Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP dominou convocatórias sub-20 e sub-21 na última década

Por Jornal Sporting
05 Fev, 2016

Nas Selecções Nacionais de transição júnior-sénior houve quase 10% de jogadores verde-e-brancos

Um estudo de investigação de Alexandre Silva, treinador-adjunto da Selecção Nacional de sub-21, comprova que na última década o Sporting foi o clube mais representado nas Selecções Nacionais sub-20 e sub-21 com um total de 9,8% de jogadores. Benfica e Porto, os dois clubes que mais se aproximaram da percentagem leonina, significaram respectivamente 7,2% e 7,1% dos eleitos.

Estes dados valorizam não só os jogadores e a formação verde-e-branca como o processo de transição júnior-sénior, que a própria FPF refere como "um momento decisivo" na carreira dos jovens jogadores. O surgimento das equipas B e a sua boa gestão foi também um aspecto facilitador no que toca ao processo de transição do futebol de formação para o escalão sénior, e que por certo contribuiu para estes dados positivos.

Recorde-se que, numa outra fase do estudo em que haviam sido analisadas as convocatórias para as Selecções dos sub-15 até aos sub-19, o Sporting também se destacou como o clube que mais jogadores teve convocados, com 22,3% do total. Também aí, foram os dois rivais os que estiveram mais perto de alcançar o número de jogadores colocados nas Selecções. Os dados consolidam a posição dos ''leões'' como a maior fonte de jogadores para as Selecções Nacionais.