Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Resposta de Leão

Por Sporting CP
03 Set, 2022

Sporting CP impôs-se e bateu o GD Estoril Praia (0-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta sexta-feira à noite, o GD Estoril Praia por 0-2 na quinta jornada da Liga Portugal.

Depois de dois resultados negativos, a turma de Alvalade impôs-se com classe no Estoril e regressou às vitórias com uma verdadeira resposta de Leão. Num primeiro tempo de luxo, Jeremiah St. Juste e Marcus Edwards materializaram o forte arranque verde e branco e a segurança defensiva dos Leões, na segunda, garantiu o triunfo.

Para enfrentar uma formação canarinha que chegou a esta jornada no quinto lugar do campeonato, Rúben Amorim promoveu quatro alterações relativamente ao último ‘onze’ Leonino: entraram Matheus Reis, Hidemasa Morita, Jeremiah St. Juste (estreia como titular) e Pedro Porro (regresso após suspensão) nas opções iniciais, ficando Luís Neto, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Rochinha no banco de suplentes. Por sua vez, Pedro Gonçalves avançou para o trio ofensivo e o reforço Sotiris Alexandropoulos foi convocado e somou os primeiros minutos de Leão ao peito.

Num estádio António Coimbra da Mota invadido por uma ruidosa Onda Verde, o conjunto verde e branco começou de forma autoritária e, depois de monopolizar a posse de bola nos primeiros dez minutos, surgiram as oportunidades e o golo Leoninos. Num primeiro canto, Matheus Reis cabeceou à barra e avisou, mas no segundo o central St. Juste não perdoou e apareceu de rompante no coração da área para se estrear a marcar de verde e branco e inaugurar o marcador no Estoril.

Logo a seguir, contudo, Rodrigo Martins quase aproveitou uma desatenção defensiva para igualar o marcador, mas não conseguiu acertar na baliza deserta de Antonio Adán. O Sporting CP não só não tremeu como ainda aumentou de imediato a vantagem: Pedro Porro lançou Pedro Gonçalves na profundidade e este assistiu com mestria Marcus Edwards, que, já na área, driblou o guardião Dani Figueira e apontou o 0-2 pouco depois dos 20 minutos decorridos.

Mais uma vez, o GD Estoril Praia respondeu com uma tentativa de chapéu de João Carlos, embora novamente sem acerto – o avançado saiu lesionado antes dos 45 minutos por Benchimol. A partir desta fase, a turma de Alvalade mostrou-se confortável no marcador e em campo, ligando o seu jogo com qualidade para manter a posse - sem permitir aproximações ao adversário – e continuar a ameaçar no ataque.

Aos 35 minutos, Porro pisou a área e atirou por cima, ‘Pote’ e Nuno Santos viram os seus remates perigosos serem-lhes bloqueados à última hora e Edwards, de longe, não conseguiu voltar a levar a melhor sobre Figueira. Excelente primeira parte dos comandados de Amorim, que dominaram por completo com um futebol rápido e associativo sem qualquer ‘antídoto’ por parte da equipa de Nélson Veríssimo.

Já no reatamento, o GD Estoril Praia subiu naturalmente as suas linhas, foi tendo mais bola, com o ex-Leão Francisco Geraldes como protagonista, e conseguiu reequilibrar o encontro – Benchimol falhou o remate num frente-a-frente com Adán. Amorim, por seu turno, substituiu Edwards por Rochinha no eixo do ataque, aos 57 minutos, e pouco a pouco surgiram as primeiras aproximações ofensivas Leoninas no segundo tempo. A melhor deu-se já aos 70 minutos, quando Porro, de livre directo, ficou muito perto do terceiro.

Refreada a reacção canarinha, o Sporting CP refez-se com a posse e o controlo da partida até ao fim sem sobressaltos. Já dentro do derradeiro quarto de hora, Porro voltou a tentar a sua sorte numa das suas inúmeras investidas pela direita e Luís Netro entrou para o lugar de St. Juste – muito aplaudido pelos Sportinguistas e considerado, depois, o Homem do Jogo.

Na fase final, o jogo aqueceu, multiplicaram-se os cartões amarelos sobretudo para o lado verde e branco – oito no total – e o técnico Leonino lançou uma tripla ‘cartada’ para os últimos minutos: entraram Esgaio, Fatawu e o reforço Sotiris – estreia – e saíram Porro, Pedro Gonçalves e Ugarte.

Assim, os três pontos seguiram para Alvalade e, agora, para os Leões segue-se já a estreia na UEFA Champions League 2022/2023 numa deslocação à Alemanha, na próxima quarta-feira (17h45 hora portuguesa), para enfrentar o Eintracht Frankfurt na primeira jornada do grupo D.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro (Ricardo Esgaio 89’), Jeremiah St. Juste (Luís Neto 77’), Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Nuno Santos, Manuel Ugarte (Sotiris Alexandropoulos 89’), Hidemasa Morita, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Fatawu 89’) e Marcus Edwards (Rochinha 57’).