Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva/José Lorvão

Rúben Amorim: "Muita maturidade dos jogadores"

Por Sporting CP
17 Mar, 2023

Treinador satisfeito com a passagem na UEFA Europa League

No final da noite de glória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, que eliminou o Arsenal FC da UEFA Europa League, Rúben Amorim analisou um feito onde houve "muita maturidade dos jogadores".

"Começámos os dois jogos a perder e conseguimos sempre dar a volta e mantermo-nos muito compactos a entender o que o jogo pedia. Tivemos a capacidade física, técnica e táctica de acompanhar uma equipa com um ritmo diferente. Tínhamos de estar em dois dias muito bons e os jogadores, aí, estiveram muito bem. Mais do que o resultado, é a forma como jogámos. Hoje foi um jogo importante pela visibilidade que tem, mas passámos uma fase", começou por dizer aos jornalistas na sala de imprensa do Emirates Stadium.

O treinador verde e branco justificou ainda as tardias substituições: "A equipa estava tão bem que não queria mexer em nenhuma posição para alterar o jogo. Qualquer jogador pode ser titular, mas ninguém me pareceu cansado. Os jogadores estavam muito motivados e não quis mexer na dinâmica. Todos os jogadores jovens que temos podem chegar o nível dos jogadores do Arsenal FC, mas têm de crescer".

"Não me esqueço do que passámos este ano, que pode voltar a acontecer. Não me iludo com nada. Estou muito feliz cá e o meu objectivo é ganhar, pelo menos, mais um campeonato pelo Sporting CP", lembrou também.

Depois de descrever o tento de Pedro Gonçalves como "um golo especial de um jogador especial", Rúben Amorim admitiu que "o prolongamento foi muito difícil" para o Sporting CP, que soube sofrer.

Questionado sobre o que pode significar este triunfo para os jovens jogadores Leoninos, o líder da equipa técnica verde e branco explicou que "tem o impacto que eles quiserem ter e que as pessoas à volta deles quiserem ter". "Temos de os elogiar e voltar a trabalhar. Não sou maluco e sei o impacto que este jogo teve para os jogadores, mas tudo pode mudar. É um momento bom para eles, jogaram bem, passaram a eliminatória, mas passámos uma fase e não esquecemos o que aconteceu antes", frisou.

Em relação ao futuro na UEFA Europa League, o treinador não tem dúvidas de que o Sporting CP pode "ganhar qualquer jogo e perder com qualquer equipa". "Se partirmos desse ponto de partida, estamos no caminho certo. O campeonato é a nossa prioridade. Vêm jogos difíceis, tudo pode acontecer e esse é o nosso foco. Quado vier a UEFA Europa League, logo se vê. Claro que este jogo ajuda os jogadores a acreditar", afirmou.

Por fim, Rúben Amorim agradeceu o apoio dos Sportinguistas em Londres: "Já estamos habituados. Foi a mesma coisa em Frankfurt e contra o Tottenham Hotspur FC. Os adeptos acreditam porque a equipa acredita. Contagiam-se mutuamente. Os adeptos sentiram orgulho na sua equipa".