Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Estamos no caminho certo"

Por Sporting CP
15 Fev, 2024

Reacção do técnico após o triunfo em casa do BSC Young Boys

No rescaldo do triunfo em casa dos suíços do BSC Young Boys (1-3), que colocou o Sporting Clube de Portugal em vantagem no play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League, o treinador Leonino Rúben Amorim mostrou-se naturalmente satisfeito com o resultado e com a exibição dos seus jogadores, lamentando apenas o facto de a equipa não ter marcado mais golos.

“Já sabíamos que ia ser um jogo complicado, com muitos duelos e contra jogadores fortes no 1x1 perto da área. Entrámos muito bem, mas falhámos sempre no último passe e isso é algo que temos de melhorar. O Antonio [Adán] segurou-nos com duas grandes defesas e viram-se muitas transições na primeira parte. Marcámos o primeiro golo e depois o segundo, mas não podemos sofrer o 1-2 logo na jogada a seguir”, começou por dizer o técnico em conferência de imprensa.

“Rectificámos algumas coisas ao intervalo, mas o que ajudou muito foi o terceiro golo porque quebrou um pouco o BSC Young Boys, deu-nos confiança e depois gerimos até ao fim. Podíamos e devíamos ter marcado mais golos, principalmente na segunda parte, sendo que a eliminatória está a meio e é muito perigosa. O adversário teve as suas oportunidades e dividiu o jogo, mas vai ser ainda mais corajoso em Alvalade para tentar dar a volta. Temos de estar preparados”.

O técnico verde e branco foi depois questionado sobre a razão pela qual substituiu Viktor Gyökeres aos 73 minutos, recusando que o tenha feito por temer um possível problema físico, num jogo em que o sueco foi muito solicitado pelos colegas e protagonizou inúmeras arrancadas.

“Não fiquei nada preocupado com a capacidade física dele, até porque ele recua mais devagar do que os outros e equilibramos isso enquanto equipa. Saiu para gerir, sendo que nos últimos 15 minutos haveria ainda mais espaço e ele podia aproveitar isso. A forma como ficou a olhar estupefacto para o número dele [no momento da saída] não é de um jogador que está cansado. Obviamente tem muita fome e quer marcar muitos golos, mas terá muitos jogos para fazê-lo”.

Com este resultado, o Sporting CP passa a somar onze vitórias nos últimos 12 jogos, além de 19 golos marcados e apenas um sofrido nos derradeiros quatro, números que dão confiança, mas Rúben Amorim não quer relaxamentos, a começar pelo jogo de segunda-feira com o Moreirense FC.

“Como ganhámos, vamos chegar a Moreira de Cónegos contentes e todos os jogadores se sentem importantes pois sabem que podem jogar. Isso ajuda a preparar o próximo jogo, mas agora temos de estudar o Moreirense FC e estaremos preparados. Sabemos que não podemos perder pontos no campeonato e às vezes a mente é mais importante que o corpo. Quanto aos 19 golos marcados e um sofrido, são números que podem mudar de um momento para o outro pois podemos perder confiança ao perder pontos, portanto queremos manter esta sequência de vitórias. Este jogo só nos ajudou a confirmar que estamos no caminho certo”, frisou o técnico.

A fechar, Rúben Amorim fez questão de assinalar também o enorme apoio dos milhares de Sportinguistas que estiveram espalhados um pouco por todo o Wankdorf Stadium a apoiar a equipa Leonina. “Começámos a ouvi-los logo no hotel, nem foi no aquecimento. A pessoas estão confiantes e acreditam no que estamos a fazer, mas também sabem que há um caminho a percorrer e precisamos da ajuda deles. Ainda estamos apenas a meio da eliminatória”, rematou.