Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Liga Portugal

Vitória folgada em Paços de Ferreira

Por Sporting CP
10 Fev, 2026

Equipa B com novo triunfo no segundo escalão

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta terça-feira, na deslocação ao terreno do FC Paços de Ferreira por 0-3 em partida a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal 2.

O resultado foi construído ainda no primeiro tempo e os Leões alcançaram o segundo triunfo consecutivo, alcançando o segundo lugar da classificação com 35 pontos, os mesmos do Académico de Viseu FC.

Num relvado muito complicado na Capital do Móvel, as primeiras tentativas pertenceram ao FC Paços de Ferreira. Logo no primeiro minuto, Francisco Ramos obrigou Diego Callai a trabalhar, tendo Miguel Mota e Ronaldo Lumungo, ainda no quarto de hora inicial, atirado para fora.

No entanto, o Sporting CP conseguiu responder com... um golo. Flávio Gonçalves descobriu David Moreira na área e este rematou forte para defesa de Rafa Oliveira, mas Rafael Nel estava no sítio certo à hora certa para conseguir a recarga para o fundo das redes. Foi o sétimo golo do ponta-de-lança na Liga Portugal 2.

A inauguração do marcador motivou o emblema de Alvalade, que melhorou bastante e começou a dominar o desafio. Aos 21', Paulo Cardoso atirou para boa defesa de Rafa Oliveira e, aos 24', chegou o 2-0: Flávio Gonçalves conduziu a bola e rematou de forma colocada para o fundo das redes. Décimo golo na época (sexto no campeonato) para o jovem de 18 anos.

Seguiram-se ocasiões de Rafael Nel (nova excelente intervenção de Rafa Oliveira) e Rodrigo Dias (tiro de fora da área a não passar longe) e o FC Paços de Ferreira reagiu aos 37', minuto em que Nuno Cunha não falhou o alvo por muito pouco.

Com vontade de reduzir ainda na primeira parte, os castores voltaram a chegar bem perto da baliza de Diego Callai. Ronaldo Lumungo atirou contra as malhas laterais e, aos 43', a melhor ocasião dos visitados: forte remate de João Pinto a acertar na trave.

No entanto, já na compensação, Rafael Nel sofreu falta na área e o árbitro Fábio Melo assinalou pontapé de penálti. Chamado a converter, Rodrigo Dias não falhou e estreou-se a marcar pela equipa B verde e branca. Ao intervalo, 0-3 para o Sporting CP.

Naturalmente, o segundo tempo foi diferente. Mais confortável e tranquilo, o conjunto de João Gião entregou a iniciativa ao FC Paços de Ferreira, que tentou tudo na procura de voltar a entrar na discussão da partida. Começou logo aos 48', por Ronaldo Lumungo, ao lado, e logo a seguir João Pinto voltou a atirar à barra.

Como resposta, Salvador Blopa e Eduardo Felicíssimo substituíram Rodrigo Dias e Rayan Lucas. Pouco depois, condicionado, João Muniz deu lugar a Lucas Taibo.

Aos 69', Flávio Gonçalves assistiu Rafael Nel, que procurou rematar de primeira, mas sem sucesso. Do outro lado, João Victor cabeceou para fora e, a pouco mais de 15 minutos dos 90, Manuel Mendonça e Rômulo Jr. ocuparam as posições de Flávio Gonçalves e Bruno Ramos.

O FC Paços de Ferreira continuou a pressionar e só não facturou aos 76' porque Samuel Justo fez de guarda-redes. Na resposta, Rafa Oliveira negou o bis a Rafael Nel com uma defesa para canto.

Até ao final, destaque para um grande momento de Diego Callai, que negou o golo a Diego Fernandes e João Victor com duas intervenções consecutivas. Vladimir Silva e Ronaldo Lumungo ainda tentaram o golo de honra dos nortenhos, mas o 0-3 prevaleceu e os três pontos seguiram no autocarro Sportinguista.

Os Leões vão, agora, receber o Portimonense SC.

Sporting CP: Diego Callai [GR], Rodrigo Dias (Salvador Blopa, 58'), João Muniz (Lucas Taibo, 62'), Bruno Ramos (Rômulo Jr., 74'), David Moreira [C], Rayan Lucas (Eduardo Felicíssimo, 58'), Samuel Justo, Mauro Couto, Flávio Gonçalves (Manuel Mendonça, 74'), Paulo Cardoso e Rafael Nel.