Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

"Vai ser um jogo muito competitivo"

Por Sporting CP
22 Jan, 2021

Rúben Amorim na antevisão à final da Taça da Liga

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal defronta este sábado, em Leiria, o SC Braga na final da Taça da Liga e Rúben Amorim esteve, esta sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro. O treinador Leonino começou por dizer o que espera do desafio tendo em conta que os dois emblemas até se defrontaram recentemente.

"São duas equipas que já se conhecem melhor porque já se defrontaram. Talvez haja alguma diferença nos centrais do SC Braga, mas as ideias das equipas não têm mudado consoante os jogadores. Os treinadores têm mudado e as equipas continuam fortes. Vai ser um jogo muito competitivo, como foi o de Alvalade. Um golo no início pode transformar o jogo completamente. Podemos retirar informação do último, mas não mais do que isso. Poderá ter uma história completamente diferente", contou aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.

Depois de falar da situação dos testes falsos positivos de Andraž Šporar e de Nuno Mendes ("os factos comprovam que estávamos certos e isso é o mais importante para nós. Até pelo nosso médico e pela nossa estrutura"), Rúben Amorim comentou também os vários golos que o Sporting CP tem marcado nos últimos minutos, como aconteceu contra o FC Porto.

"O mérito tem de ser dado aos jogadores. Eles acreditam até ao último momento porque há jogo até ao árbitro apitar. Temos sempre o objectivo de vencer. Não é trabalhado pela equipa técnica, porque por nós despachávamos logo o assunto. Mérito aos jogadores e ao staff, que ajuda a equipa a acreditar até ao fim", afirmou.

Tendo estado também na final da Taça da Liga em 2019/2020, competição que ganhou enquanto técnico do SC Braga, Rúben Amorim frisou que "é muito importante" voltar a chegar a esta fase da competição. Contudo, a situação que vive actualmente é bastante distinta. "Agora estou no Sporting CP e a pressão é completamente diferente. Tenho um grupo muito jovem e inexperiente nestas andanças. (...) A experiência, nesta final, não está do lado do Clube grande e isso não é muito normal. A nossa equipa é muito jovem e tem muita ambição para ganhar este jogo. Estou mais preocupado com os meus jogadores do que comigo. Quero mais que eles ganhem do que eu. Eles precisam porque dão tudo até ao último minuto. Se no ano passado estava preocupado comigo pelo início da carreira, agora estou mais preocupado com os meus jogadores", explicou, regressando a uma previsão do que vai acontecer dentro das quatro linhas do relvado do Estádio Municipal de Leiria.

"Depende do início do jogo, de como as equipas se encontrarem, de quem marcar primeiro... As incidências do jogo podem mudar tudo. Tivemos um jogo em Alvalade em que o encaixe foi muito claro na forma de jogar. Foi muito equilibrado em todos os aspectos e acabou por sorrir à nossa equipa. Esta partida pode ser diferente e o nosso foco foi perceber como é que podíamos jogar melhor contra o SC Braga", reforçou.

Para finalizar, Rúben Amorim respondeu a uma pergunta sobre Jovane Cabral e os eventuais "jogadores de segunda parte", ou seja, futebolistas que rendem mais quando entram do banco de suplentes do que quando integram o onze inicial. "Penso que não há jogadores de segunda parte. Penso é que devemos ter sempre jogadores no banco que possam mudar o jogo. Um dia é o Jovane, outro pode ser outro qualquer. (...) Todos os jogadores querem ser titulares. Quando assim é, tenham dez ou 20 minutos, têm muita ambição e dão o máximo. É uma grande força da nossa equipa", assegurou o técnico.

Também Tiago Tomás marcou presença no Auditório Artur Agostinho e garantiu uma equipa com muita vontade. "Estamos motivados, como sempre para qualquer jogo. Numa final, ainda mais. Estamos confiantes. Sabemos a qualidade que temos e o trabalho que vamos fazer amanhã", começou por dizer aos jornalistas, acrescentando que este duelo "tem a importância de representarmos o Sporting CP e de estarmos a disputar uma final". "Como em todos os jogos, vamos para ganhar", prometeu.

Questionado sobre se o desempate por pontapés de penálti foi um aspecto treinado pela equipa, Tiago Tomás admitiu que sim, mas referiu ainda que o objectivo é que não seja necessário chegar a esse ponto. "Foi treinado porque pode acontecer e vamos ter de estar preparados para tudo o que o jogo nos pediu. Mas queremos ganhar nos 90 minutos", destacou.

Sobre o momento que atravessa na carreira, o avançado não escondeu que vive "um sonho". "Quando entrei no Sporting CP, há sete anos, isto era tudo um sonho. Agora é uma realidade e não há tempo para deslumbramentos. Tenho de continuar a trabalhar como tenho feito, estar focado e dar o meu máximo como sempre", considerou.

Por fim, o jogador de 18 anos comentou a competitividade na frente de ataque e contou o desejo de facturar na Taça da Liga depois de já o ter feito na Liga NOS, Taça de Portugal e Liga Europa. "Todos damos o nosso máximo para mostrar que podemos ser opções para o jogo. O Jovane [Cabral] entrou [contra o FC Porto], fez dois golos e estamos muito felizes por ele. É uma competitividade positiva. (...) Espero que possa marcar um golo amanhã para poder marcar em todas as competições", disse.