Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Chuva de golos em Alcochete

Por Sporting CP
13 Nov, 2021

Leoas vencem Amora FC por 8-0 e terminam primeira fase em grande forma

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal fechou a primeira fase da Liga BPI com um triunfo sobre o Amora FC por 8-0, este sábado, no Estádio Aurélio Pereira, em jogo da sétima e última ronda. As Leoas já tinham garantido a qualificação para a fase de Apuramento do Campeão Nacional, mas fecham assim este momento competitivo como a única equipa sem qualquer derrota encaixada e com a defesa menos batida, com apenas dois golos sofridos.

A formação de Mariana Cabral entrou na partida a dominar e demorou apenas seis minutos até abrir as contas. Após recuperar a bola ainda na grande área das amorenses, Ana Teles serviu Diana Silva, que atirou fácil para o golo com uma adversária a desviar o esférico antes de este entrar na baliza. Foi o segundo jogo consecutivo a marcar da internacional portuguesa.

Apesar da desvantagem e de precisar de pontuar para seguir para a fase de Apuramento do Campeão Nacional, o conjunto da Margem Sul do Tejo não teve argumentos para responder e viu a turma da casa continuar a controlar as operações. Fátima Pinto, em dois momentos, criou perigo, mas seria Joana Marchão, aos 26 minutos, a aumentar. Num livre directo em zona frontal, à entrada da área, a defesa tirou as medidas à baliza e atirou com classe, não dando hipótese à guarda-redes, que ainda viu a bola bater ao poste antes de entrar.

Aos 37 minutos, já depois de Andreia Jacinto e Joana Marchão terem ameaçado também, Ana Teles marcou pelo segundo encontro consecutivo ao fazer o 3-0, após tirar uma adversária da frente com um gesto técnico delicioso. Logo a seguir, aos 40’, a mesma Ana Teles trabalhou mais uma vez bem na área e ofereceu o ‘bis’ a Diana Silva.

 

No regresso dos balneários, a partida manteve uma toada de sentido único e o Sporting CP marcou mais três vezes no espaço de apenas quatro minutos. Aos 55 minutos, Joana Marchão ‘bisou’ com (mais um) um grande remate de fora da área. Aos 56’, a recém-entrada Rita Fontemanha estreou-se a marcar esta época, no dia em que atingiu a marca redonda dos 100 jogos de Leão ao peito e celebrou 28 anos. Aos 59’, Ana Teles bateu um canto na esquerda e assistiu Diana Silva, que fez o hat-trick de cabeça e leva já sete golos na presente temporada.

Com tudo praticamente decidido, Mariana Cabral deu minutos pelo segundo jogo consecutivo a Vera Cid, jogadora formada em Alcochete que integra a equipa B, e Shen Menglu, a primeira chinesa a actuar em Portugal. Dada a pouca resistência das adversárias, as Leoas fixaram-se no meio-campo ofensivo e continuaram a criar perigo. Aos 86 minutos, Rita Fontemanha recebeu um grande passe de Joana Marchão e atirou para mais um ‘bis’, estabelecendo o 8-0 final.

A formação de Alvalade alcançou assim a sua vitória mais dilatada nesta primeira fase, seguindo-se agora a disputa da segunda fase, onde estarão presentes os quatro primeiros classificados das séries Sul e Norte, que jogarão entre si a duas voltas para lutar pelo título. A primeira jornada está agendada para o dia 5 de Dezembro, em casa do CS Marítimo.

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Joana Marchão, Joana Martins, Ana Borges [C], Brenda Pérez (Chandra Davidson, 45’), Fátima Pinto (Rita Fontemanha, 45’), Andreia Jacinto (Vera Cid, 70’), Diana Silva (Shen Menglu, 70’), Ana Teles, Melisa Hasanbegović (Bruna Lourenço, 45’) e Carolina Beckert.