Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva/José Lorvão

Goleada a caminho dos 'quartos'

Por Sporting CP
09 Jan, 2024

Sporting CP goleia CD Tondela (4-0)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, o CD Tondela por 4-0 na quinta eliminatória da Taça de Portugal, assegurando assim um lugar nos quartos-de-final da competição.

Rúben Amorim promoveu várias alterações no 11 inicial, dando, por exemplo, a estreia a Rafael Pontelo, que foi titular. No banco, destaque para o regresso de Sebastián Coates aos convocados, sendo que Marcus Edwards foi baixa de última hora devido a síndrome gripal. Os jovens Diego Calai, Dário Essugo, Eduardo Quaresma, Chico Lamba e Afonso Moreira, todos da formação, também estavam entre os suplentes.

O domínio desde o apito inicial pertenceu, como era esperado, ao Sporting CP, mas a primeira ocasião clara até foi do CD Tondela: aos nove minutos, de fora da área, Rui Gomes rematou para uma excelente defesa de Franco Israel, com a bola a tocar ainda no poste.

A resposta verde e branca foi forte e, logo a seguir, Nuno Santos deu para Paulinho atirar forte à malha lateral. Os adeptos ainda estavam a comentar este lance quando, aos 11 minutos, o Sporting CP inaugurou o marcador; Viktor Gyökeres trabalhou bem pela direita, colocou a bola em zona perigosa e o guarda-redes Leo Navacchio afastou, mas Nuno Santos ainda rematou contra um adversário. Na recarga, Pedro Gonçalves não desperdiçou e fez o 1-0.

Cinco minutos depois, novo golo do camisola 8. Leo Navacchio errou na saída do CD Tondela e deu a posse a Daniel Bragança, que assistiu, de imediato, Pedro Gonçalves para mais uma finalização de qualidade. 2-0 e nono golo do internacional português em 2023/2024.

Depois do susto inicial, o Sporting CP estava a massacrar e continuou quase sempre perto da área visitante. Aos 20 minutos, Daniel Bragança rematou de longe para defesa incompleta de Leo Navacchio, guardião que negou depois o tento a Paulinho.

Pouco depois, foi a vez de Francisco Trincão, em boa posição, não rematar da melhor forma e permitir nova intervenção a Leo Navacchio. Do outro lado, num dos raro ataques do CD Tondela, Rui Gomes cabeceou ao lado.

Com naturalidade, o terceiro golo Leonino tornou-se uma realidade aos 37 minutos, quando Francisco Trincão descobriu Nuno Santos e este cruzou para Viktor Gyökeres, de cabeça, facturar.

Até ao intervalo, Paulinho também colocou a bola no fundo das redes, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. Assim, na altura de recolher aos balneários, o marcador assinalava 3-0.

Morten Hjulmand e Matheus Reis entraram para a segunda parte, tendo saído Pedro Gonçalves e Rafael Pontelo, e nem um minuto tinha decorrido quando o Sporting CP voltou a marcar.

O CD Tondela voltou a cometer um erro na construção e Viktor Gyökeres não perdoou, interceptando o passe, ultrapassando o guarda-redes e rematando para a baliza deserta. Bis na partida e 20.º tento da temporada para o sueco e 4-0 para os Leões.

Aos 52 minutos, nova grande oportunidade para o Sporting CP, agora com Paulinho a obrigar Leo Navacchio a realizar uma bela defesa. Pouco depois, Daniel dos Anjos, de livre directo, obrigou Franco Israel a dizer 'presente'.

Logo a seguir, mais duas trocas nos visitados, com Viktor Gyökeres e Gonçalo Inácio a darem lugar a Afonso Moreira e Sebastián Coates. Foi o regresso do uruguaio aos relvados após quase um mês de ausência por lesão.

O CD Tondela quis o golo de honra e chegou a conseguir, mas, tal como havia acontecido com Paulinho no primeiro tempo, o lance foi anulado por fora-de-jogo.

Já com Dário Essugo em campo (saiu Daniel Bragança), a 15 minutos do fim, o Sporting CP voltou a ficar muito perto de mais um golo. Num contra-ataque conduzido por Afonso Moreira, este deu para Paulinho, que devolveu antes de um defesa cortar para canto. A bola ainda tocou no poste.

O encontro prosseguiu a um ritmo baixo até ao final, com o conjunto de Rúben Amorim sempre a controlar as incidências, e a ocasião de maior registo foi um ataque rápido em que Dário Essugo serviu Francisco Trincão para este rematar ao lado. Ao minuto 90, foi a vez de Francisco Trincão, com um grande passe, assistir Paulinho, mas Leo Navacchio defendeu.

O 4-0 não sofreu alterações e o Sporting CP vai agora deslocar-se ao recinto do GD Chaves para mais uma jornada da Liga Portugal, com o encontro a estar marcado para as 18h00 de sábado, 13 de Janeiro, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Luís Neto [C], Gonçalo Inácio (Sebastián Coates, 59'), Rafael Pontelo (Matheus Reis, 46'), Ricardo Esgaio, Daniel Bragança (Dário Essugo, 73'), Pedro Gonçalves (Morten Hjulmand, 46'), Nuno Santos, Francisco Trincão, Paulinho e Viktor Gyökeres (Afonso Moreira, 59').