Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Nos 'quartos' da Taça de Portugal

Por Sporting CP
22 Dez, 2021

Sporting CP vence no terreno do Casa Pia AC por 1-2

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal triunfou, esta quarta-feira, no recinto do Casa Pia AC por 1-2 em jogo para a quinta eliminatória da Taça de Portugal. Assim, com golos marcados por Sebastián Coates e Pablo Sarabia, os Leões garantiram um lugar nos quartos-de-final da prova rainha.

Rúben Amorim regressou à casa onde teve início a sua carreira de treinador e fê-lo com várias alterações no onze inicial: para além das titularidades de João Virgínia, João Palhinha, Daniel Bragança, Flávio Nazinho e Bruno Tabata, também Ricardo Esgaio, que esteve de fora devido à pandemia de COVID-19, marcou presença.

Foi, no entanto, o Casa Pia AC - do segundo escalão - a começar melhor e a inaugurar o marcador aos oito minutos. Poloni cruzou da esquerda e Jota Silva apareceu para o cabeceamento certeiro. 1-0 e festa para os adeptos caseiros.

O Sporting CP começou a reagir de seguida e começou a aproximar-se cada vez mais do empate, como ficou visível no cabeceamento de João Palhinha por cima ou no remate de Daniel Bragança para boa intervenção do guarda-redes Lucas Paes. Finalmente, aos 32 minutos, o emblema de Alvalade chegou ao 1-1. Num pontapé de canto batido por Pedro Gonçalves, a defesa desviou ao primeiro poste a bola sobrou para Sebastián Coates, com o capitão verde e branco a não falhar.

Até ao intervalo, destaque para mais dois lances que podiam ter dado golo para o Sporting CP: aos 34 minutos, Bruno Tabata apareceu na cara de Lucas Paes, mas o guardião voltou a defender bem, e, aos 42 minutos, Daniel Bragança atirou forte, mas ao lado.

Rúben Amorim lançou Paulinho ao intervalo, tirando Flávio Nazinho, e a presença do ponta de lança no centro do ataque fez-se logo notar pela subida de rendimento de Pablo Sarabia e Pedro Gonçalves, que tinham agora mais espaço.

João Palhinha rematou com perigo logo a abrir a segunda metade e, pouco depois, Pedro Gonçalves atirou fraco para defesa fácil. Aos 52 minutos, no entanto, um 'passe' para a baliza do camisola 28 acertou no poste, deixando o Sporting CP a centímetros de virar o marcador.

Cerca de cinco minutos depois, um grande remate de Pablo Sarabia acertou na trave, com Pedro Gonçalves a atirar logo depois para grande defesa de Lucas Paes. No entanto, o árbitro Rui Costa, depois do recurso ao VAR, assinalou golo no tiro do internacional espanhol, uma vez que a bola bateu na barra e foi ao chão, entrando na totalidade. 1-2 para o Sporting CP.

O Clube Leonino continuou a pressionar e não ficou longe do terceiro tento aos 70 minutos, por Pedro Gonçalves, e no minuto seguinte, por Paulinho e Bruno Tabata. Contudo, este último acabou por ser expulso aos 71 minutos no seguimento de um lance com Jota Silva, o que dificultou a tarefa Sportinguista.

A 15 minutos do fim, entraram Nuno Santos, Matheus Nunes e Manuel Ugarte para os lugares de Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e João Palhinha e o Casa Pia AC tentou tudo para chegar ao empate, mas nunca criou perigo suficiente para incomodar João Virgínia.

O Sporting CP acabou por vencer 1-2 e passou aos quartos-de-final da Taça de Portugal, defrontando agora o Portimonense SC a 29 de Dezembro, para a Liga.

Sporting CP: João Virgínia [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Ricardo Esgaio, João Palhinha (Manuel Ugarte, 75'), Daniel Bragança (Matheus Nunes, 75'), Flávio Nazinho (Paulinho, 45'), Pablo Sarabia, Bruno Tabata e Pedro Gonçalves (Nuno Santos, 75').