Rui Borges: "Enalteço a maturidade da equipa"
26 Nov, 2025
Técnico satisfeito com o que viu em Alvalade
No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre os belgas do Club Brugge KV por 3-0, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho para responder às perguntas dos jornalistas.
Três vitórias em casa na UEFA Champions League
"Fico feliz pelo grupo, que merece por tudo o que tem sido capaz de demonstrar, pela ambição e qualidade demonstradas ao longo da época."
Adversário e análise ao jogo
"Analisámos os jogos [do Club Brugge KV] e percebemos a qualidade que tem. Têm muita mobilidade, os médios andam em espaços que não são deles. Não entrámos nessa onda, a equipa foi madura. Não conseguimos ser tão pressionantes como gostávamos, mas precisámos de estar mais coesos. Esperámos, em alguns momentos, o erro sem dar profundidade.
A primeira parte foi equilibrada e, em alguns momentos, controlámos o jogo com bola. Tivemos boas dinâmicas, sabíamos que eles procuravam as referências. Procurámos o espaço nas costas e criámos perigo nesse sentido. Não entrámos tão bem na segunda parte e a entrada do Hidemasa Morita foi importante para equilibrar. Chegámos ao 3-0 com mérito e permitimos uma situação de perigo no segundo tempo. Enalteço a maturidade da equipa."
Pontos necessários
"Mais do que esperar para ver se os dez pontos chegam [para o apuramento], temos de dar o melhor nos jogos que faltam. Oito primeiros? Sonhar não custa, mas temos de o demonstrar dentro de campo. (...) Acreditamos muito em nós e só assim não temos limites na procura de sermos cada vez melhores. Vamos disputar os jogos difíceis e depois logo se vê a consequência."
Equipa ligada
"Há uma continuação. Fomos Bicampeões, ganhámos a Taça de Portugal e isso demonstra como estávamos ligados na época passada. (...) Todo o grupo está a fazer um início de época muito bom e hoje fomos uma equipa adulta. Só uma grande equipa conseguiria os três pontos."
VAR
"Mudou o jogo com a verdade. Ainda bem que existe, que assim continue. Queremos todos errar o menos possível."
Jogo mais importante
"Com o CF Estrela da Amadora no domingo. Antes do SL Benfica e do FC Bayern München temos esse jogo e queremos ganhar."
João Simões e Hidemasa Morita
"[João Simões] fez mais um grande jogo e saiu exausto. Deu o seu contributo à equipa. Dá-nos transporte, intensidade. Entrou depois o Morita, que está a crescer e foi muito importante. Trouxe estabilidade, calma, tranquilidade."
Pedro Gonçalves
"Acredito que estará disponível no próximo jogo."
Qualidade da exibição
"Foi uma grande e madura exibição. Dentro da equipa jovem que temos, fomos adultos e percebemos o contexto e a competição. Tínhamos muita qualidade do outro lado e os jogos são muito difíceis. A equipa sabia que tinha de respeitar quem estava do outro lado. Os adeptos, mais uma vez, passaram carinho e energia para a equipa e foram muito importantes. Foi uma boa exibição e fico feliz por perceber que a equipa melhora dia-a-dia. Senti a equipa com confiança e cada vez mais ligada ao que temos de fazer."
Intervenção final
"As melhoras ao guarda-redes do Club Brugge KV. Que não seja nada de grave e que regresse com saúde. Dedicamos esta vitória ao Matheus Reis e à família pelo nascimento da sua filha. Desejo, também, a maior das sortes para a Selecção Nacional sub-17 amanhã. Estamos todos a torcer por mais uma vitória. Acredito que vão dignificar, como têm feito até agora, o nosso país."