João Gião: "É um jogo muito importante"
16 maio, 2025
Sporting CP recebe o Amarante FC este sábado, às 15h00
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, neste sábado, às 15h00, o Amarante FC no derradeiro encontro da fase de apuramento de campeão da Liga 3.
Em causa está a segunda posição na tabela, que o Sporting CP ocupa há várias jornadas e que permite o acesso directo à II Ligam, mas João Gião não está preocupado com a pressão que isso traz à equipa verde e branca e só está focado no jogo em si.
“Não somos imunes ao que se passa à nossa volta, mas temos de saber lidar com estes momentos. A verdade é que esta semana não é muito diferente das últimas, estamos nesta posição há muitas jornadas e com jogos que toda a gente diz que são decisivos, mas nós temos reagido bem. Tem sido uma sucessão de jogos em que há adrenalina extra, mas temos de o abordar como todos até aqui: focados no nosso jogo, ser competentes e sólidos”, começou por dizer o técnico Leonino na antevisão ao encontro, dizendo-se satisfeito pelo que os Leões têm feito nas últimas jornadas: “Deixa-me orgulhoso perceber que eles vêem a equipa e o clube acima de todos eles e é assim que temos conseguido bons resultados”.
João Gião espera que isso aconteça também neste que pode ser o último jogo da época, admitindo que o Amarante FC vai ser um adversário difícil de ultrapassar: “É uma equipa muito competente, fisicamente muito forte, que nos criou muitas dificuldades em casa deles e que esteve por cima nos primeiros 20 minutos. Usa muito bem as transições ofensivas, tem gente rápida na frente que nos pode causar problemas, um avançado muito forte nos duelos e é também muito perigosa nos cruzamentos. Portanto, é uma equipa forte ofensivamente, que faz golos, que cria sempre problemas aos adversários e é isso que nós estamos à espera. Defensivamente também é muito forte, faz-se valer da compleição física dos seus atletas e, por isso, vai exigir que estejamos ao nosso máximo em todos os aspectos”.
Nesse sentido, o treinador verde e branco apelou também à presença dos Sportinguistas no Estádio Aurélio Pereira para que seja mais fácil aos Leões carimbarem o passaporte para a II Liga: “É um jogo muito importante porque nos pode dar aquilo que queremos e se o público estiver presente, se nos empurrar, será muito mais fácil. O jogo da equipa principal é muito próximo em termos de horário, mas espero que possamos contar com o apoio deles na Academia”.
Mauro Couto também fez a antevisão a esta partida, indo ao encontro das palavras de João Gião, e começou por elogiar o facto de a equipa Leonina ir em busca da vitória até ao apito final de casa jogo.
“Acho que isso vem muito do nosso grupo. Somos todos muito amigos, passamos mesmo muito tempo juntos, mesmo fora da Academia e, por isso, seja aos 90 ou o que for, a equipa continua a acreditar porque olha para o lado e não vê só um colega, vê um amigo”, começou por dizer, sublinhando: “É um grupo muito bom. A equipa está muito unida e só pensa no que pode controlar dentro de campo”.
“Este vai ser mais um jogo importante, mas só estamos focados no que podemos controlar”, referiu, atirando: “Deixa-nos tranquilos só dependermos de nós, está tudo nas nossas mãos e vamos em busca disso”.
No entanto, o avançado sabe que não será um jogo fácil: “O Amarante FC é uma equipa muito forte e muito forte a atacar a profundidade. Tem dois ou três jogadores na frente muito fortes no jogo aéreo, que podem causar muitas dificuldades à nossa linha defensiva, mas nós, normalmente, temos muita bola e acredito que vamos conseguir impor o nosso jogo e ir em busca do primeiro golo. Também defende bem, tem jogadores muito competitivos e em casa deles foi um jogo muito difícil, mas acredito que vamos fazer um bom jogo”.
Mauro Couto deixou igualmente uma mensagem aos adeptos, pedindo-lhes que compareçam neste encontro: “É muito bom sentir o apoio deles. Já tivemos muito boas casas esta época na Academia e esperamos que este sábado isso se repita. Precisamos muito do apoio deles”.