Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Clássico termina empatado

Por Sporting CP
11 Set, 2021

Sporting CP divide pontos com o FC Porto (1-1)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, este sábado, 1-1 na recepção ao FC Porto para a quinta jornada da Liga. Nuno Santos, ainda na primeira parte, marcou o golo dos Leões no Clássico.

Com várias indisponibilidades para este duelo, Rúben Amorim mexeu bastante no onze inicial. Assim, Luís Neto, Pedro Porro, Rúben Vinagre e Nuno Santos foram as novidades, entrando para os lugares de Ricardo Esgaio (no banco), Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves (lesionados) e de Nuno Mendes (que saiu para Paris Saint-Germain). Convocados foram também Geny Catamo, Tiago Ferreira e Gonçalo Esteves, dando ainda mais juventude à equipa.

Ainda antes do apito inicial, destaque para o minuto de silêncio em homenagem a Jorge Sampaio, João Aranha e Jorge Sousa e para a homenagem à equipa feminina do emblema Leonino, que subiu ao relvado para exibir a Supertaça conquistada no passado mês de Agosto contra o SL Benfica.

Com um grande ambiente no Estádio José Alvalade, Sporting CP e FC Porto protagonizaram, desde o primeiro minuto, um jogo 'quentinho'. Prova disso foi o número de cartões amarelos exibidos pelo árbitro Nuno Almeida logo no quarto de hora inicial: quatro, dois para cada lado.

Os Campeões Nacionais, com mais bola e com uma pressão muito alta sobre a defesa nortenha, começaram a assumir o controlo do desafio e inauguraram mesmo o marcador aos 18 minutos. Matheus Nunes descobriu Pedro Porro na direita e este, com um cruzamento milimétrico, assistiu Nuno Santos. O camisola 11, com um desvio subtil, fez o 1-0 para uma grande explosão de alegria em Alvalade.

Na resposta, o FC Porto conseguiu a única oportunidade com algum perigo na primeira parte, com Corona a cabecear ao lado. Na área contrária, continuava muito bem o conjunto visitado e Sebastián Coates, aos 26 minutos, atirou, de cabeça, para fora.

Nuno Santos teve nos pés, por duas vezes, boas chances para 'bisar', mas encontrou, em ambas, um Diogo Costa inspirado a negar o 2-0 aos Leões. Ao intervalo, a vantagem era verde e branca e de um golo.

O Sporting CP continuou melhor no início do segundo tempo e voltou a causar perigo quando Pedro Porro - autor de uma magnífica exibição -, de livre directo, atirou às malhas laterais da baliza portista. A cerca de meia-hora do fim, Rúben Amorim fez a primeira mexida, tirando Jovane Cabral para colocar o estreante Pablo Sarabia para grande ovação dos Sportinguistas. Pouco depois foi a vez de Zouhair Feddal e Rúben Vinagre darem lugar a Matheus Reis e Ricardo Esgaio, respectivamente.

No entanto, o FC Porto conseguiu chegar ao empate aos 71 minutos, por intermédio de Luis Díaz, no primeiro remate perigoso à baliza de Antonio Adán.

A reacção não tardou e o Sporting CP, logo a seguir, esteve muito perto de voltar a estar na frente do marcar, mas Diogo Costa defendeu o bom cabeceamento de Paulinho. Já nos minutos finais, e depois da entrada de Bruno Tabata para o lugar de Pedro Porro, o FC Porto ficou reduzido a dez jogadores quando Toni Martínez viu dois cartões amarelos em poucos minutos.

Com mais um em campo, o Sporting CP procurou, motivado, voltar a marcar, mas o 1-1 prevaleceu até ao fim e o Clássico terminou empatado.

Os Leões voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia em que recebem o AFC Ajax para a primeira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal (Matheus Reis, 69'), Pedro Porro (Bruno Tabata, 82'), João Palhinha, Matheus Nunes, Rúben Vinagre (Ricardo Esgaio, 69'), Jovane Cabral (Pablo Sarabia, 61'), Nuno Santos e Paulinho.