Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Fizemos por merecer"

Por Sporting CP
23 Fev, 2023

Treinador realçou que "os detalhes fizeram toda a diferença"

No final do jogo entre FC Midtjylland e Sporting CP, que terminou com vitória Leonina e apuramento garantido para os oitavos-de-final da UEFA Europe League, Rúben Amorim, técnico verde e branco, esteve em conferência de imprensa para fazer o rescaldo da goleada na Dinamarca (0-4).

"Acima de tudo, marcar primeiro ajuda sempre. Mesmo assim, tenho a certeza que conseguimos fazer melhor. Acho que até entramos melhor em Alvalade, mas desta vez não perdemos bolas na construção e conseguimos marcar num canto. Ainda assim, tivemos uma oportunidade do Marcus [Edwards] onde podemos ser melhores. Defendemos bem os cantos, mas nas segundas bolas podíamos ter tido mais agressividade. Parece-me que fizemos um jogo onde controlámos o adversário, mas acho que a diferença nos detalhes do jogo foram um bocadinho sempre a nosso favor", começou por dizer aos jornalistas presentes na salada de imprensa do Arena Herning, acrescentando: "os detalhes fizeram toda a diferença neste jogo".

Seguidamente, o treinador elogiou na globalidade a postura da sua equipa, dando "os parabéns aos jogadores" pela missão cumprida "numa semana complicada com uma ida a Chaves, menos tempo para preparar este jogo e num momento complicado". "Fizemos por merecer, marcámos quatro golos, também com uma infelicidade de um adversário", completou.

Além disso, Amorim considerou que "os jogadores interpretaram bem o que se estava a passar e quiseram mesmo ganhar, no sentido de serem muito rigorosos", apontando já à recepção que se segue, para a Liga, ao GD Estoril Praia.

"Manter a nossa estabilidade e interpretar o jogo do GD Estoril Praia com a mesma maturidade de hoje. Acho que a grande diferença é imaginar como seria o nosso próximo jogo em casa, caso não tivéssemos passado, e como vai ser agora. Neste aspecto, acho que pode ajudar bastante no próximo encontro", sublinhou, antes de deixar uma mensagem de união: "O importante é nunca baixarmos a cabeça. Aconteça o que acontecer temos de ir sempre à luta. O caminho é em frente e temos de remar todos juntos, porque isto muda de um momento para o outro".

Depois, quando questionado sobre as ambições Leoninas na UEFA Europe League, o técnico verde e branco preferiu manter os pés no chão e reafirmou que o foco tem de ser jogo a jogo. "Somos um grande clube, mas há que ter noção da diferença no momento das equipas que estão em prova. Estamos a falar de equipas como o Arsenal FC, o Manchester United FC ou o FC Barcelona, etc. Não nos tira a ambição, queremos ganhar todos os jogos, mas há que ter noção disso. A nossa prioridade é o campeonato e, depois, quando chegar à altura, vamos querer ganhar o jogo independentemente do adversário", reforçou, continuando na mesma linha de pensamento. 

"Correr por fora às vezes é muito mais fácil. Não somos candidatos à UEFA Europe League, somos candidatos a vencer cada jogo", frisou, sem desvendar qualquer preferência no próximo adversário.

Já a nível individual, Rúben Amorim falou da prestação decisiva de Pedro Gonçalves - com dois golos -, da opção de Arthur Gomes a titular como ala esquerdo e ainda a importância do capitão Sebastián Coates dentro e fora de campo.

Primeiro, sobre 'Pote', afirmou que "dá rendimento e tem golo", mas "tem de continuar a trabalhar", reforçou. "Sabe todos os momentos do jogo, mas ainda tem muito para crescer. Não olho muito para a posição até porque o primeiro golo que marcou foi numa segunda bola e podia estar a médio e o outro bateu num adversário", disse.

Por sua vez, destacou a maior imprevisibilidade de Arthur Gomes: "Do jogo de Alvalade, uma das coisas que me ficou foi que precisávamos de um jogador de pé direito que fosse para dentro e para fora, porque muitas vezes quando chegávamos ao corredor, nem o Esgaio nem o Héctor são os jogadores que o [Pedro] Porro é em termos de tirar jogadores [da frente]. Às vezes temos de ter um jogador com essa qualidade de tentar desbloquear o jogo. Acabou por correr bem porque empurrou a equipa para a frente".

"Precisámos muito do Coates", referiria, por fim, continuando: "Já passou por momentos difíceis, é um estender do treinador em campo, mas acho que pode dar o passo seguinte. Como jogador acho que está muito melhor com bola, joga muito mais subido, da mesma forma que acho que pode ser mais interventivo com os colegas e mais agressivo até, no bom sentido".