Reviravolta rumo ao topo
04 Dez, 2023
Triunfo sobre o Gil Vicente FC e regresso à liderança isolada (3-1)
De regresso ao topo! A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal voltou a isolar-se na liderança da Liga, esta segunda-feira, ao derrotar o Gil Vicente FC por 3-1 no jogo de encerramento da 12.ª jornada da competição.
No frente-a-frente com o sempre aguerrido conjunto de Barcelos, os Leões até começaram em desvantagem, graças ao golo de Rúben Fernandes, mas deram uma resposta categórica. Nuno Santos fez o empate ainda antes do intervalo e, já na segunda parte, uma entrada fulgurante com Viktor Gyökeres em evidência a bisar em apenas quatro minutos assegurou os três pontos.
Rúben Amorim promoveu os regressos ao onze de Nuno Santos, Marcus Edwards e Sebastián Coates – que viu a equipa entrar em campo com uma camisola especial em homenagem ao facto de se ter tornado o estrangeiro com mais jogos disputados de Leão ao peito (344) - diante de uns gilistas que chegaram a este duelo no 13.º lugar e ainda sem qualquer vitória fora de portas.
A jogar em Alvalade, perante o seu público, o Sporting CP entrou pressionante na partida e deu mostras de querer adiantar-se desde cedo. Logo nos momentos iniciais da partida, Morita viu Félix Correia retirar-lhe o pão da boca quando se preparava para fazer o 1-0 à boca da baliza, e ainda antes dos primeiros dez minutos Gyökeres marcou mesmo, mas estava em fora de jogo.
Com o avançar do cronómetro, o ritmo baixou, mas os Leões continuaram por cima. Gyökeres foi diversas vezes solicitado no espaço, enquanto Marcus Edwards se destacou pela capacidade de queimar linhas através da habilidade técnica. Apesar disso, aos 34 minutos, o Gil Vicente FC, sem que o tivesse justificado, fez o 0-1 por Rúben Fernandes, que finalizou de cabeça um livre.
Ainda assim, a resposta verde e branca foi quase imediata. Já depois de Gyökeres ter chegado atrasado por centímetros a um cruzamento que era meio golo, aos 43 minutos Nuno Santos aproveitou um mau alívio para restabelecer a igualdade, num disparo que bateu em Pedro Tiba antes de entrar. Até ao intervalo, Pedro Gonçalves podia ter assinado o 2-1, mas atirou por cima.
No reatamento, Rúben Amorim fez três mexidas, lançando Jeremiah St. Juste, Geny Catamo e Matheus Reis, e viu a sua equipa regressar ao relvado com a mesma intensidade que tinha apresentado no fim do primeiro tempo. Ricardo Esgaio deixou o primeiro aviso, obrigando Andrew a uma defesa para canto, num lance que serviu de anúncio para o que se seguiria depois.
Isto porque, em apenas quatro minutos, Viktor Gyökeres bisou na partida e chegou aos 15 golos na temporada. Aos 52’, o sueco aproveitou um corte incompleto no coração da área e rematou de primeira para o fundo das redes, consumando a reviravolta no marcador, e aos 56’ só teve de encostar um cruzamento de Pedro Gonçalves, aumentando a vantagem para 3-1.
Sempre ligado à corrente e muito superior ao adversário, o Sporting CP sofreu depois um revés com Jeremiah St. Juste a ser forçado a abandonar o relvado devido a lesão, sendo substituído por Eduardo Quaresma. Logo de seguida, ainda se voltou a festejar novo golo de Gyökeres nas bancadas de Alvalade, mas o avançado arrancara de posição irregular e a jogada foi invalidada.
Nos 20 minutos finais, os Leões baixaram as linhas para não correr riscos, até porque a vantagem de dois golos dava algum conforto. Apesar de os gilistas terem tido mais bola a partir daí, apenas por duas vezes se aproximaram da baliza de Adán e sem conseguir causar grandes calafrios.
Já o Sporting CP, aproveitando o adiantamento da formação de Vítor Campelos, podia até ter dilatado a margem até ao término. Gyökeres ficou à beira do hat-trick, num remate defendido por instinto e depois num tiro de longe que passou rente ao poste, bem como o recém-entrado Paulinho, que também tentou a sorte, mas o resultado já não mexeu e o 3-1 ficou confirmado.
Com este triunfo, os Leões ascendem novamente à primeira posição da tabela classificativa e passam a somar 31 pontos, mais dois que o segundo SL Benfica e três que o terceiro FC Porto.
Segue-se agora uma sempre exigente deslocação a Guimarães para defrontar o Vitória SC, no próximo sábado, dia 9 de Dezembro, antes do regresso às lides europeias, no dia 14, com o último desafio referente à fase de grupos da UEFA Europa League, diante do SK Sturm Graz.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio (Jeremiah St. Juste, 45’, Eduardo Quaresma, 67’), Ricardo Esgaio (Geny Catamo, 45’), Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos (Matheus Reis, 45’), Marcus Edwards, Pedro Gonçalves (Paulinho, 84’) e Viktor Gyökeres.