Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rúben Amorim: "Estamos muito motivados"

Por Sporting CP
12 Ago, 2022

Sporting CP recebe o Rio Ave FC este sábado (20h30)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado, às 20h30, o Rio Ave FC em jogo da segunda jornada da Liga Portugal. Rúben Amorim fez a antevisão ao encontro, esta sexta-feira, e sublinhou o objectivo Leonino para o primeiro jogo no Estádio José Alvalade em 2022/2023: vencer.

“O nosso objectivo é simples: é voltar às vitórias. Houve coisas que fizemos bem em Braga e outras coisas que não fizemos tão bem, mas, como disse após o jogo, para mim, foi tão óbvio, que foi muito fácil trabalhar esta semana. Estamos muito motivados. Isto é uma maratona e agora queremos escrever uma nova história e regressar às vitórias pela sensação a que estamos habituados”, começou por dizer o técnico, revelando que Paulinho se lesionou no treino de hoje, e que ainda não é conhecida a gravidade, e que a Jeremiah St. Juste “é preciso dar tempo”.

Na conferência de imprensa, feita na Academia Cristiano Ronaldo, Rúben Amorim voltou a ser questionado sobre a consistência defensiva da formação Leonina, por causa do último jogo, e voltou a afirmar: “Nós somos muito consistentes. Só sofremos três golos três vezes em quase 100 jogos. Portanto, essa é a regra e isto foi a excepção. O que nós procuramos é porque é que acontecem estas coisas. Geralmente, são faltas de concentração e de agressividade, que podem acontecer em certos jogos. Como vimos no ano passado, e há dois anos, perdem-se poucos pontos no campeonato. Portanto, temos de estar sempre no máximo e concentrados porque essa é a nossa identidade. Confio em todos os defesas e a consistência defensiva vem da equipa toda. Sabemos onde errámos. A regra é que somos muito fortes defensivamente e que somos disciplinados e é a esse patamar que nós vamos voltar”.

“Falhas há sempre. Os jogadores não são máquinas e têm falhas durante o jogo. O que vamos mudar, volto a dizer, é ter atenção aos pormenores. A bola nunca está parada, temos de ter atenção mesmo quando há uma falta ou um lançamento. Os jogadores sabem fazer as coisas e, aqui ou ali, não fecharam tão dentro, não avançaram quando deviam ter avançado. Isso é normal e acontece em todos os jogos. Depois, é não fazer um grande caso disso”, disse ainda.

Assim, Rúben Amorim continua a mostrar-se confiante para este início de época: “Pode ser sempre excelente. Se ganharmos já o próximo jogo e depois prepararmos o próximo para ganhar, pode ser sempre excelente. Se não for, estaremos aqui para enfrentar as coisas. Faz parte. Qualquer tipo de começo já não nos assusta. Nós temos a nossa ideia. O que nós tivemos foi um empate e o foco é perceber porque é que empatámos. Preparar o próximo jogo, ganhando, não temos de pensar em mais nada. É levar isto jogo a jogo e não pensar se empatámos o último ou não. Vamos apresentar coisas melhores, que falharam em Braga, e manter o que fizemos bem. O começo é difícil, mas nós gostamos desses começos e, por isso, mantenho. Sou sempre optimista e acho que o começo vai fazer-nos bem”.

Com o mercado de Verão ainda aberto, o técnico também falou sobre possíveis saídas e deixou claro: “Se o Matheus Nunes sair, no minuto a seguir, estarei preparado para isso. Nós arranjamos sempre solução para tudo. Só para a morte é que não há solução. Seremos sempre fortes”.

Assim, dizendo ainda que o Sporting CP não se vai desviar do projecto, Rúben Amorim sublinhou que está satisfeito com o plantel que tem e que este ano a equipa Leonina é mais equipa. “Este ano somos mais equipa, do que no ano passado por esta altura. Temos características diferentes, algo que nos faltou no ano passado, principalmente no fim. (...) A minha convicção é que se os jogadores se mantêm mais um ano vão ser melhores. Mal seria se, mantendo uma base, a equipa fosse pior. Vai sempre melhorar de ano para ano. O que temos de fazer é ganhar jogos porque acho que é claro que somos uma equipa mais forte, mais dominadora”, afirmou.

Nesta antevisão ao encontro com o Rio Ave FC, o treinador do Sporting CP falou ainda dos adeptos e de algumas críticas: “Quer a crítica, quer os adeptos, têm sido muito correctos sempre. Tenho tido muito apoio e toda a crítica tem sido correcta e justa e, por vezes, até me dão méritos que não são só meus. Eu lido bem. É mais difícil para os jogadores. Eles tiveram sempre um grande apoio dos adeptos, mas têm de perceber que há o outro lado, que é muito difícil. Por isso, ou têm de abdicar do lado bom e não têm o mau ou quando têm o lado bom têm de levar com o lado mau. Por mim, fechavam todos as redes sociais, porque, a meu ver, é uma liberdade muito grande, mas, por muito que lhes diga, não vale a pena. Têm de gerir da melhor forma, perceber que é cada vez mais difícil lidar com essas situações. Eu fico feliz por sentir que tenho responsabilidade pelo facto de toda a gente ser muito mais exigente com o Sporting CP agora. É não fazer grande caso. Isto é futebol, é perceber porquê e tentar ganhar. O que interessa é o fim e, se ganharmos no fim, mais nada interessa”.

De referir que o técnico Leonino deixou ainda uma mensagem de pesar aos familiares e amigos do antigo futebolista Fernando Chalana, que faleceu na quarta-feira aos 63 anos.