Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Muita juventude e várias caras novas no primeiro ‘teste’ no Algarve

Por Sporting CP
13 Jul, 2022

Jogo com duas partes distintas deu empate entre Leões e RU St. Gilloise (1-1)

Depois dos primeiros treinos em Lagos, no Algarve, onde decorre o estágio de pré-temporada, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, esta quarta-feira, o primeiro jogo de preparação no Sul do país e empatou com os belgas do Royale Union St. Guilloise (1-1).

No Estádio Municipal da Bela Vista, o jogo decorreu com um ritmo ainda abaixo do habitual, mas foram vários os indicadores positivos deixados por uma turma de Alvalade recheada de jovens formados na Academia e com alguns reforços a mostrarem-se em campo frente a uma equipa numa fase mais adiantada da sua pré-época. Na primeira parte, os Leões foram melhores e o golo de Pedro Porro, de pontapé de penálti, confirmou-o, porém um reatamento atrevido do emblema vice-campeão belga restabeleceria o empate, que se revelaria definitivo.

No onze inicial e sob o ‘desenho’ habitual, o treinador Rúben Amorim apostou em caras novas como o guardião Franco Israel, Hidemasa Morita - ocupou a posição ‘seis’ - e Fatawu Issahaku - ala esquerdo -, além de ter lançado também quatro jovens da formação: Flávio Nazinho como central pela esquerda, Mateus Fernandes a médio centro, Luís Gomes como avançado esquerdo e Youssef Chermiti no eixo do ataque. Pedro Porro, Luís Neto, Sebastián Coates e Marcus Edwards ocuparam as restantes posições.

Foram os Leões a assumir a iniciativa com muita posse de bola nos primeiros dez minutos, mas a um ritmo baixo, habitual nesta fase embrionária da pré-época. Pouco depois, pertenceriam à turma de Alvalade as primeiras ameaças e também o golo inaugural.

Com um passe magistral, picando sobre a defesa contrária, Morita – sempre esclarecido com bola - isolou Edwards e este, quando assistiu Chermiti, foi pisado na área. Assinalado o pontapé de penálti, Pedro Porro abriu a contagem aos 19 minutos. No lance anterior, o extremo inglês já tinha visto o seu remate ser desviado para o poste da baliza belga.

Cerca de cinco minutos depois, só uma ‘mancha’ rápida do guardião adversário evitou o golo a Chermiti, após cruzamento de Porro e um corte falhado contrário. Depois, passada a meia hora de jogo, o lateral espanhol alvejou a baliza de livre directo, mas para as mãos de Lucas Pirard.

Do outro lado, o RU St. Gilloise somou o seu primeiro remate através de um cabeceamento por cima numa bola parada e pouco mais conseguiu ofensivamente – mérito também do comportamento defensivo Leonino. Assim, o 1-0 e o mesmo ‘onze’ verde e branco seguiram para os segundos 45 minutos, mas o resultado não durou inalterado muito tempo.

O conjunto belga – sempre agressivo em cada lance - entrou mais atrevido e, depois de uma primeira ameaça, fez o 1-1, por Ross Sykes, num pontapé repentino de fora da área. Depois de mais uma boa defesa de Franco Israel, já perto dos 60 minutos, surgiram as primeiras substituições do lado dos Leões: André Paulo, Diogo Travassos e Rochinha - outra cara nova no plantel – substituíram, respectivamente, Israel, Porro e Luís Gomes. A seguir, o jovem Renato Veiga entrou para o lugar de Morita e, mais tarde, Dário Essugo também somou minutos.

Com o avançar do relógio, o ritmo do encontro foi diminuindo, tal como o número de oportunidades. Para o Sporting CP, Chermiti, em zona frontal, rematou por cima, na outra baliza foi a vez de André Paulo brilhar com uma ‘mancha’ e, até final, nada mudaria no resultado deste primeiro ‘teste’ no Algarve. Nos últimos minutos, a turma Leonina ainda acabou a jogar com dez unidades, devido a lesão de Fatawu.

O estágio continua e segue-se mais um encontro de preparação, já esta quinta-feira (21h00), frente aos espanhóis do Villareal CF, desta feita no Estádio Algarve.

Sporting CP: Franco Israel [GR] (André Paulo 61’), Pedro Porro (Diogo Travassos 61’), Luís Neto, Sebastián Coates [C], Flávio Nazinho, Fatawu Issahaku, Hidemasa Morita (Renato Veiga 71’), Mateus Fernandes, Marcus Edwards (Dário Essugo 78’), Luís Gomes (Rochinha 61’) e Youssef Chermiti.