Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Invencíveis rumo à Europa

Por Sporting CP
22 Jan, 2021

Basquetebol derrotou CAB Madeira por 104-69

Em jogo a contar para a 16.ª jornada da fase regular da Liga Placard, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, nesta sexta-feira, o CAB Madeira por 104-69 no último jogo em solo nacional antes da estreia Leonina na FIBA Europe Cup.

Com Travante Williams, João Fernandes, Diogo Ventura, James Ellisor e John Fields no cinco inicial dos Leões, a primeira posse foi para o CAB Madeira, que inaugurou o marcador com um lance livre de Diogo Gameiro. Na resposta, Travante abriu o livro e assistiu João Fernandes para o afundanço.

Nos instantes iniciais, a formação insular conseguiu contrariar a defesa agressiva do Sporting CP e no ataque mostrava sucesso no jogo exterior, mantendo algum equilíbrio no marcador. Daí em diante, o CAB Madeira mostrou-se mais perdulário nos lançamentos longos e, do outro lado, John Fields (oito pontos e cinco ressaltos no fim do período) começou a impor a sua lei debaixo da tabela.

Na fase final do primeiro período, o conjunto verde e branco acertou a sua pressão a toda a quadra e disparou no marcador. Um triplo de João Fernandes e um roubo no meio-campo adversário colocaram os Leões na frente por 26-16. Paul Jorgensen, dos visitantes, fecharia os primeiros dez minutos com um triplo que fixaria o marcador em 31-21.

No segundo quarto, Cláudio Fonseca e Cândido Sá entraram logo no início para os lugares de Fields e João Fernandes e, pouco depois, Pedro Catarino rendeu Travante. As duas equipas começaram pouco eficazes nos lançamentos até que Cláudio Fonseca abriu as hostilidades para os Leões. O Sporting CP mantinha os índices defensivos, mas decorrida metade do segundo período o marcador ainda registava 38-23.

Com as entradas de Micah Downs, em estreia, e Shakir Smith, Luís Magalhães colocou um cinco completamente renovado. Com o aproveitamento dos lances livres e a aposta no jogo exterior, o CAB Madeira conseguiu reduzir para 44-35, no entanto os Leões fixaram o 50-37 ao intervalo e a partir daí não deram qualquer hipótese. Cândido Sá e Pedro Catarino destacaram-se com cinco pontos cada um.

Para o segundo tempo voltou o cinco inicial. À boleia do lituano Grabauskas e sobretudo Jorgensen (16 pontos no fim do terceiro período), o conjunto insular entrou bem na partida, mas rapidamente o Sporting CP impôs o seu jogo. Com Diogo Ventura a distribuir (nove assistências) e Ellisor (19 pontos) a liderar o ataque, a vantagem aumentou para 68-45. 

Defensivamente, os Leões estavam seguros e no ataque encontravam John Fields com facilidade, que também chegou aos 19 pontos no terceiro quarto. Luís Magalhães aproveitou para promover algumas alterações e o conjunto Leonino fechou a liderar por 30 pontos (81-51), a maior diferença no encontro.

No quarto e último período, Francisco Amiel e Diogo Araújo também somaram minutos, com este último a apresentar-se de imediato com um triplo – o primeiro de dois. O Sporting CP geria a vantagem com tranquilidade e Micah Downs fez o seu primeiro triplo de Leão ao peito para o 92-55. A dois minutos do fim, Cândido Sá foi o responsável por passar a barreira dos 100 pontos na partida, colocando o resultado num claro 101-58 e que acabaria com 104-69.

Com este resultado, a equipa verde e branca mantém a liderança isolada da prova com 16 vitórias em 16 jogos. O Sporting CP volta a jogar na terça-feira, dia 26 de Janeiro, frente ao Ironi Ness Ziona BC (Israel) para a FIBA Europe Cup, naquele que será o primeiro de três jogos do grupo C, que decorrerá numa "bolha" em Wloclawek, na Polónia.

Sporting CP: Travante Williams (11), John Fields (19), Diogo Ventura (4), João Fernandes (10), James Ellisor [C] (19); Francisco Amiel (1), Shakir Smith (2), Cândido Sá (9), Cláudio Fonseca (8), Diogo Araújo (6), Pedro Catarino (8), Micah Downs (5).