Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leoas despedem-se da Taça Federação

Por Sporting CP
10 Jan, 2026

Sporting CP perdeu com a CR Quinta dos Lombos nas meias-finais

A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu na tarde deste sábado com a CRC Quinta dos Lombos por 89-66, em jogo a contar para as meias-finais da Taça Federação.

Num jogo disputado em Albufeira, as Leoas entraram com um cinco inicial composto por Simone Costa, Maria Kostourkova, Emma Huff, Luana Serranho e Dayna Rouse, mas foi a formação de Carcavelos a começar melhor (7-0). Do outro lado da quadra, Emma Huff converteu de três e apontou os primeiros pontos das verdes e brancas na partida, mas a CRC Quinta dos Lombos continuou por cima (9-3).

Muito perdulário nos minutos iniciais, o Sporting CP conseguiu reduzir numa arrancada rapidíssima após ressalto, com Simone Costa a finalizar uma jogada de 2+1 e a colocar o resultado em 9-6.

Com quatro pontos somados nas duas posses de bola seguintes (13-6), a CRC Quinta dos Lombos voltou a distanciar-se no marcador e João Pedro Vieira interveio desde o banco, pedindo o primeiro desconto de tempo do encontro. Mostrando uma eficácia muito baixa nos lançamentos, o Sporting CP foi deixando as adversárias avolumar a vantagem e, a pouco menos de quatro minutos para fechar o primeiro quarto, a CRC Quinta dos Lombos já vencia por 19-6.

Emma Huff voltou a dar um ‘abanão’ à equipa e Cláudia Almeida também pontuou, mas o Sporting CP chegou ao final do primeiro período a perder por 14 pontos de diferença (24-10).

Mais assertivas no arranque do segundo período, as Leoas melhoraram o seu índice de ressaltos defensivos, mas continuaram com bastante azar perante o cesto (26-15). Nada que tenha travado Dayna Rouse, que começou a ‘abrir o livro’, com pontos consecutivos e recuperações atrás. Desta forma, as Leoas reaproximaram as contas (28-19), Luana Serranho converteu de dois pontos, colocando a diferença em sete, Simone Costa também somou mais um triplo (32-26) e as Leoas começaram a pressionar a CRC Quinta dos Lombos.

As actuais líderes do campeonato nacional responderam, aproveitando novo desacerto ofensivo das verdes e brancas (40-27), e anularam o esforço do Sporting CP, que acabou por chegar ao intervalo a perder por 15 pontos (42-27).

Sporting CP esse que começou o terceiro período da melhor forma, com um triplo de Cláudia Almeida a abrir as contas do quarto. A camisola 14 mostrava mão quente e, com um belo trabalho de pés na linha final, fez também o 44-32 na posse de bola seguinte. Porém, as verdes e brancas não conseguiam vergar o poderio das adversárias que, com percentagens muito interessantes desde a linha de três pontos, serenaram na partida, foram escalando no marcador (54-34) e atingiram a até então maior diferença pontual do encontro.

Com cinco minutos por disputar, João Pedro Vieira voltou a pausar a partida, mas as individualidades da formação de Carcavelos continuavam a sobressair. Se Luana Serranho ainda tentou (56-36) e as Leoas foram mostrando uma interessante partilha de bola, a energia defensiva das adversárias mostrava-se cada vez mais difícil de ultrapassar.

A minuto e meio do toque da buzina, Dayna Rouse arrancou no momento certo para ‘sacudir’ o momento menos positivo no encontro e voltou a pontuar (60-38). Depois, Emília Ferreira, com grande crença e já em desequilíbrio, fechou uma excelente jogada de 2+1 e colocou o parcial no 61-41, o resultado com que se atingiu o final do terceiro quarto.

Sem nunca desistir, o Sporting CP entrou no quarto período à procura de um ‘milagre’ e Emma Huff e Dayna Rouse bem foram tentando concretizá-lo. Mariana Barros também conseguiu uma grande bola de três pontos (67-49), mas a superioridade da CRC Quinta dos Lombos em todos os âmbitos do jogo foi-se tornando cada vez mais inquestionável (78-55).

A quatro minutos do fim da partida, Simone Costa conduziu mais uma boa jogada individual, mas do lado adversário a eficácia da linha de três pontos atingia valores altíssimos e impossíveis de contrariar (83-57), pese embora as verdes e brancas tenham continuado a demonstrar uma grande atitude competitiva até ao final (83-61).

No último minuto, Maria Oliveira ‘brilhou’ da linha de três pontos e, na derradeira jogada da partida, as Leoas fecharam a contagem em 89-66. Vitória justa da CRC Quinta dos Lombos, mas mérito também para o Sporting CP que, no seu regresso à primeira categoria nacional após dez anos de ausência, conseguiu qualificar-se pela primeira vez para a Taça Federação. Perante a líder do campeonato e equipa mais titulada desta competição, as comandadas de João Pedro Vieira mostraram as naturais ‘dores de crescimento’, mas também lampejos positivos para o futuro, e Simone Costa foi mesmo a melhor pontuadora da tarde.

Sporting CP: Márcia Carvalho, Simone Costa (16), Mariana Barros (3), Catarina Martins, Maria Kostourkova, Emma Huff (8), Cláudia Almeida (11), Luana Serranho (14), Ana Urbano, Emília Ferreira [C] (6), Dayna Rouse (12) e Maria Oliveira (6). Treinador: João Pedro Vieira.