Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Bernardo Vidal

Rúben Amorim: "Temos de vencer porque temos ambições no grupo"

Por Sporting CP
25 Out, 2023

Antevisão ao RKS Raków Częstochowa vs. Sporting CP

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, esta quinta-feira, os polacos do RKS Raków Częstochowa para a terceira jornada da fase de grupos da UEFA Europa League e Rúben Amorim esteve presente na conferência de imprensa de antevisão.

Já no Zagłębiowski Park Sportowy, estádio em Sosnowiec, na Polónia, onde vai ter lugar o desafio, o líder da equipa técnica do emblema de Alvalade começou por definir o objectivo para o jogo.

"Para nós, é um jogo normal em que temos de vencer porque temos ambições no grupo. Já perdemos um jogo e podemos complicar tudo amanhã ou facilitar a nossa vida e estar na luta pela passagem e pelo primeiro lugar", começou por dizer aos jornalistas.

O treinador verde e branco garantiu que, apesar de não se tratar de uma equipa muito conhecida na Europa, o RKS Raków Częstochowa tem qualidade: "As pessoas não conhecem a equipa do RKS Raków Częstochowa. Têm internacionais, foram campeões [da Polónia], jogam muito bem, são organizados, dificultaram a vida à Atalanta BC, perderam com o SK Sturm Graz por um pormenor. Os nossos jogadores sabem disso, assim como a equipa técnica".

Para Rúben Amorim, "o principal foco e aquilo que mexe mais com a vida do Clube é voltar a ser Campeão Nacional". Nesse sentido, "esse é o principal objectivo", mas o Sporting CP não vai "desvalorizar as outras competições até porque é crucial manter esta onda de vitórias que ajuda em momentos difíceis". "Amanhã entraremos com a equipa mais forte para vencer o jogo", prometeu, querendo "chegar o mais longe possível" nesta UEFA Europa League.

De novo sobre o RKS Raków Częstochowa, Rúben Amorim explicou o que se pode esperar: "Vão ver uma equipa muito organizada com um treinador muito jovem. Nota-se muito a capacidade do treinar nas distâncias entre os defesas, na forma como sobem e como pressionam. Têm três jogadores fortes na frente, o que faz com que os nossos jogadores tenham de fazer muita observação [na preparação]. O [John] Yeboah é muito rápido, os médios-centro mudam muito, podem jogar com dois pivôs ou com um dos alas a baixar. Têm laterais muito rápidos e vai ser um jogo de duelos. Três centrais que jogam bem com a bola e são muito fortes nos duelos. Temos de procurar os pontos fracos deles, como eles farão connosco. Temos de ser algo móveis. Prevejo um jogo de encaixe, de duelos e não devemos fazer aquilo que nos fazem a nós quando clubes de grandes ligas nos desvalorizam. Não vamos cair nesse erro. [O RKS Raków Częstochowa] é uma excelente equipa, com um excelente treinador e internacionais. Estaremos preparados para o desafio".

Por fim, e depois de anunciar que Hidemasa Morita vai ser titular na Polónia, Rúben Amorim falou sobre Geny Catamo.

"O Geny não atingiu o seu máximo, nem de perto nem de longe. Adaptou-se a uma posição nova e vai variar entre posições. Pode ser titular do Sporting CP, tem talento para isso. Tem de crescer muito no entendimento do jogo, mas é muito inteligente. Provou, desde o primeiro minuto da pré-época, que merece estar na equipa e tem desenvolvido o seu jogo, aparecido, marcado golos e chamado à atenção. Tem muito talento e está a ajudar a equipa", considerou.