Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão / Sérgio Martins

Leões voltam a vencer em casa

Por Sporting CP
30 Abr, 2023

Morita e Esgaio marcaram no triunfo sobre o FC Famalicão (2-1)

Para regressar às vitórias no Estádio José Alvalade, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este domingo à noite, o FC Famalicão por 2-1 no jogo da 30.ª jornada da Liga Portugal.

Num jogo vivo e bem disputado, a turma de Alvalade foi melhor durante mais tempo e, assim, conseguiu chegar a uma vantagem de dois golos com os tentos de Hidemasa Morita (18’) e Ricardo Esgaio (60’) – o seu primeiro pela equipa principal do Sporting CP. No entanto, apesar da superioridade verde e branca, o FC Famalicão - uma equipa em crescendo nesta fase da época - manteve-se sempre no jogo, chegou ao 2-1 graças a um auto-golo (69’) e ainda obrigaria a defesas importantes de Antonio Adán, que acabou por assegurar os três pontos.

Ora, para enfrentar uma equipa nortenha que chegava a Alvalade após três triunfos consecutivos na Liga – dois deles fora de casa - e assente no sétimo lugar, embora com a sexta posição ao alcance, Rúben Amorim, treinador verde e branco, apostou num onze titular com apenas duas alterações comparativamente àquele apresentado na vitória em Guimarães (0-2): Gonçalo Inácio e Francisco Trincão, desta vez, foram aposta inicial, entrando para os lugares que tinham sido de Matheus Reis e Youssef Chermiti – ambos começaram no banco de suplentes.

Já do lado nortenho, o técnico João Pedro Sousa fez um total de oito alterações relativamente ao onze anterior, uma vez que o conjunto de Vila Nova de Famalicão se encontra a meio de uma meia-final a duas mãos na Taça de Portugal, tendo disputado – e perdido 1-2 com o FC Porto - a primeira na passada quarta-feira.

Logo a abrir, pela esquerda, Nuno Santos foi o responsável por conduzir os primeiros ataques, procurando sempre a profundidade – uma constante no jogo - face a um FC Famalicão que se apresentou com uma linha defensiva subida e com intenções de discutir a posse de bola. E com as duas equipas encaixadas, além de um cruzamento venenoso visitante, pouco mais agitou os 15 minutos iniciais.

A seguir, no entanto, uma acção de desequilíbrio de Marcus Edwards e a eficácia máxima de Hidemasa Morita bastariam para, aos 18 minutos, inaugurar o marcador e soltar o grito de golo nas bancadas. O extremo inglês entrou na área e serviu o médio, solto, que foi tão rápido como certeiro a rematar para o fundo das redes – sexto golo na temporada de Morita, todos no campeonato.

Já em cima da meia hora, o FC Famalicão respondeu com um remate cruzado e rasteiro de Colombatto para uma defesa elástica de Antonio Adán. Até ao intervalo, a formação orientada por João Pedro Sousa ainda tentou crescer no jogo, porém o Sporting CP manteve a partida sob controlo e mostrou também argumentos em transição rápida e tentou ainda a sua sorte através de uma bola parada estudada. Ficaria apenas a faltar melhor definição no último terço para tirar mais proveito - como foi exemplo o cara-a-cara desperdiçado por Pedro Gonçalves já em cima dos 45 minutos - mas o 1-0 seguiu inalterado para a segunda parte.

No reatamento, tal como no início do jogo, o perigo saiu dos pés de Nuno Santos, sendo que desta vez foi o guarda-redes Luiz Júnior a ir ao chão para impedir que o cruzamento encontrasse o desvio de Morita, novamente a aparecer em zonas adiantadas. Já depois de aos 55 minutos terem entrado Matheus Reis e Youssef Chermiti por Ousmane Diomande e ‘Pote’, Nuno Santos pontapeou, de primeira, uma bola que sobrou para a entrada da área e foi por muito pouco que não se festejou o segundo dos Leões em Alvalade.

O 2-0, no entanto, chegaria e foi logo de seguida: um ataque bem desenhado colectivamente pela turma de Alvalade foi culminado com um remate cruzado de Edwards que encontrou nova oposição de Luiz Júnior, mas, de rompante, para concluir o trabalho, apareceu Ricardo Esgaio a toda a velocidade para atirar a contar na recarga. Reentrada autoritária do Sporting CP para reflectir no marcador a superioridade exibida, agora com o contributo goleador do lateral direito, que marcou pela primeira vez ao serviço da equipa principal verde e branca.

A prego a fundo continuou a equipa de Amorim, ficando perto de dilatar a vantagem por duas vezes em pouco tempo: na primeira, Trincão fintou dois adversários e deu para Edwards chutar fora do alvo e na seguinte, o mesmo camisola 17, tentou assistir Chermiti, que não conseguiu chegar a tempo do desvio final.

Pelo meio, o FC Famalicão também se mostrou no ataque e depois de uma ameaça - defendida novamente de forma atenta por Adán – chegaram mesmo ao 2-1, beneficiando de um corte de Sebastián Coates que, de forma infeliz, acabou no fundo da própria baliza. Apesar do domínio conseguido pelos Leões nesta fase, o resultado voltou a fixar-se na margem mínima.

À entrada para os últimos 15 minutos, Mateo Tanlongo foi lançado para o lugar do amarelado Manuel Ugarte e Chermiti, em esforço, deixou um alerta perante a saída bem-sucedida do guardião famalicense. O jogo estava bem vivo e o conjunto de Vila Nova de Famalicão também fazia a sua parte: aos 77 minutos, Cádiz obrigou a uma enorme defesa de Adán.

Ultrapassado o susto, nunca mais o jogo fugiu da garra dos Leões até ao apito final, contando ainda com o contributo de Arthur Gomes e Héctor Bellerín, entrados a partir do banco. Já nos sete minutos de compensação, o lateral espanhol rematou de longe para mais uma defesa de Luiz Júnior e Nuno Santos também tentou a sua sorte, mas o 2-1 seria definitivo.

Missão cumprida em Alvalade, dando sequência ao triunfo em Guimarães para voltar a sorrir também em casa. Com este desfecho, os Leões de Rúben Amorim somam 64 pontos, antes de visitarem o FC Paços de Ferreira na próxima jornada.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ricardo Esgaio (Héctor Bellerín 82’), Ousmane Diomande (Matheus Reis 55’), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Manuel Ugarte (Mateo Tanlongo 73’), Hidemasa Morita, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves (Youssef Chermiti 55’) e Francisco Trincão (Arthur Gomes 82’).