Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

João Gião: "Queremos dar continuidade à boa sequência"

Por Sporting CP
14 Fev, 2026

Leões da equipa B recebem o Portimonense SC este domingo (11h00)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe este domingo, às 11h00, o Portimonense SC, em encontro da 22.ª jornada da Liga Portugal 2. No Estádio Aurélio Pereira, os Leões procuram dar continuidade a um momento encorajador, depois de duas vitórias consecutivas sem golos sofridos, a última delas no terreno do FC Paços de Ferreira (0-3).

Na antevisão ao encontro com os algarvios, o treinador João Gião começou por destacar a maturidade revelada pela equipa nessa deslocação exigente, marcada pelas difíceis condições do relvado. 

"O jogo correspondeu àquilo que tínhamos antecipado. Era um terreno realmente muito difícil, devido às condições climatéricas, mas a equipa soube adaptar-se, soube vestir o fato de macaco e demonstrou carácter. Os jogadores perceberam que não dá para jogar sempre da mesma forma", sublinhou, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

O técnico verde e branco explicou que, na Mata Real, foi necessário alterar comportamentos, tornar o jogo mais directo e intensificar a agressividade nos duelos - necessidades que os seus pupilos identificaram e colmataram na perfeição. 

"Souberam estar à altura. Foi um bom jogo da nossa parte e uma boa vitória. Era importante também manter a baliza a zero, porque tínhamos sido uma das melhores defesas do campeonato até àquela fase menos positiva, antes destes dois jogos. Trazemos elementos muito positivos de Paços de Ferreira", frisou o técnico, que revelou ainda contar com regressos importantes para a gestão do plantel.

"Temos recuperado fisicamente alguns jogadores, como o Salvador Blopa e o Mateo Tanlongo, que está já há algumas semanas integrado connosco, depois de um período grande de paragem. É importante para nós ter todos disponíveis e, para ele, é importante continuar o seu desenvolvimento no espaço da equipa B. Estou muito satisfeito", referiu.

Este fim-de-semana, e de regresso a Alcochete, os Leões têm mais um jogo exigente, já que do outro lado estará um Portimonense SC que tem somado resultados expressivos fora de portas: a formação algarvia venceu três dos últimos quatro jogos como visitante e empatou o outro, cenário que reforça o grau de dificuldade do desafio. 

"É uma equipa extremamente competente fora de casa, muito competitiva e organizada, com uma média de idades baixa e jogadores fisicamente muito aptos. Espera-nos mais um jogo competitivo de Segunda Liga, perante uma boa equipa, mas na nossa casa queremos dar continuidade à boa sequência", garantiu o treinador.

A jogar perante os Sócios e adeptos, os Leões contam novamente com o apoio vindo das bancadas e João Gião deixou o repto. 

"O tempo não tem estado convidativo, mas a meteorologia antevê um fim-de-semana com outras condições. Portanto, que venham, que nos apoiem, porque tem sido muito importante sentirmos esse apoio em casa. No último jogo com a UD Oliveirense, por exemplo, a entrada do Nuno Santos foi um momento que marcou toda a gente e que foi importante porque também se sentiu de fora. Por isso, deixar-lhes esse repto para que compareçam e nos ajudem", apelou o técnico.

Também o jovem médio Paulo Cardoso, a cumprir a primeira temporada de Leão ao peito, mostrou confiança no grupo e satisfação pelo percurso que tem vindo a realizar. "Estou muito feliz por estar aqui. A malta recebeu-me bem, há um grande ambiente e o objectivo é continuar a crescer a cada semana, dar o meu máximo no treino e ajudar a equipa", revelou o avançado, de 19 anos. 

O cabo-verdiano reconheceu "algumas dificuldades" no jogo em Paços de Ferreira, porque "o campo estava em más condições", mas diz que o mais importante foi a capacidade de adaptação da equipa, que conseguiu "trazer os três pontos para casa". 

Por isso, e frente ao Portimonense SC, importa dar continuidade a essa sequência positiva. 

"É continuar a trabalhar no terreno e entrar para o jogo à procura de conquistar mais três pontos. É o mais importante, dar o nosso máximo e ganhar este jogo", frisou.