Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Sporting CP sai do Bessa com três pontos

Por Sporting CP
26 Jan, 2021

Vitória em casa do Boavista FC (0-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta terça-feira, a casa do Boavista FC para vencer por 0-2 na 15.ª jornada da Liga NOS. Num jogo de sentido único, Nuno Santos abriu o marcador e Pedro Porro fechou as contas para os Leões, que somaram mais três pontos e seguem fortes na liderança da tabela classificativa.

Luís Neto, Matheus Nunes, Nuno Santos e Andraž Šporar foram as novidades no onze inicial em comparação com a equipa que entrou contra o SC Braga na final da Taça da Liga - jogando nos lugares de Gonçalo Inácio, João Palhinha, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás, respectivamente -, e o Sporting CP entrou a controlar as operações desde o apito inicial. O Boavista FC, por outro lado, fechou-se no seu meio-campo defensivo e esteve mais preocupado em não sofrer do que em marcar.

Assim, as oportunidades de golo demoraram a surgir, mas a primeira que apareceu deu logo em golo para os Leões. A meio da primeira parte, Nuno Mendes cruzou na perfeição para Nuno Santos, que, no coração da área, desviou para o fundo das redes. Primeiro anulado por alegado por fora-de-jogo, o 0-1 foi depois validado pelo juiz Fábio Veríssimo depois da intervenção do vídeoárbitro. Foi o sexto golo de Nuno Santos em 2020/2021 - quinto na Liga NOS.

A partir daí, as chances não pararam para o emblema de Alvalade. Logo a seguir ao golo, foi Nuno Mendes a estar perto do 0-2, mas o remate de primeira saiu (pouco) ao lado. Depois, Zouhair Feddal cabeceou para fora na sequência de um pontapé de canto e, aos 33 minutos, foi a vez de Šporar também falhar ao alvo. O Boavista FC teve a melhor ocasião pouco depois, mas não conseguiu aproveitar o erro do Sporting CP e nem sequer se verificou um remate à baliza.

Mais perto do intervalo, e depois de uma bola colocada na área por Pedro Porro, foi Jovane Cabral a rematar com selo de golo, mas o defesa Jackson Porozo fez de guarda-redes e impediu mais um tento. O Sporting CP, contudo, estava mesmo com muita vontade de regressar aos balneários com a vantagem duplicada e isso só não aconteceu aos 43 minutos porque João Mário, depois de um cruzamento de Feddal e de uma assistência de Šporar, atirou para defesa de Léo Jardim. O médio internacional português recebeu na perfeição, tirando o adversário do caminho, mas não conseguiu finalizar com sucesso quando estava muito bem posicionado.

A fonte de oportunidades de golo não secou e, aos 53 minutos, o Sporting CP voltou a estar muito perto de facturar. Numa jogada tremenda iniciada por Matheus Nunes (ganhou espaço de forma perfeita), intermediada por João Mário, que serviu Nuno Santos. O camisola 11 brilhou com uma finta espectacular e cruzou de forma não menos brilhante para Šporar, mas o avançado não acertou no desvio para o 0-2.

Depois de nova ocasião, desta feita com João Mário a rematar por cima, Rúben Amorim tirou Jovane Cabral e colocou em campo Daniel Bragança. O jogo ficou mais preso no meio-campo e com menos bolas perto de cada uma das balizas, o que fez com que o treinador Leonino voltasse a intervir: saíram Šporar e Nuno Santos para as entradas de Tiago Tomás e João Palhinha.

Ora, o Sporting CP fez o 0-2 nos instantes seguintes. Do meio da rua, Pedro Porro rematou e foi o autor de um verdadeiro golaço de levantar qualquer estádio pelo Mundo fora. Mais um grande momento do lateral espanhol, que já havia facturado contra o SC Braga na final da Taça da Liga.

O segundo golo trouxe mais segurança aos visitantes, que saíram do Bessa com apenas um ponto negativo: o cartão amarelo a João Palhinha aos 79 minutos numa decisão absurda de Fábio Veríssimo. Desta forma, o médio Sportinguista falhará a próxima jornada contra o SL Benfica.

Até ao final, destaque para a grande defesa de Adán em resposta ao cabeceamento de Rami, para a ocasião de Palhinha que saiu por cima e para o remate de Bruno Tabata (entrou para o lugar de João Mário aos 88 minutos) para defesa de Léo Jardim.

Com este resultado, o Sporting CP continua líder da Liga NOS com mais quatro pontos do que o segundo classificado FC Porto. Na próxima ronda, os Leões recebem o SL Benfica, que ocupa a terceira posição da tabela, no Estádio José Alvalade.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Luís Neto, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Nuno Mendes, Matheus Nunes, João Mário (Bruno Tabata, 88'), Jovane Cabral (Daniel Bragança, 60'), Nuno Santos (João Palhinha, 76') e Andraž Šporar (Tiago Tomás, 76').