Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Sei que vamos ser campeões"

Por Jornal Sporting
01 Fev, 2016

Últimas palavras de Montero enquanto atleta do Sporting, antes de rumar ao Tianjin Teda, da China

No porto de Alvalade houve chegadas e partidas. Hernán Barcos ingressou no Sporting CP, vindo do Tianjin Teda, clube chinês que passará a contar com o ex-‘leão’ Montero para colmatar a ausência do experiente avançado argentino. O colombiano abandonou a capital portuguesa rumo à China, onde irá representar o 13.º classificado da última edição do campeonato local. Aos cofres ‘verde e brancos’ chegaram cinco milhões de euros pela transferência definitiva de Montero, ficando a Sporting SAD com 20% dos direitos económicos do atleta.

Ainda em Lisboa, ‘El avioncito’ deixou uma mensagem de força aos seus antigos companheiros, mostrando-se confiante na conquista do Campeonato Nacional, antes de perspectivar o seu futuro em terras asiáticas. "Deixo o Sporting em primeiro lugar e sei que nada vai mudar independentemente dos jogadores que saiam ou entrem. Se quiserem ser campeões, sei que vamos conseguir e saio orgulhoso por ter cumprido com 50% da meta traçada. Desejo muita sorte a todos os meus colegas, equipa técnica e adeptos”, afirmou, acrescentando: “Vou chegar e adaptar-me à equipa. Estou muito entusiasmado por conhecer uma nova cultura, estar num novo país, poder ser uma peça fundamental de um novo conjunto e, uma vez mais, entregar-me e meter em campo todo o meu talento, todo o dom de jogar futebol. Com humildade e trabalho, vão chegar coisas boas como aconteceu ao longo da minha carreira”.

Em Alvalade desde 2013, Montero admite que vai sentir saudades do País e do Clube, recordando o que mudou em dois anos e meio de Sporting CP. “Saudades? De Portugal, o clima. A possibilidade de estar perto da praia e ter um tempo tão bom como o português, que no Verão é óptimo. E do Sporting, sempre. Alvalade… quando se marca um golo, todos gritam o teu nome. É uma grande sensação e, no futuro, com esta nova equipa, espero fazer as mesmas coisas, os mesmos golos e continuar a melhorar na minha carreira”, confessou, continuando: “Quando cheguei, há dois anos e meio, este era um Clube totalmente diferente em termos desportivos. Era uma altura difícil pelos resultados recentes e penso que muita gente tinha perdido o respeito pelo Sporting CP. Hoje, todos têm muito mais cuidado quando jogam contra nós. A equipa está, a pouco e pouco, a recuperar o estatuto que tinha e fico feliz por ter contribuído com uma pequena parte para essa mudança”.

Em três épocas, o colombiano trabalho com igual número de técnicos, deixando rasgados elogios ao último, Jorge Jesus. “Foi uma experiência muito boa, com três treinadores portugueses, cada um com a sua ideologia. O ‘mister’ Jesus é muito exigente, pede sempre o máximo a cada jogador e tira o melhor rendimento de todos. É um grande estratega, sabe sempre quem colocar em campo em cada jogo dependendo das características que precisa que os jogadores tenham em campo”, explica Montero, que recordou a sua estreia de ‘leão’ ao peito, assim como a despedida de Alvalade: “Não esqueço que entrei no Sporting CP com três golos num jogo. Mas também não esqueço que no último jogo marquei um golo que contribuiu para três pontos importantes para o primeiro lugar. Foram os meus golos mais importantes”.

Em jeito de despedida, Montero recordou a conquista da Taça de Portugal, na época passada, deixando uma mensagem de carinho aos Sportinguistas, agradecendo-lhes todo o apoio demonstrado ao longo da sua estadia em Alvalade. “A final do Jamor foi o meu primeiro título na Europa. Foi uma sensação única com todos os adeptos do Sporting CP a festejar. Estávamos muito felizes e vai marcar-me para toda a vida”, contou, concluindo: “Senti sempre um grande carinho durante dois anos e meio. Senti que não fui o melhor jogador do Clube, mas era um dos favoritos da massa adepta. Agradeço-lhes por todo o carinho, todo o amor e seguramente isso deveu-se aos golos e à entrega que sempre deixei em campo. Nos momentos menos bons sempre senti o apoio de todos os adeptos”.