Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Reviravolta para a história

Por Sporting CP
28 Jan, 2026

Sporting CP vence em Bilbau e está nos oitavos-de-final da UEFA Champions League

Histórico! A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento directo para os oitavos-de-final da UEFA Champions League.

Ao vencer o Athletic Club, em Bilbau, por 2-3 na oitava e última jornada da fase de liga - conseguindo, também, o primeiro triunfo da história do Clube em solo espanhol -, o Sporting CP terminou na sétima posição, saltando directamente para a eliminatória que se vai disputar em Março.

Perante um fantástico Estadio San Mamés, casa de um clube icónico que representa a identidade da cidade e do País Basco, cheio e com um grande ambiente, Rui Borges operou das alterações no onze inicial, com Matheus Reis e Luís Guilherme a darem lugar a Ousmane Diomande e Daniel Bragança.

Muito motivado depois da inesperada vitória em casa dos italianos da Atalanta BC na última jornada da prova o Athletic Club tinha, na recepção ao Sporting CP, a derradeira chance para procurar não ser eliminado. Assim, entrou no duelo ibérico com grande ímpeto e a pressionar os visitantes.

Essa atitude resultou em golo logo aos 3', quando, com alguma sorte, a bola sobrou para Oihan Sancet, que, já na área, atirou para o fundo das redes. Grande festa basca em Bilbau enquanto o Sporting CP, por outro lado, não estava a conseguir sair a jogar.

O autor do 1-0, um dos mais interventivos do lado caseiro, voltou a tentar a sua sorte aos 7', mas desta vez com muita falta de pontaria. Do outro lado, logo a seguir, os portugueses até saíram bem a jogar, mas o último passe de Francisco Trincão não encontrou Luis Suárez.

À procura de estabilizar o desafio e travar o entusiasmo contrário, o Sporting CP encontrou a fórmula necessária aos 12': de pontapé de canto, Maxi Araújo colocou a bola na área e Ousmane Diomande, que já não somava minutos pelo clube verde e branco há mais de um mês, recorreu à cabeçada para chegar ao empate. 1-1 e, desta feita, a festa foi dos Sportinguistas.

A partir desse momento, o encontro passou a ter uma toada menos intensa e com maior domínio por parte do Sporting CP, mesmo quando Oihan Sancet voltou a rematar, mas desta vez foi Ousmane Diomande a bloquear.

As oportunidades de golo, essas, eram escassas e o minuto 26 trouxe um contratempo com a lesão de Gonçalo Inácio, obrigando à entrada de Matheus Reis. Para dificultar mais a tarefa, o camisola 2 perdeu a bola pouco depois e Gorka Guruzeta aproveitou para atirar ao poste, facturando depois na recarga. 2-1 para o Athletic Club.

De novo a perder, o Sporting CP não conseguia, contudo, produzir muito no ataque num jogo que já estava pouco interessante no que a ocasiões diz respeito. Até ao intervalo, destaque apenas para um cabeceamento de Yuri Berchiche muito para fora.

No final do primeiro tempo, vantagem para os da casa e a certeza de que os Bicampeões Nacionais precisavam de melhorar para a segunda metade se queriam regressar a Portugal com outro resultado.

O primeiro lance com perigo depois do descanso pertenceu ao Athletic Club, com Iñigo Ruiz De Galarreta, de longe e na ressaca de um primeiro livre directo, rematou forte e a passar perto do poste. Na resposta, também de fora da área, Morten Hjulmand obrigou Unai Simón a intervir.

Aos 53', Rui Borges operou uma tripla substituição, lançando Pedro Gonçalves, Eduardo Quaresma e Hidemasa Morita e tirando Daniel Bragança, João Simões e Ousmane Diomande. A correr atrás do prejuízo, o Sporting CP estava mais dominador, enquanto o emblema da Liga Espanhola apostava mais, naturalmente, na transição.

Aos poucos, a maior posse de bola lusitana traduziu-se em aproximações à baliza. Numa delas, e após boa jogada e cruzamento de Maxi Araújo, Geny Catamo acertou mal na bola e atirou por cima quando estava em boa posição.

Contudo, no minuto seguinte (62'), o Sporting CP conseguiu mesmo chegar ao 2-2 e num lance com algumas semelhanças ao do 1-0 para o adversário. Depois de atacar bem pelo meio, o conjunto de Alvalade contou com um corte incompleto de um defesa contrário para a bola sobrar para Francisco Trincão, que, na cara de Unai Simón, não desperdiçou. Meia-hora para o fim e tudo em aberto em Bilbau.

Apesar da reacção de Gorka Guruzeta, que não falhou o alvo por muito, era o Sporting CP quem estava claramente por cima nesta fase, encostando o Athletic Club às cordas. Prova disso foi o remate perigoso de Geny Catamo para excelente defesa de Unai Simón aos 71' ou o golo anulado a Luis Suárez por fora-de-jogo logo a seguir.

Mais perto os 80', o árbitro Felix Zwayer assinalou pontapé de penálti por falta sofrida por Geny Catamo, mas alterou a decisão depois de consultar o VAR. Mais tarde, Alisson Santos substituiu Francisco Trincão para atacar os últimos instantes do desafio.

Pedro Gonçalves ainda atirou ao lado, mas foi o Athletic Club, mais desesperado por pontos, a pressionar mais perto do apito final, o que acabou por custar muito caro.

Depois de um canto da casa, Rui Silva agarra e lança o contra-ataque, que acaba com Luis Suárez a ficar na cara de Unai Simón, mas o guarda-redes defendeu. No entanto, a recarga foi parar aos pés de Alisson Santos, que consegue dominar e trabalhar muito bem antes de atirar o histórico 2-3.

A festa rebentou no relvado do Estadio San Mamés e nas bancadas, onde os Sportinguistas presentes entenderam a relevância do feito. Pouco mais se jogou e o 2-3 prevaleceu, colocando o Sporting CP directamente nos oitavos-de-final da competição.

Os Leões voltam a jogar este domingo, recebendo o CD Nacional em Alvalade para a Liga Portugal. O sorteio dos oitavos-de-final e restante fase a eliminar da UEFA Champions League acontece a 27 de Fevereiro.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande (Eduardo Quaresma, 53'), Gonçalo Inácio (Matheus Reis, 26'), Maxi Araújo, Morten Hjulmand [C], João Simões (Hidemasa Morita, 53'), Geny Catamo, Daniel Bragança (Pedro Gonçalves, 53'), Francisco Trincão (Alisson Santos, 87') e Luis Suárez.