Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Dérbi decidido no tempo-extra

Por Sporting CP
21 maio, 2023

2-2 com golos de Francisco Trincão e Ousmane Diomande

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, neste domingo, a duas bolas frente ao SL Benfica em jogo da 33.ª jornada da Liga Portugal

No último jogo da época em Alvalade, Rúben Amorim apostou de início em Franco Israel, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte, Hidemasa Morita, Nuno Santos, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão.

À procura de somar mais um triunfo no Campeonato Nacional, o Sporting CP entrou bem no jogo e foi se superiorizando e anulando o adversário desde o minuto inicial. Na exacta medida iam-se sucedendo as situações de perigo perto da baliza encarnada.

Francisco Trincão foi o primeiro a deixar o aviso, num remate de longe, que Vlachodimos defendeu e a seguir foi Ousmane Diomande a ameaçar o 1-0, mas o cabeceamento saiu ao lado da baliza encarnada.

O SL Benfica tentava responder, mas não conseguia sair a jogar e quando chegou à área verde e branca fê-lo sem causar perigo.

Já do outro lado o perigo era real e contínuo, com o Sporting CP, aos 21 minutos, a ter tudo para abrir o marcador: Ricardo Esgaio cruzou desde a direita para o segundo poste e Pedro Gonçalves surgiu nas costas de Vlachodimos, mas falhou o remate.

Após a meia-hora, mais uma investida verde e branca com o guardião do SL Benfica a mostrar serviço e a conseguir adiar aquilo que já parecia certo: o golo do Sporting CP. Disparo de Ricardo Esgaio com o grego a evitar o 1-0 e a dar canto aos Leões.

Ainda assim, cheirava a golo do Sporting CP e, aos 39 minutos, por fim, este chegou mesmo. Nuno Santos colocou a bola na área e Francisco Trincão, em queda, atirou contra Vlachodimos, mas voltou a ganhar o esférico e depois de contornar o guardião fez o 1-0.

Sporting CP em vantagem de forma justa, diga-se, e a chegar ao 2-0 ainda antes do intervalo: canto batido por Nuno Santos na esquerda, Ousmane Diomande saltou mais alto do que Grimaldo e cabeceou para o segundo golo verde e branco.

Assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer de forma mais confortável depois de uma primeira parte em que foi melhor em tudo e conseguiu traduzir essa superioridade também em golos.

Ao SL Benfica cabia assim reagir na segunda metade e, por isso, o técnico encarnado começou logo a mexer, fazendo sair João Mário e entrar Bah. A realidade é que a formação benfiquista entrou mais perigosa, mas Franco Israel foi sabendo segurar o esférico sem grandes dificuldades.

Aos 54 minutos, também Rúben Amorim mexeu na equipa, fazendo sair Marcus Edwards e entrar Paulinho e o avançado, dez minutos depois, ainda colocou a bola dentro da baliza encarnada, mas o árbitro já tinha apitado por falta ofensiva.

O SL Benfica respondeu depois com o 2-1, marcado por Ausnes, mas o Sporting CP não se intimidou. Rúben Amorim fez logo mais duas substituições, colocando Héctor Bellerín e Matheus Reis em campo, abdicando de Ricardo Esgaio e Francisco Trincão.

O lateral espanhol entrou bem e, cinco minutos depois, após boa jogada individual, o Sporting CP esteve perto de voltar a marcar: Vlachodimos não conseguiu agarrar o cruzamento de Paulinho e Hidemasa Morita apareceu para a recarga, mas a bola saiu por cima da baliza.

O jogador nipónico saiu logo a seguir, nas duas últimas mexidas da turma de Alvalade, juntamente com Nuno Santos, entrando Dário Essugo e Arthur Gomes. Rúben Amorim a querer segurar o meio-campo, sem deixar de procurar o 3-1 e foi até o médio que esteve perto de o fazer, num remate fortíssimo, que esbarrou num defesa.

Aos 86 minutos foi Paulinho a ter o golo nos pés, após ganhar à defesa encarnada e entrar na área só com Vlachodimos pela frente, mas hesitou no remate e quando rematou o grego desfez o perigo com a mancha, dando ainda canto para o Sporting CP.

João Pinheiro ainda deu mais oito minutos para jogar, após o tempo regulamentar, e o foi aí que o SL Benfica chegou ao empate, após muita confusão na área, num lance que ainda mereceu a avaliação do VAR.

O dérbi acabou assim empatado depois de duas partes distintas: na primeira o Sporting CP foi melhor e marcou dois golos, na segunda foi o SL Benfica acabou por conseguir igualar o resultado.

O Sporting CP despede-se da Liga Portugal 2022/2023 no próximo fim-de-semana no terreno do FC Vizela, num jogo que ainda não tem dia nem hora marcados.