Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"Continuo a querer que as minhas equipas joguem bem"

Por Jornal Sporting
01 Jul, 2018

José Peseiro é o novo treinador do Sporting CP e tem contrato válido por uma época, com outra de opção

José Peseiro é o novo treinador do Sporting CP. O anúncio foi feito esta tarde por Sousa Cintra, Presidente da Sporting Clube de Portugal - Futebol SAD, em conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, sendo que o contrato é válido por uma temporada, com outra de opção.

O técnico português de 58 anos, que regressa aos leões 13 anos depois, havia estado ao serviço do Clube durante uma época e quatro meses, entre 2004 e 2006, e garantiu que chega com a mesma motivação, ambição e responsabilidade dessa altura. 
 
"Entrei nesta sala, há 13 anos, com muita ilusão, muita motivação e muita responsabilidade para defender as cores deste Clube. Embora mais jovem, declarei que, perante recursos manifestamente inferiores aos concorrentes directos, queríamos ganhar a Liga e chegar à final da Liga Europa. Foi por pouco que não conseguimos", começou por dizer.
 
"13 anos depois, chego com a mesma ilusão, a mesma motivação e a mesma responsabilidade. Com mais experiência, claro, até porque os anos permitiram-me reflectir. Neste momento, o mais importante é criar um clima de serenidade, estabilidade e confiança", sublinhou.
 
Plantel e estilo de jogo
 
Questionado sobre os jogadores que compõem o plantel, José Peseiro explicou que ainda não está em condições de dar respostas efectivas, mas garantiu que, em termos de estilo de jogo, continua a apostar num futebol apoiado e de ataque. 
 

"É muito cedo para dar uma resposta objectiva sobre a equipa de futebol profissional. Algo que é incontornável é a ligação e a promoção da formação do Sporting CP, repleta de grandes talentos. Também estamos à espera que haja a possibilidade de retorno de alguns jogadores que rescindiram", adiantou. 

 
"Continuo a querer que as minhas equipas joguem bem, ligando isso a resultados. Não mudei no que toca ao futebol apoiado e de ataque. Vamos aprimorando algumas questões, pois sabemos reconhecer que, muitas vezes, o excesso de futebol ofensivo, apesar de ser belo para quem assiste, cria alguns desequilíbrios. Não somos cegos. Além disso, o modelo de jogo não é a única preocupação. Há que ter atenção à dimensão comportamental, ao factor de liderança e à relação com o exterior e o interior. A partir daí, o upgrade surge de forma natural", afirmou, revelando que irá, entretanto, apresentar a sua equipa técnica.
 
"Estar no Sporting CP é um desafio para qualquer treinador do Mundo"
 
Em relação à aceitação da proposta, o míster relembrou que está habituado a contextos difíceis e vincou que, dado o Clube em causa, em qualquer momento seria desafiante treinar o Sporting CP. 
 
"As dúvidas não vão perturbar o meu trabalho. Não há nenhum ajuste de contas com o passado. Tenho encontrado contextos difíceis e alguns amigos perguntam-me por que é que os aceito. Não tenho medo. Essa é a principal razão. Mas estar no Sporting CP é um desafio para qualquer treinador do Mundo", terminou. 

De referir, também, que Sousa Cintra assumiu a total responsabilidade da escolha e apontou os seus motivos. 

"José Peseiro conhece os cantos à casa. Devido à situação em que o Clube se encontra, defini que seria importante escolher um treinador português, conhecedor do nosso futebol e com experiência. É difícil agradar a todos mas, se as coisas correrem mal, eu assumo", salientou.