João Pedro Vieira: "Temos de continuar a trabalhar"
10 Jan, 2026
Emília Ferreira também reagiu à eliminação na Taça Federação (89-66)
Depois do adeus à Taça Federação, João Pedro Vieira fez uma análise directa e realista ao desempenho da equipa, sublinhando a superioridade do adversário.
"Faltou tudo. A CRC Quinta dos Lombos foi melhor em todos os capítulos do jogo e mereceu ganhar", começou por afirmar o treinador das Leoas, em declarações à FPB TV no final da partida.
O técnico verde e branco procurou enquadrar o resultado no contexto mais alargado da época e do crescimento da equipa, especialmente num momento exigente do calendário.
"Claro que uma derrota destas, antes de um mês tão importante com jogos super difíceis como temos, nunca é bom. Temos de levantar a cabeça, continuar a trabalhar e sermos realistas da nossa qualidade e do nosso potencial", explicou.
João Pedro Vieira destacou ainda as dificuldades naturais de uma equipa que regressou recentemente ao principal escalão, sobretudo frente a adversárias do topo da tabela.
"Quando chegamos aos jogos com estas equipas, conseguimos competir durante alguns minutos, mas é difícil ser consistente durante 40 minutos, porque são melhores e têm mais argumentos do que nós. As nossas jogadoras só têm de continuar a trabalhar e dar o seu melhor para conseguirmos lutar por um lugar no play-off, que é o nosso objectivo da época", concluiu.
Também a capitã Emília Ferreira analisou o encontro, apontando a entrada em jogo como um dos momentos determinantes para o desfecho final. "Sabíamos que ia ser um jogo muito físico e muito forte. Para além de não termos sido agressivas e duras a jogar um jogo duro como elas, que têm esse jogo duro, a entrada no jogo foi o aspecto fundamental para termos estado sempre atrás do prejuízo", explicou.
Apesar do resultado, Emília Ferreira deixou uma mensagem de confiança no trabalho que está a ser desenvolvido e no percurso que ainda falta cumprir até ao final da temporada. "Ainda falta muito. Começámos recentemente a segunda volta e ainda há muito jogo. Isto é um processo. É a nossa primeira vez na Liga em muitos anos, ao fim de dez anos, se não me engano, e temos muito que trabalhar, mas vamos fazê-lo", garantiu.
Já focada no regresso à Liga, a capitã das Leoas reforçou ainda a ambição do grupo para as próximas jornadas. "Ainda temos muita época pela frente e vamos, de certeza, ter melhores jogos", concluiu.