Liderança do grupo B reforçada no Algarve
28 Jan, 2026
Triunfo em casa do Imortal BC para a Taça Hugo dos Santos (74-88)
No Pavilhão Municipal de Albufeira, a equipa masculina de basquetebol do Sporting CP derrotou o Imortal BC por 74-88, esta quarta-feira, na partida da terceira jornada do grupo B da Taça Hugo dos Santos.
Foi num terceiro período de grande nível (parcial de 15-27) que os Leões de Luís Magalhães agarraram definitivamente o triunfo e, assim, saíram do Algarve isolados no primeiro lugar do grupo (seis pontos).
A formação verde e branca - com rotação constante nas peças - demorou cerca de cinco minutos a ‘carburar’, mas quando apareceram Maleeck Harden-Hayes, Miguel Correia e Brandon Johns - afundanço poderoso – a vantagem até chegou aos 5-11, mas não foi suficiente para ‘embalar’. A réplica do Imortal BC, que chegou ao embate em igualdade pontual, foi rápida e à altura, deixando tudo reequilibrado, primeiro em 12-11 e, no final dos primeiros dez minutos, em 14-14.
O nível do jogo subiu no parcial seguinte, onde os algarvios fizeram melhor uso dos triplos, dando a volta ao marcador de 18-20 para 28-20. A precisar de responder, o Sporting CP contou, acima de tudo, com um Francisco Amarante em grande – a encestar e a assistir – e o reforço teve muita influência directa para chegar ao empate a 34 antes do intervalo. Até lá, a liderança foi trocando de mãos até que uma ‘bandeja’ do protagonista Amarante fixou o 38-39.
Já no reatamento do encontro, os Leões não só deram continuidade ao ímpeto ofensivo como aumentaram a agressividade defensiva e isso ajudou a acentuar as diferenças de vez. Nesse ‘esticão’, Harden-Hayes e Brandon Johns catapultaram a vantagem verde e branca para 40-54, a qual ainda foi aumentada para 47-64 graças a triplos de Amarante e Stephan Swenson.
Para os últimos dez minutos, o Sporting CP acabou por levar uma importante diferença de 13 pontos (53-66) e a mesma eficácia ofensiva, o que nunca deu muitas hipóteses ao Imortal BC de reentrar na discussão. Nesta recta final, o poste Rui Palhares para ajudar a manter o ‘fosso’ no marcador (63-83) e a vitória Leonina não mais esteve em causa.
Este foi o primeiro de três jogos consecutivos fora de casa para os Leões de Luís Magalhães, que já no sábado (15h00) têm pela frente o dérbi com o SL Benfica, na Luz.
Sporting CP: Brandon Johns (15), Uwais Razaque, Maleeck Harden-Hayes (13), Miguel Correia (2), Rui Palhares (9), Francisco Amarante (14), Claude Robinson (4), Diogo Ventura [C] (4), André Cruz (7), João Fernandes (6), Malik Morgan (6), Stephan Swenson (8)