Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Triunfo em Vila do Conde

Por Sporting CP
05 maio, 2021

Sporting CP vence Rio Ave FC por 0-2

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quarta-feira, a casa do Rio Ave FC para vencer por 0-2 na 31.ª jornada da Liga NOS. Com esta vitória, conseguida com golos de Pedro Gonçalves e Paulinho, os Leões garantiram matematicamente o apuramento directo para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada.

A vitória começou a ser construída ainda antes do apito inicial. Nos Arcos, milhares de Sportinguistas esperaram o autocarro verde e branco numa recepção apoteótica a que os jogadores, certamente, não ficaram indiferentes. Foi o tónico perfeito para entrar em campo com a maior motivação possível e com quatro alterações no onze inicial montado por Rúben Amorim: Antonio Adán, Gonçalo Inácio, João Pereira e João Mário entraram para os lugares de Luís Maximiano, Luís Neto, Pedro Porro e Daniel Bragança, respectivamente. Para João Pereira, foi mesmo a estreia a titular em 2020/2021.

O Rio Ave FC entrou com as linhas bem subidas, com uma pressão forte no momento de construção dos visitantes, e até criou a primeira situação de algum alerta quando Ivo Pinto cruzou, a bola desviou em Nuno Mendes e atingiu o poste da baliza do Sporting CP. Antonio Adán, no entanto, tinha a situação controlada. Responderam os Leões aos sete minutos com... um remate ao poste. Pontapé de canto batido por Nuno Mendes e Sebastián Coates, de cabeça, atirou ao ferro.

Pouco depois, uma grande jogada do Sporting CP terminou com João Pereira a cruzar, Pedro Gonçalves a amortecer e Nuno Santos a rematar forte para defesa de Kieszek. No pontapé de canto que se seguiu, Nuno Mendes voltou a cruzar bem e agora foi João Palhinha, de cabeça, a acertar no poste. Num ápice, duas grandes oportunidades para a formação de Rúben Amorim, que demonstrou grande vontade de inaugurar o marcador. Do outro lado do campo, brilhava Sebastián Coates, que assinou mais uma exibição de alto nível. O uruguaio, capitão do Sporting CP, parecia mesmo estar em todo o lado para fazer os cortes necessários.

Perto da meia hora de jogo, nova ocasião para o Sporting CP, agora com Pedro Gonçalves a rematar para defesa de Kieszek. Poucos instantes depois, pediu-se pontapé de penálti na área do Rio Ave FC por mão na bola de Ivo Pinto. Depois do recurso ao VAR, o árbitro Fábio Veríssimo assinalou mesmo o castigo máximo a favorecer o emblema de Alvalade. Chamado a converter, Pedro Gonçalves não falhou e fez o 18.º golo na Liga NOS, voltando à liderança da tabela de melhores marcadores da prova.

Justamente, o Sporting CP colocou-se em vantagem, mas a toada do desafio não sofreu grandes alterações. De livre directo, Nuno Mendes atirou por cima aos 40 minutos e, na resposta, Júnior Brandão atirou para defesa fácil de Antonio Adán. Houve ainda tempo para Paulinho ficar perto de facturar, mas Kieszek emendou o erro que havia cometido antes, e para um remate forte de João Mário para fora. Ao intervalo, 0-1 para a equipa Leonina.

Depois do descanso, o Rio Ave FC entrou com a intensidade bem alta na procura do empate. Não conseguiu grandes oportunidades de golo, destacando-se um cabeceamento de Júnior Brandão para fora, mas Rúben Amorim mexeu na equipa. Aos 54 minutos, Matheus Nunes entrou para o lugar de Nuno Santos e passou a jogar à direita no ataque, passando Pedro Gonçalves para a esquerda. Matheus Nunes, logo na primeira intervenção, criou perigo ao cabecear para fora depois de um cruzamento de João Mário.

Seguiu-se um belo pormenor de Paulinho, que se isolou na esquerda e tentou servir Matheus Nunes à boca da baliza, mas Kieszek estava lá para impedir. Em grande evidência continuava João Palhinha; o médio realizou uma grande partida, principalmente na tarefa de travar as transições do Rio Ave FC.

A tranquilidade chegou aos 63 minutos, quando o Sporting CP fez o 0-2. Um mau alívio da defesa caseira fez com que a bola fosse ter com Paulinho, que recebeu com o peito e, em volley, atirou de fora da área para o fundo das redes. Kieszek não tentou a defesa - nem valia a pena tentar - e o avançado Leonino apontou um verdadeiro golaço que dobrou a vantagem Sportinguista.

Foi sempre o Sporting CP a estar, até ao fim do jogo, mais perto de voltar a marcar e podia tê-lo feito aos 66 minutos, quando Pedro Gonçalves rematou com perigo. a 15 minutos do fim, Jovane Cabral entrou para o lugar de João Mário e, já nos dez minutos finais, Luís Neto e Daniel Bragança substituíram, respectivamente, João Pereira e Pedro Gonçalves.

Num contra-ataque, Jovane Cabral rematou para defesa de Kieszek e, na recarga, João Palhinha falhou o alvo. Até ao final, o Sporting CP controlou a vantagem e garantiu a conquista dos três pontos em Vila do Conde. Com, pelo menos, o segundo lugar da Liga NOS assegurado, o líder da tabela classificativa recebe o Boavista FC no Estádio José Alvalade na próxima jornada.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, João Pereira (Luís Neto, 83'), João Palhinha, João Mário (Jovane Cabral, 76'), Nuno Mendes, Pedro Gonçalves (Daniel Bragança, 83'), Nuno Santos (Matheus Nunes, 54') e Paulinho.