Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Nota muito positiva e triunfo diante de uma dura AS Roma

Por Sporting CP
19 Jul, 2022

Sporting CP foi melhor e acabou premiado perto do fim (3-2)

De regresso ao Estádio Algarve para o terceiro jogo de preparação inserido no período de estágio, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal teve pela frente a AS Roma, esta terça-feira, e venceu os italianos por 3-2.

Os Leões continuam a crescer e já ‘afiam as garras’ para 2022/2023. Com muitos Sportinguistas nas bancadas, o Sporting CP superiorizou-se durante praticamente todo o encontro, contudo a vitória só se confirmaria, aos 86 minutos, com o golo de Bruno Tabata. Antes, a turma de Alvalade esteve em vantagem por duas vezes – golos de Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio -, porém viu a agressiva formação de José Mourinho conseguir, em duas situações isoladas, relançar a discussão do resultado.

Para este ‘teste’, o treinador Rúben Amorim voltou a apostar num ‘onze’ com muitos dos jogadores habitualmente mais utilizados, contando, porém, com o reforço Franco Israel entre os postes e uma frente de ataque móvel composta por Rochinha, Pedro Gonçalves e Marcus Edwards. Do outro lado, a AS Roma – vencedora da última UEFA Conference League - também se apresentou em força, alinhando jogadores como Nicolò Zaniolo, Tammy Abraham, o ex-Leão Rui Patrício ou o capitão Lorenzo Pellegrini.

Cumprido o minuto inaugural, Pedro Porro foi o primeiro a ‘medir as distâncias’, rematando de bem longe para as mãos do guardião adversário. A turma de Alvalade foi assumindo mais posse de bola também, mas sem ela pressionava de forma intensa e o mais em cima possível do conjunto italiano.

Seria, no entanto, a partir de um passe longo de Luís Neto – para as costas da defesa romana - que chegaria a primeira grande oportunidade Leonina: depois de ‘serpentear’ até à área, Pedro Gonçalves atirou para a defesa apertada de Rui Patrício. No pontapé de canto que se seguiu, faltou apenas um toque final ao desvio de Matheus Reis, de cabeça, ao primeiro poste.

O jogo passaria por uma fase mais faltosa de parte a parte, mas continuou a ser o Sporting CP o mais ameaçador: ambos de longe, Manuel Ugarte atirou à figura e Rochinha chutou forte, mas por cima a barra. Já perto da meia hora de jogo, o golo verde e branco chegaria mesmo e pelo pé direito de Pedro Gonçalves, na conversão de um pontapé de penálti – Edwards travado em falta após excelente arrancada.

Contudo, apenas dois minutos depois, a AS Roma – que ainda não tinha criado perigo - conseguiu o 1-1 graças a um auto-golo de Gonçalo Inácio. O jogo sempre físico do conjunto de José Mourinho – quezilento até - e os muitos duelos continuaram, multiplicando as paragens e baixando o ritmo do encontro até ao intervalo.

Embora melhor com bola e a conseguir exibir o seu jogo, manietando os italianos, o Sporting CP não conseguiu desfazer o empate, que seguiu para a segunda parte. Por sua vez, o melhor que a AS Roma conseguiu foi causar um susto na área Leonina perto do minuto 45, embora o lance não tenha sido sequer concluído.

Já com Antonio Adán – por Franco Israel – e Francisco Trincão – por Rochinha, que voltou a deixar bons detalhes – no relvado, ambos entrados ao intervalo, os Leões - novamente por cima – reentraram mais certeiros: a corresponder da melhor maneira a um canto, Inácio saltou e cabeceou cruzado para recolocar de imediato o Sporting CP a vencer (2-1).

Paciente a construir, com largura e muita mobilidade, a turma de Alvalade ia controlando o jogo e os italianos, que sentiam muitas dificuldades para ter a bola e para parar as arrancadas de Ugarte ou Matheus Nunes, por exemplo, recorrendo inúmeras vezes à falta – e os ânimos foram-se exaltando. A seguir, foi a vez de Trincão – muito desequilibrador - deixar o seu marcador para trás e só Mile Svilar, guardião recém-entrado, impediu quase em cima da linha mais um golo de ‘Pote’.

No entanto, quando o Sporting CP estava a revelar-se cada vez mais superior, a AS Roma respondeu com o 2-2: Abraham fez estragos no corredor direito e cruzou atrasado para o remate certeiro de Pellegrini em cima do minuto 70. Pouco depois, Edwards ainda ameaçou com um remate a passar perto da barra e deu, desde logo, o seu lugar a Bruno Tabata – e seria o avançado brasileiro a resolver a partida.

Enquanto a extrema agressividade dos romanos não cessava – causando vários momentos de confusão -, a turma de Alvalade manteve o controlo do jogo e queria mais, sendo justamente recompensada aos 86 minutos. Após mais uma recuperação no meio-campo rival, a bola chegou a Tabata, que, na área, se desenvencilhou do defesa e atirou cruzado para o fundo das redes.

Apesar do último esforço do emblema italiano, a partida terminaria com o marcador fixado em 3-2 e sob o ruidoso apoio Sportinguistas nas bancadas, que aplaudiram muito a exibição verde e branca após o apito final.

Sporting CP: Franco Israel [GR] (Antonio Adán 46’), Pedro Porro, Luís Neto, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Manuel Ugarte, Matheus Nunes, Marcus Edwards (Bruno Tabata 72’), Rochinha (Francisco Trincão 46’) e Pedro Gonçalves.