Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Regresso em grande às vitórias na Liga

Por Sporting CP
02 Fev, 2022

Leões batem Belenenses SAD por 1-4 e atingem os 50 pontos

Conquistada a Taça da Liga, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou às vitórias também na Liga Portugal, batendo nesta quarta-feira à noite o Belenenses SAD por 1-4 na partida que fechou a 20.ª jornada do campeonato.

Numa exibição de gala, plena de qualidade ofensiva, os golos de Paulinho (dois), Pedro Porro e Pablo Sarabia construíram o terceiro triunfo consecutivo dos Leões, desta vez à custa dos azuis, últimos classificados.

Para o encontro no Estádio Nacional, no Jamor, o treinador Rúben Amorim prometeu alterações e assim fez, introduzindo Pedro Porro, Nuno Santos e Manuel Ugarte no onze, retirando Ricardo Esgaio, Matheus Reis e João Palhinha, que tinham sido titulares na última partida, a final da Taça da Liga. Além dessas três mudanças, o recente reforço Marcus Edwards estreou-se na lista de convocados dos Leões e somaria os seus primeiros minutos de Leão ao peito.

Com os Sportinguistas em larga maioria na bancada e a fazerem-se ouvir desde o início, a turma de Alvalade assumiu as rédeas do jogo a partir do apito inicial, mas não faltou acção em qualquer uma das balizas.

Depois de a asa direita do Sporting CP ter mostrado ao que vinha com um par de investidas iniciais, nasceria nesse corredor o golo inaugural: tabela perfeita entre Pedro Porro e Pablo Sarabia e o extremo, já dentro da área, serviu Paulinho, que finalizou sem dificuldade para o seu sétimo golo na Liga – isolando-se como melhor marcador Leonino na prova.

Pouco depois, Adán ainda agarrou com segurança um cruzamento rasteiro perigoso e seguiu-se uma nova explosão de alegria nas bancadas com o segundo dos Leões antes de corridos os primeiros 20 minutos. Porro, de regresso à titularidade após longa paragem, recebeu em zona frontal e, sem hesitar, atirou forte e de longe para um grande golo.

Contudo, a entrada autoritária dos Leões viria a ser contestada de imediato através do golo de Abel Camará, recolocando o Belenenses SAD – 18.º e último classificado - na discussão. O jogo subiu de ritmo e multiplicavam-se os lances de perigo. Primeiro, Sarabia não conseguiu dar o melhor seguimento a um passe magistral de Matheus Nunes e, do outro lado, Adán levou a melhor num repentino frente a frente com Abel Camará.

Até ao intervalo, o Sporting CP impôs definitivamente o seu jogo, sobretudo à boleia da irrequieta dupla espanhola na ala direita, e criou inúmeras situações de golo. Já depois da meia hora, Pedro Gonçalves dispôs de duas excelentes oportunidades, mas rematou fora do alvo em ambas, tal como o posterior cabeceamento de Zouhair Feddal num pontapé de canto.

O 1-3 chegaria, finalmente, nos descontos do primeiro tempo: depois de num lance anterior ter visto o guarda-redes Álvaro Ramalho travar-lhe uma tentativa, Sarabia festejou mesmo ao corresponder a um cruzamento tenso de Nuno Santos. Soou de imediato o apito e os Sportinguistas exibiam a sua satisfação nas bancadas depois de uma primeira parte de enorme capacidade e qualidade ofensiva dos Leões.

O festival verde e branco continuaria no segundo tempo, que abriu com o 1-4. Solto na área, Paulinho correspondeu da melhor maneira a um cruzamento perfeito de Porro e cabeceou para o 'bis' na partida. Com a mira na baliza e à procura de continuar a aquecer uma noite fria no Jamor, Pote ficou perto de marcar, não fosse a defesa atenta do guardião adversário.

Ainda que não o parecesse, a equipa de Rúben Amorim vinha de dois jogos num curto período de tempo, por isso o treinador optou, primeiro, por retirar Porro e Matheus Nunes, colocando Gonçalo Esteves e Daniel Bragança, respectivamente, e a seguir lançou Bruno Tabata e Rúben Vinagre nos lugares de Pedro Gonçalves e Nuno Santos.

Confortável no marcador, o Sporting CP geria a posse de bola e o controlo do jogo frente ao conjunto de Franclim Carvalho, que não mostrava argumentos para reagir à desvantagem. Pouco depois dos 70 minutos, Marcus Edwards fez a sua estreia com a listada verde e branca, rendendo Pablo Sarabia.

O festival verde e branco no relvado tinha réplica também na bancada, onde os Sportinguistas faziam a festa com o aproximar do apito final. O Sporting CP continuou a dominar e não concedeu qualquer oportunidade clara ao Belenenses SAD. Vinagre, Edwards e Esteves ainda ameaçaram, mas sem sucesso e o 1-4 revelou-se definitivo.

Com este resultado, os Leões de Rúben Amorim atingem os 50 pontos na Liga Portugal e, ao mesmo tempo que mantêm os seis pontos de diferença para o líder FC Porto, aproveitaram o desaire do SL Benfica para aumentar a distância para o terceiro lugar, um 'fosso' de agora seis pontos.

Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o FC Famalicão, um jogo marcado para as 20h30 deste domingo.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Nuno Santos (Rúben Vinagre, 58'), Zouhair Feddal, Gonçalo Inácio, Luís Neto [C], Pedro Porro (Gonçalo Esteves, 51')., Manuel Ugarte, Matheus Nunes (Daniel Bragança, 51'), Pablo Sarabia (Marcus Edwards, 71'), Pedro Gonçalves (Bruno Tabata, 58') e Paulinho.