Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões somam e seguem

Por Sporting CP
09 Abr, 2022

​Triunfo sem discussão em casa do CD Tondela (1-3)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao terreno do CD Tondela vencer por 1-3, neste sábado, em partida a contar para a 29.ª jornada da Liga Portugal. Com este resultado, os Leões passaram a somar 73 pontos e mantêm-se na perseguição à liderança.
 
No dia em que atingiu a marca dos cem jogos pelo Sporting CP, Rúben Amorim apostou numa frente de ataque renovada, com Marcus Edwards a juntar-se a Pedro Gonçalves e Pablo Sarabia, puxou Matheus Reis para a ala e promoveu os regressos de Manuel Ugarte e Luís Neto. Nuno Santos, João Palhinha, Zouhair Feddal e Islam Slimani ficaram fora das opções.
 
Completamente esgotado, o Estádio João Cardoso foi palco de uma entrada muito forte por parte da turma verde e branca, que se fixou desde cedo no meio-campo adversário e assumiu a iniciativa com bola. Os primeiros resultados visíveis desse controlo inicial chegaram através de Sarabia, que tentou a sorte após passe de Pedro Porro, e Ugarte, com um remate de longe.
 
O Sporting CP era a única equipa que merecia chegar à vantagem e foi isso mesmo que acabou por acontecer com 29 minutos decorridos. Aproveitando uma bola perdida à entrada da área, Gonçalo Inácio puxou o pé esquerdo atrás e, do meio da rua, atirou de primeira uma autêntica bomba que só parou no fundo das redes. Tal como diz o ditado, à terceira foi mesmo de vez.
 
Logo a seguir, Pedro Gonçalves ficou perto do segundo ao obrigar o guardião Trigueira a uma boa defesa, mas não foi preciso esperar muito mais. Isto porque, à passagem dos 33 minutos, após uma excelente combinação do tridente atacante Leonino, Sarabia fez o gosto ao pé pelo terceiro jogo consecutivo na Liga e colocou os Leões na dianteira por 0-2.
 
Na recta final da primeira metade, a pressão visitante intensificou-se ainda mais e as ocasiões de golo sucederam-se. Porro, Pedro Gonçalves e Sebastián Coates, este último por duas vezes, testaram a pontaria, mas o placard já não sofreria mais alterações até ao tempo de descanso.
 

A segunda parte começou como acabou a primeira: com oportunidades para o Sporting CP. Primeiro por Pablo Sarabia, que obrigou o guarda-redes a uma defesa atenta após cruzamento vindo da direita, e depois por Pedro Gonçalves, que atirou à malha lateral. Pelo meio, Amorim refrescou o miolo com Daniel Bragança por troca com Ugarte, que estava em risco de exclusão.
 
Em cima da hora de jogo, Rafael Barbosa protagonizou a primeira ocasião para os beirões, mas Adán saiu da baliza e afastou o perigo. Apesar deste aviso, seria o Sporting CP a aumentar mais uma vez a diferença aos 68 minutos. Luís Godinho assinou pontapé de penálti, após uma mão do recém-entrado João Pedro, e Sarabia não desperdiçou da marca dos onze metros, assinando o ‘bis’.
 
Na resposta, aos 71 minutos, os homens da casa diminuíram por Manu Hernando, mas pouco ou nada havia a fazer. Logo a seguir, Rúben Amorim voltou a mexer, fazendo entrar Rúben Vinagre, Bruno Tabata e Ricardo Esgaio, e os Campeões Nacionais desaceleraram para segurar a vantagem. Até ao final, destaque para um remate perigoso de Tabata e para a entrada do avançado de 16 anos Rodrigo Ribeiro, que se estreou em partidas oficiais da Liga Portugal.
 
Os Leões, que alcançaram desta forma a quinta vitória consecutiva na Liga Portugal, voltam a jogar no próximo dia 17 de Abril, no Estádio José Alvalade, diante do eterno rival SL Benfica.
 
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio (Rúben Vinagre, 72’), Pedro Porro (Ricardo Esgaio, 72’), Manuel Ugarte (Daniel Bragança, 56’), Matheus Nunes, Matheus Reis, Pablo Sarabia, Pedro Gonçalves (Bruno Tabata, 72’) e Marcus Edwards (Rodrigo Ribeiro, 90+2’).