Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Goleada a abrir a Taça da Liga

Por Sporting CP
30 Nov, 2022

Sporting CP vence SC Farense por 6-0

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou, esta quarta-feira, o SC Farense por 6-0 na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Paulinho, por duas vezes, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves, Arthur Gomes e Mateus Fernandes apontaram os golos numa exibição de grande nível.

Rúben Amorim promoveu cinco alterações nos titulares em relação ao 11 que entrou em campo na visita ao FC Famalicão, colocando Franco Israel, José Marsà, Dário Essugo, Nuno Santos e Marcus Edwards nos lugares de Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Hidemasa Morita e Manuel Ugarte.

O início foi a todo o gás para o Sporting CP, que somou oito remates nos primeiros dez minutos. Logo aos quatro minutos, Francisco Trincão atirou para boa defesa do guarda-redes Ricardo Velho, sendo que, na segunda bola, Pedro Porro também tentou a sua sorte e ficou a centímetros do 1-0. Logo a seguir, Nuno Santos rematou, um defesa desviou e Ricardo Velho voltou a intervir.

Aos oito minutos, Pedro Porro lançou Paulinho, que ficou na cara do guardião, mas falhou o alvo. O sentido do encontro era apenas um: na direcção da baliza do SC Farense, que pouco ou nada estava a conseguir fazer para o impedir.

O merecido 1-0 chegou aos 20 minutos, quando Nuno Santos descobriu Francisco Trincão e este colocou no coração da área, onde Paulinho apareceu para a finalização certeira. Foi a primeira de várias explosões de alegria em Alvalade numa noite fria e algo chuvosa.

Nem houve tempo para acalmar a festa, uma vez que o Sporting CP voltou a marcar dois minutos depois. No recomeço do jogo, Dário Essugo recuperou a bola a meio-campo e o contra-ataque terminou com Paulinho a rematar para defesa de Ricardo Velho. Na recarga, a bola sobrou para o ponta-de-lança, que não desperdiçou e bisou para o 2-0.

O SC Farense tentou responder com o primeiro remate pouco depois da meia-hora, com Rui Costa a ficar a centímetros do poste de Franco Israel, mas as incidências não deixaram de estar controladas pelo Sporting CP.

Sem surpresas, ainda houve tempo para o 3-0 na primeira parte. Pedro Porro deu para Marcus Edwards, que bailou com magia sobre a defesa visitante e, na cara do guarda-redes, facturou com classe. Ao intervalo, três golos de diferença a favorecer o conjunto de Rúben Amorim.

O técnico verde e branco fez uma alteração ao intervalo, substituindo Dário Essugo por Sotiris Alexandropoulos, e a segunda metade começou da mesma forma que a primeira tinha terminado: com golos.

Logo aos 48 minutos, Pedro Porro avançou pela direita e assistiu para a área do SC Farense, onde estava Pedro Gonçalves para rematar com qualidade para o fundo das redes. Goleada de 4-0 para felicidade dos Sportinguistas em Alvalade.

Aos 61 minutos, Francisco Trincão deu lugar a Jovane Cabral e a intensidade do jogo começou a baixar, mas sempre com o Sporting CP a estar perto de voltar a marcar. A pouco mais de 20 minutos do fim, foi a vez de Arthur Gomes e Mateus Fernandes entrarem para as saídas de Marcus Edwards e Nuno Santos - que foi capitão.

Jovane Cabral ficou muito perto do 5-0 aos 74 minutos, mas atirou ligeiramente ao lado. Esse resultado acabou por se verificar poucos instantes depois, quando Pedro Porro lançou Paulinho na profundidade e este, depois de trabalhar muito bem sobre a defesa, deu o golo a Arthur Gomes, que não desiludiu.

Quem também não desiludiu foi Mateus Fernandes, que, já com Ricardo Esgaio em campo (saiu Pedro Porro), conquistou um pontapé de penálti. O próprio médio de 18 anos foi chamado a converter e bateu Ricardo Velho, estabelecendo o 6-0 e estreando-se a marcar pela equipa principal do Sporting CP. O Estádio José Alvalade gostou e aplaudiu.

O encontro não teve mais história até ao final e o Sporting CP somou os primeiros três pontos nesta edição da Taça da Liga. Na próxima quarta-feira, os Leões jogam a segunda jornada da fase de grupos no terreno do Rio Ave FC.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Gonçalo Inácio, José Marsà, Matheus Reis, Pedro Porro (Ricardo Esgaio, 80'), Dário Essugo (Sotiris Alexandropoulos, 45'), Pedro Gonçalves, Nuno Santos [C] (Mateus Fernandes, 69'), Marcus Edwards (Arthur Gomes, 69'), Francisco Trincão (Jovane Cabral, 61') e Paulinho.