Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões caem nos ‘oitavos’

Por Sporting CP
14 Mar, 2024

Sporting CP superado pela Atalanta BC na UEFA Europa League

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi, esta quinta-feira, eliminada da UEFA Europa League ao perder por 2-1 em casa dos italianos da Atalanta BC na segunda mão dos oitavos-de-final. Em Alvalade, o encontro tinha terminado com um empate a uma bola.

A noite no norte de Itália estava fria, mas sem exageros, e o Stadio di Bergamo - onde o emblema de Alvalade esteve há menos de quatro meses e que continua em remodelação, com uma das bancadas vazia e em obras - estava praticamente cheio, com uma atmosfera forte a favor dos visitados. Na pequena bancada visitante, as centenas de Sportinguistas também se faziam ouvir no apoio ao conjunto de Rúben Amorim.

O treinador Leonino promoveu quatro alterações nos titulares, colocando Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Marcus Edwards nos lugares de Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Geny Catamo e Hidemasa Morita, que haviam estado no 11 inicial em Arouca, e a partida começou na Lombardia.

Logo aos três minutos, a Atalanta BC podia ter marcado quando Gianluca Scamacca apareceu na cara de Franco Israel, mas o remate não saiu perfeito e o guarda-redes conseguiu a defesa. O Sporting CP entrou, apesar desse momento, bem em vários aspectos e ia conseguindo trocar a bola com grande qualidade no meio-campo ofensivo, dificultando a vida ao adversário na construção.

Ainda assim, e apesar da maior posse, continuou a ser a Atalanta BC a criar mais perigo, como aconteceu nos cabeceamentos de Berat Djimsiti, que ainda bateu na trave quando Franco Israel tinha o lance controlado, e de Sead Kolašinac, que ficou a centímetros de inaugurar o marcador na resposta a um cruzamento de Emil Holm.

Do outro lado, Francisco Trincão podia ter ameaçado aos 23 minutos, quando recuperou a bola em zona perigosa e estava em boa posição para rematar, mas acabou por não o fazer e a defesa conseguiu afastar a bola. Já Viktor Gyökeres estava a ter uma tarefa algo diferente do habitual, procurando trabalhar (ainda) mais para o colectivo perante a marcação cerrada e forte de Isak Hien, seu compatriota. Aos 32 minutos, a Atalanta BC voltou a aproximar-se da baliza verde e branca com um cruzamento bem tirado de Ademola Lookman, mas Gianluca Scamacca não conseguiu chegar.

O primeiro golo surgiu mesmo aos 33 minutos e foi para o Sporting CP, que conseguiu quebrar os transalpinos numa jogada pelo corredor central. Pedro Gonçalves combinou muito bem com Viktor Gyökeres, que devolveu ao português e este, na cara do guardião Juan Musso, não falhou. Pela negativa, Pedro Gonçalves lesionou-se e acabou por ser substituído, em lágrimas, por Daniel Bragança logo após facturar.

Até ao intervalo, destaque para nova chance da Atalanta BC, agora com Emil Holm a atirar para as mãos de Franco Israel. O uruguaio brilhou novamente aos 45 minutos, defendendo de forma espectacular o remate de Gianluca Scamacca, mas o momento foi anulado por fora-de-jogo. No final da primeira parte, 0-1 para o Sporting CP.

O marcador foi alterado logo no primeiro minuto do segundo tempo, quando Éderson cruzou da direita e a bola passou por toda a gente antes de Ademola Lookman, ao segundo poste, atirar para o fundo das redes.

Marcus Edwards procurou fazer o mesmo aos 54 minutos, tirando da cartola um cruzamento venenoso para a área da Atalanta BC, mas ninguém conseguiu o desvio fatal. Pouco depois, Viktor Gyökeres procurou o inglês com um passe de calcanhar, mas Juan Musso foi mais rápido.

A Atalanta BC conseguiu mesmo, aos 59 minutos, consumar a reviravolta. Aleksei Miranchuk assistiu Gianluca Scamacca para o 2-1 e Rúben Amorim colocou, pouco depois, Geny Catamo e Nuno Santos nos lugares de Ricardo Esgaio e Matheus Reis, respectivamente.

O Sporting CP tentou reagir e Daniel Bragança, num forte remate de longe, obrigou Juan Musso a realizar uma intervenção de qualidade, sendo que Jeremiah St. Juste e Francisco Trincão deram lugar a Eduardo Quaresma e Paulinho para o quarto de hora final. Na área dos Leões, Emil Holm cabeceou para defesa segura de Franco Israel.

Geny Catamo tentou também a tua sorte com um remate por cima e, depois, serviu Marcus Edwards com grande qualidade, mas o camisola 10, no momento de rematar, escorregou. A seguir foi a vez de Daniel Bragança desmarcar Paulinho com um passe longo de grande nível, mas o avançado tentou o chapéu ao guarda-redes contrário sem sucesso.

Houve ainda tempo para mais duas grandes oportunidades do Sporting CP. Na primeira, Marcus Edwards cruzou na perfeição para Paulinho cabecear ao lado, enquanto o próprio Edwards, na segunda, rematou por cima na recarga a uma investida de Nuno Santos.

O 2-1 prevaleceu e a caminhada europeia do Sporting CP em 2023/2024 terminou em Bérgamo. O plantel de Rúben Amorim volta a jogar já no domingo, recebendo o Boavista FC para a Liga Portugal.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Jeremiah St. Juste (Eduardo Quaresma, 74’), Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio [C], Ricardo Esgaio (Geny Catamo, 61’), Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves (Daniel Bragança, 36’), Matheus Reis (Nuno Santos, 61’), Marcus Edwards, Francisco Trincão (Paulinho, 74’) e Viktor Gyökeres.