Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva/José Lorvão

Glória chegou nos penáltis

Por Sporting CP
16 Mar, 2023

Sporting CP segue em frente na UEFA Europa League

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal eliminou, esta quinta-feira, o Arsenal FC da UEFA Europa League, seguindo assim para os quartos-de-final da competição europeia.

Depois do 2-2 em Alvalade, os Leões foram ao Emirates Stadium, em Londres, empatar a uma bola no final do tempo regulamentar. Sem golos no prolongamento, a decisão foi para o desempate por pontapés de penálti, onde o conjunto verde e branco foi mais competente e acabou por vencer.

Numa noite londrina mais fria do que a lisboeta, mas, ainda assim, bem menos do que na quarta-feira, foram cerca de 3000 os Sportinguistas que se deslocaram à capital inglesa para assistir a cinco mudanças no 11 inicial: saíram Franco Israel, Sebastián Coates, Hidemasa Morita, Nuno Santos e Youssef Chermiti e entraram Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Paulinho.

A entrada do Sporting CP foi boa e autoritária, a demonstrar que não foi a casa do Arsenal FC à procura do empate. Aos 13 minutos, o primeiro sinal de perigo quando Francisco Trincão foi da direita para o meio e rematou ligeiramente ao lado. Na resposta, Reiss Nelson cruzou para Gabriel Jesus desviar e Antonio Adán defender.

Sem ter feito muito para o merecer, o Arsenal FC chegou ao 1-0 aos 19 minutos. Depois de Antonio Adán negar o golo a Gabriel Martinelli, Granit Xhaka apareceu para a recarga e não desperdiçou.

Os visitados aproveitaram o ímpeto para crescer na partida e podiam ter feito o segundo pouco depois, quando Gabriel Jesus rematou para uma tremenda defesa de Antonio Adán.

Mais perto do intervalo, o Sporting CP teve duas chances: primeiro, Jeremiah St. Juste percorreu dezenas de metros com a bola e atirou para fora e, já no tempo adicional, Manuel Ugarte tentou a sua sorte de longe e ficou a centímetros da baliza de Aaron Ramsdale.

No segundo tempo, o Sporting CP entrou ainda melhor. Pressionado pelo resultado, exerceu um grande domínio na casa do primeiro classificado da Liga Inglesa, tendo-o demonstrado nas tentativas de Pedro Gonçalves e de Paulinho, esta última após um cruzamento muito perigoso de Ricardo Esgaio.

O justo empate chegou mesmo aos 62 minutos e de forma igualmente surpreendente e espectacular. O emblema de Alvalade recuperou a bola no meio-campo e Pedro Gonçalves, perto da marca dos 52,5 metros, rematou e bateu o guarda-redes do Arsenal FC. Um golo para ver e rever que vai ficar na história do Sporting CP.

O 1-1 não chegava para a formação de Rúben Amorim, que rapidamente foi em busca de consumar a reviravolta. Logo a seguir ao golo, Paulinho cabeceou às malhas superiores e, depois, Ricardo Esgaio serviu Marcus Edwards na perfeição e este, na cara de Aaron Ramsdale, permitiu a defesa ao guardião.

Até ao final dos 90 minutos, destaque para um livre de Fábio Vieira para defesa de Antonio Adán e para a entrada de Youssef Chermiti para a saída de Paulinho. As decisões seguiram para prolongamento.

Aí, logo nos instantes iniciais, Pedro Gonçalves e Matheus Reis deram lugar a Dário Essugo e Nuno Santos, respectivamente. Antonio Adán voltou a ser protagonista aos 97 minutos, quando um erro do Sporting CP deixou Trossard com a bola na cara do guarda-redes espanhol, que defendeu com muita qualidade. O poste serviu como segunda barreira e o resultado não sofreu alterações.

Já com Arthur Gomes em campo, tendo saído Francisco Trincão, a primeira metade do tempo extra terminou. Na segunda, o Arsenal FC foi pressionando cada vez mais e só não marcou aos 117 minutos porque Antonio Adán - uma vez mais - foi o protagonista de uma grande defesa na resposta ao cabeceamento de Gabriel Magalhães. A seguir, foi a vez de Ousmane Diomande ser o salvador.

Logo a seguir, Manuel Ugarte viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho e Rúben Amorim lançou Mateo Tanlongo para a saída de Marcus Edwards. Vinham aí os penáltis.

Com os nervos em franja, o sorteio ditou que a baliza escolhida fosse aquela mais perto dos adeptos do Sporting CP. Os primeiros sete penáltis deram todos em golo: Jeremiah St. Juste, Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio e Arthur Gomes para os Leões, Ødegaard, Saka e Trossard para os gunners.

Tudo mudou no oitavo. Chamado a converter, Gabriel Martinelli tentou e Antonio Adán, defendeu, dando ainda mais esperança à bancada visitante do Emirates Stadium. O escolhido para fechar as contas foi Nuno Santos, que não desiludiu. Golo, vitória na eliminatória e passagem aos 'quartos' da UEFA Europa League com grande festa verde e branca em Londres.

O sorteio para os quartos-de-final, meias-finais e final da UEFA Europa League está marcado para esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.

Sporting CP: Antonio Adán [C] [GR], Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves (Dário Essugo, 93'), Matheus Reis (Nuno Santos, 93'), Marcus Edwards (Mateo Tanlongo, 119'), Francisco Trincão (Arthur Gomes, 105') e Paulinho (Youssef Chermiti, 79').