Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Triunfo leva Sporting CP à liderança

Por Sporting CP
30 Out, 2021

Leões vencem Vitória SC por 1-0 e ascendem ao topo da tabela

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal derrotou este sábado o Vitória SC por 1-0, no Estádio José Alvalade, em jogo referente à décima jornada da Liga Portugal. 
 
No terceiro duelo consecutivo em casa, os Leões sabiam que podiam ascender à liderança, partilhada com o FC Porto, caso vencessem este encontro, plano que não se afigurava nada fácil dado que os vimaranenses ainda não tinham perdido fora esta temporada e vinham de uma série de três vitórias e um empate, frente ao SL Benfica, nas últimas quatro partidas.
 
Rúben Amorim promoveu sete alterações em relação ao embate diante do FC Famalicão, mantendo apenas Gonçalo Inácio, Feddal, Matheus Nunes e Sarabia no onze inicial, peças que entraram em campo concentradas em pintar de verde e branco uma noite cinzenta e chuvosa.
 
O equilíbrio foi a palavra de ordem nos momentos iniciais da partida, com a turma da casa a beneficiar dos dois primeiros lances de perigo, saídos dos pés de Pedro Gonçalves e Pedro Porro. O Vitória SC também demonstrou cedo ao que vinha, apostando de forma clara no jogo apoiado, e respondeu de pronto com um remate que obrigou Adán a uma enorme defesa.
 
A partir dos 15 minutos, o Sporting CP estabeleceu-se no meio-campo contrário e passou a controlar as operações. Já depois de uma primeira tentativa protagonizada por Pedro Gonçalves, que viu o golo ser-lhe invalidado por fora-de-jogo, aos 31 minutos Coates fez o 1-0 de cabeça após um desvio de Paulinho, ao primeiro poste, na sequência de um canto. 
 
A recta final da primeira metade voltou a revelar um Vitória SC mais atrevido, mas o melhor que conseguiu foram dois remates fora do alvo. Quem voltou a ficar muito perto de mexer novamente no marcador foi o Sporting CP, através de Sarabia, que viu o 2-0 ser mais uma vez anulado por posição irregular.  
 

No regresso dos balneários, a formação orientada por Rúben Amorim voltou a assumir as rédeas e andou sempre mais próxima da baliza de Bruno Varela, com Matheus Nunes, isolado na área, a ter tudo para marcar logo no instantes iniciais, mas rematou ao lado e o perigo passou.
 
A partir da hora de jogo, o Vitória SC passou a actuar numa posição mais avançada do terreno, na procura do empate e quase retirou dividendos disso mesmo, quando Adán viu uma bola quase tirar tinta à sua barra. Pouco depois, o recém-entrado Ricardo Quaresma beneficiou de um livre em zona frontal. Apesar de ter atirado ao lado, ficou mais um sério aviso dos visitantes. 
 
O Sporting CP respondeu então com a entrada de Ugarte para o lugar de Pedro Gonçalves, com o intuito de travar as transições dos conquistadores e ganhar músculo na zona central, já depois de Paulinho ter ficado muito perto do 2-0 de cabeça. Apesar de um maior caudal ofensivo dos homens de Guimarães até ao apito final, o que era expectável dada a desvantagem, a sexta vitória consecutiva já não fugiu aos Leões, que atravessam a melhor fase da época.
 
Com este triunfo, a turma verde e branca sobe à liderança da Liga Portugal com os mesmos 26 pontos que o FC Porto e mais um do que o SL Benfica, que é terceiro classificado. 
 
O próximo encontro está marcado já para esta quarta-feira, em casa, diante dos turcos do Beşiktaş JK. O regresso à Liga acontece a 7 de Novembro, em casa do FC Paços de Ferreira. 
 
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [GR], Zouhair Feddal, Pedro Porro (Daniel Bragança, 89’), João Palhinha, Matheus Nunes (Bruno Tabata, 88’), Matheus Reis, Pedro Gonçalves (Manuel Ugarte, 79’), Pablo Sarabia (Nuno Santos, 69’) e Paulinho (Ricardo Esgaio, 89’).