturado quando David Monteiro cruzou para Afonso Moreira e este, ao segundo poste, não conseguiu o desvio fatal.
Já depois de Tiago Ferreira cruzar para Rafael Nel cabecear por cima, David Monteiro fez o mesmo para Marco Cruz, igualmente de cabeça, atirar para nova intervenção de Francisco Enes.
Finalmente, aos 34 minutos, o emblema de Alvalade chegou ao golo: excelente cruzamento de Tiago Ferreira para Rafael Nel, ao primeiro poste, se antecipar a toda a gente e finalizar com sucesso.
Até o intervalo, destaque para uma boa jogada verde e branca pela esquerda com Pedro Bondo a servir Tiago Ferreira, que cabeceou ao lado. No final da primeira parte, 1-0.
Com Diogo Cabral no lugar de Afonso Moreira para o segundo tempo, tanto David Monteiro como Diogo Cabral começaram por ameaçar a baliza visitante, mas o CA Pêro Pinheiro teve, aos 55 minutos, uma enorme oportunidade não aproveitada apor João Hilário, que, à boca da baliza, atirou ao lado.
Entrou depois Alexandre Brito para a saída de Diogo Abreu, mas o CA Pêro Pinheiro estava no seu melhor momento no encontro e teve mais duas chances. Na primeira, Chiquinho rematou de longe paa defesa de Diogo Pinto para canto, enquanto Bernardo Antunes, na segunda, cabeceou para fora.
O Sporting CP voltou a estar organizado e a controlar as incidências, o que voltou a causar a criação de lances de perigo. Aos 66 minutos, por exemplo, Marco Cruz cabeceou ao poste e Tiago Ferreira, já perto dos dez minutos finais, atirou por cima.
Foi depois a vez de Rafael Nel, em resposta a um cruzamento de Miguel Menino, falhar quando estava sozinho e, depois, Marco Cruz voltou a atirar ao ferro, agora num forte remate de longe.
Já depois de nova chance de Miguel Menino, chegou mesmo o 2-0 por intermédio de Alexandre Brito, que rematou de fora da área para dobrar a diferença no marcador.
O resultado não sofreu mais alterações. A equipa B do Sporting CP vai, agora, estar na fase de manutenção da Liga 3, sendo que, por ter terminado a primeira fase no quinto lugar, vai começar já com seis pontos.
Sporting CP: Diogo Pinto [GR], David Monteiro, Chico Lamba, Miguel Alves, Pedro Bondo, Diogo Abreu (Alexandre Brito, 57'), Marco Cruz, Miguel Menino, Tiago Ferreira [C], Afonso Moreira (Diogo Cabral, 46') e Rafael Nel.