Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Uma música sem pontaria

Por Jornal Sporting
05 Ago, 2018

Excesso de oportunidades desperdiçadas pelo Sporting CP permitiu ao Empoli vencer o Troféu Cinco Violinos nas grandes penalidades (5-4)

Na gíria popular - que tantas vezes se cruza com a futebolística -, costuma dizer-se que quando uma música é boa 'fica no ouvido'. Para falarmos da primeira vez que o Sporting CP deixou escapar o Troféu Cinco Violinos (já com sete edições), nada melhor do que lhe explicarmos o que faltou à música dos orientados de José Peseiro contra os regressados à série A, os italianos do Empoli. Acima de tudo, entre outras notas soltas, pontaria, falha que os leões levaram para as grandes penalidades, acabando por perder por 5-4, depois de o jogo ter chegado ao fim dos 90 minutos empatado a uma bola. 

Nani e Bruno Fernandes foram tentando catapultar a melodia para um patamar agradável no que ao ataque disse respeito, já que o técnico verde e branco optou por utilizar Misic e Battaglia no meio-campo, libertando os criativos. Arrancaram aplausos, criaram problemas ao adversário, mas as oportunidades revelaram-se, insistentemente, ligeiramente (ou mais do que isso)... ao lado. Nesse lote, entrou uma 'grande penalidade' falhada por Bas Dost. Ok, não foi, efectivamente, um penálti, embora, para o avançado holandês, falhar de cabeça no interior da pequena área após um cruzamento milimétrico de Ristovski (39') seja sinónimo de tal. Como que irritado com tanto desperdício, Bruno Fernandes, entretanto, descaído no corredor esquerdo, atirou de biqueira, tendo visto a sua tentativa ser 'defendida' pelo poste. 
 
 
 
 
 
Quanto às repetições, próprias de quem tem um 'estilo musical', o apontamento negativo foi para o uso/abuso dos cruzamentos sem nexo. Que o diga Jefferson. A falta de efeito não motivou o corte de relações com esse recurso. Por outro lado, há que elogiar as inúmeras recuperações de bola de Rodrigo Battaglia, incansável sempre que teve de vestir o 'fato-de-macaco'. 
 
Aos 51', Misic colocou o esférico 'na gaveta', num remate de belo efeito e de meia distância. No entanto, La Gumina igualou o encontro aos 69, forçando a decisão do jogo para a marca do castigo máximo. Nesse particular, o Empoli foi superior, vencendo por 5-4 (falharam Matheus Pereira e Jefferson). Por mais que parte da música apresentada pelo Sporting CP tenha ficado no ouvido, faltou pontaria na hora de levantar a plateia. 
 
 
 
 
XI inicial Sporting CP: Viviano; Ristovski (Bruno Gaspar, 68'); Sebastián Coates (André Pinto, 84'); Mathieu; Jefferson; Battaglia; Misic (Wendel, 67'); Nani (Raphinha, 67'); Bruno Fernandes (Carlos Mané, 85'); Acuña (Matheus Pereira, 67') e Bas Dost (Montero, 84').