João Gião: "Vamos dar uma boa resposta"
10 Jan, 2026
Equipa B do Sporting CP joga este domingo o clássico em casa do FC Porto B, para a 16.ª jornada da Liga Portugal 2
A equipa B do Sporting CP desloca-se este domingo a casa do FC Porto, onde a partir das 15h30 no Olival defronta a formação B dos dragões para a 16.ª jornada da Liga Portugal 2. Na antevisão à partida, o técnico da formação Sportinguista, João Gião, lançou os dados para os meios de comunicação do Clube, começando por enquadrar o momento da formação que orienta.
“Vimos de um momento, se calhar, menos positivo do nosso percurso esta época. Sabíamos e tínhamos antecipado que como era lógico em função das características que tem a nossa equipa B e do nosso projecto, que este momento haveria de chegar. É aproveitá-lo para crescer, dar a volta a isso, lidar com isso. Só aparecer agora é sinal de que fizemos as coisas muito bem durante muito tempo e temos de continuar a acreditar no nosso processo, como temos feito. Apesar de não termos resultados positivos nos últimos três jogos, continuamos a ser a mesma equipa competitiva, perdemos os jogos, mas em qualquer das derrotas e em função de alguns acontecimentos do jogo podíamos perfeitamente não ter perdido. Nenhuma das derrotas foi inequívoca. Perdemos nos limites, peço-lhes sempre isso, a perder que seja nos limites e, portanto, isso deixa-nos confiantes para aquilo que vem por aí e para fazermos um bom jogo já nesta jornada”.
O técnico explanou as dificuldades que a equipa B Leonina perspectiva encontrar na casa do FC Porto B. “É um jogo com características emocionais diferentes, em casa de uma equipa B, também. Vamos tentar impor o nosso jogo, sermos iguais a nós próprios, competitivos, contra uma equipa que vem de um bom momento. Começou mal a época, mas equilibrou bem nos últimos jogos a sua performance. Tem características diferentes da nossa equipa B, utiliza alguns jogadores mais experientes. É uma equipa que está num bom momento e a jogar em casa vai querer ganhar o jogo. Nós vamos com a nossa mentalidade, iguais a nós próprios, competitivos e tenho a certeza de que vamos dar uma boa resposta”.
João Gião garantiu mentalidade de muita ambição no jogo em casa dos dragões. “Não deixa de ser um ambiente diferente, porque é um ambiente de clássico. Dar uma boa resposta é o que as pessoas do Sporting CP e os adeptos esperam de nós e é essa mentalidade que temos de ter: encará-lo percebendo que este tipo de jogos tem um cunho emocional diferente dos outros, mas temos de o encarar da mesma forma, olhos nos olhos. É essa a mentalidade que temos tido em todos os jogos e é essa mentalidade que vamos apresentar”.
Sobre aspectos a explorar no jogo, centrou a ideia de identidade à Sporting CP, de uma equipa igual a si própria e da qualidade do trabalho de treino na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
“Foi uma semana um bocadinho mais ‘limpa’, porque não tivemos nada a meio da semana, foi uma semana de fim-de-semana a fim-de-semana: muito trabalho, muita intensidade, muito andamento e preocupados em fazer crescer individual e colectivamente estes jogadores. Olharmos também para o adversário em termos estratégicos, que é o que temos feito em todos os jogos. O FC Porto B é uma equipa forte, melhorou, também em função de jogadores da equipa A que têm ‘baixado’ e que lhes têm dado muita qualidade em muitos momentos do jogo. Uma equipa com jogadores que podem resolver de um para um, forte nas transições, e que quando se instala tem qualidade para criar perigo perto da baliza adversária. Temos de estar preparados”.
Lucas Taibo, defesa da equipa B do Sporting CP, abordou também o que espera do jogo frente ao FC Porto B, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“É um clássico, vai ser difícil, em casa deles, mas estamos confiantes de que somos superiores e que podemos ganhar o jogo. É um adversário forte, com qualidade no último terço do campo e trabalhámos muito para parar o ataque e fazer o que sempre temos feito para garantir um bom resultado”.