Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Equipa principal feminina de regresso ao trabalho

Por Sporting CP
30 Jun, 2022

Pontapé de saída na pré-época foi dado esta quinta-feira

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal deu, nesta quinta-feira, o pontapé de saída na pré-temporada com vista à época 2022/2023 que arrancará com a disputa da Supertaça.

Os trabalhos arrancaram com uma palestra dada por Tomaz Morais, no auditório da Academia Cristiano Ronaldo, na qual o director da formação do Sporting CP deu as boas-vindas às novas atletas e indicações sobre a temporada que em breve começará.

Com várias alterações relativamente à época passada, e ainda sem as internacionais, Cláudia Neto foi a maior novidade na equipa que volta a contar com a inclusão de várias jogadoras da formação Leonina e que vai receber reforços nas próximas semanas.

Já a ambição será a mesma da demonstrada em 2021/2022, na qual as Leoas venceram a Supertaça e a Taça de Portugal. “Temos de começar tudo de novo, o que está para trás já lá vai e já ninguém se lembra dos troféus que conquistámos. É uma nova época e queremos obviamente evoluir, crescer muito individualmente e enquanto equipa, e nós enquanto equipa técnica também, e queremos lutar novamente por todos os troféus”, começou por dizer Mariana Cabral aos meios de comunicação do Sporting CP.

Mostrando-se satisfeita com as opções que terá, a treinadora Leonina sublinhou a chegada de novas jogadoras da formação verde e branca, que “aqui terão sempre oportunidade”, referindo que o Sporting CP está a trabalhar para construir “um grupo coeso que possa lutar pelos objectivos” que o Clube tem.

Para já, só ainda chegou uma atleta de fora e, no entender de Mariana Cabral, “Claúdia Neto dispensa apresentações”: “Toda a gente conhece a carreira dela, que é excepcional. É uma das melhores jogadoras portugueses de sempre. Tem, obviamente, toda a qualidade necessária para ajudar a nossa equipa e fazer evoluir as jogadoras mais novas, aumentando também o nível de exigência que queremos ter na equipa, no Clube e diria que também no futebol feminino em Portugal”.

“Ter as melhores jogadoras connosco é elevar o nível e crescer, e é isso mesmo que nós queremos”, sublinhou a técnica Leonina, dando ainda conta da ansiedade por voltar ao trabalho, neste que será o seu segundo ano na liderança da equipa verde e branca: “Este ano já conhecemos os cantos à casa, mas ainda há borboletas na barriga e isso é que é importante: chegar à Academia sempre com muita vontade de trabalhar e com um sorriso. Temos muita vontade de começar e de ir para o campo, que é, naturalmente, aquilo que nós mais gostamos: ver como elas estão, fazê-las suar e trabalhar para chegarmos ao nível que queremos chegar para no dia 10 de Agosto estarmos preparadas para vencer”.

Rita Fontemanha também falou neste primeiro dia de trabalho, mostrando-se satisfeita por regressar à Academia e reencontrar as companheiras de equipa: “Já é a minha sétima época aqui e, portanto, a minha sétima pré-temporada, mas chegar aqui é sempre um recomeço e voltar a estar com todas elas é sempre bom. As saudades já eram muitas e por isso estamos motivadas e contentes por estarmos de volta”.

A capitã verde e branca falou ainda da temporada passada, dizendo que o Sporting CP mostrou ter “uma equipa competente, com qualidade e capaz, independentemente de ser mais jovem ou não” e que nesta época isso se voltará a ver, porque o desejo é o mesmo: “Queremos conquistar muitas coisas”.

“Ter a responsabilidade de ganhar é sempre bom e estando num clube como o Sporting CP essa responsabilidade tem sempre de existir e, para nós, ainda bem que existe e que é cada vez maior”, referiu.

Rita Fontemanha, que na temporada passada foi também preparadora física da equipa B Leonina, também deu conta da felicidade de ver chegar mais jovens jogadoras da formação à equipa principal. “Ver estas caras aqui é muito especial para mim porque tenho vindo a trabalhar com elas. São uma lufada de ar fresco e são jogadoras com muita qualidade e com muita ambição. Estarem aqui pela primeira vez é bom para elas e também para nós. Chegam cheias e recheadas de sonhos e ambições. Além disso, apostar na formação faz parte do ADN do Sporting CP e é isto que nós queremos: formar e continuar a formar com qualidade e competência para elas poderem chegar aqui com todas as condições”.

A experiente média comentou também a chegada de Cláudia Neto, referindo que será uma grande mais-valia para o Sporting CP: “É espectacular tê-la entre nós. Quando a notícia saiu, comentei ‘nem nos nossos melhores sonhos’. Ter uma jogadora com a qualidade e a experiência que ela tem é fantástico para todas nós, sejamos mais velhas ou mais novas, porque é um exemplo de trabalho, superação, qualidade e competência. Todas nós temos muito a aprender com ela”.