Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas com muita juventude seguem em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
20 Nov, 2022

Goleada e quatro estreias marcaram o primeiro passo na prova-rainha

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu de forma clara, este domingo, o SC Rio Tinto, da III Divisão, por 0-13 na terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Maria Ferreira (quatro), Joana Dantas (dois), Inês Gonçalves (quatro), Andreia Bravo, Rita Fontemanha e Cristiana Martins apontaram os golos do encontro. Por sua vez, as jovens Nicole Cassamá (16 anos), Cíntia Martins (15 anos), Bruna Ramos (17 anos) e Matilde Nave (15 anos) jogaram pela primeira vez na equipa principal.

Em estreia na edição 2022/2023 da prova-rainha, depois de a terem vencido na temporada anterior, as Leoas apresentaram-se no relvado do Estádio Cidade de Rio Tinto com muita juventude (21,09 média de idades do onze titular) para enfrentar um conjunto nortenho amador e também muito jovem – e cujo projecto assenta, precisamente, na formação.

Monopolizando a bola desde o início, o Sporting CP assumiu logo a iniciativa e foi por muito pouco que, primeiro, Mariana Rosa e, depois, Joana Dantas não conseguiram finalizar da melhor maneira para inaugurar bem cedo o marcador. Mais eficaz foi Maria Ferreira, que, assistida na perfeição, só teve de encostar para o 0-1 ainda antes dos dez minutos.

Desde cedo tornaram-se evidentes em campo as naturais diferenças entre os dois conjuntos e a partida foi-se desenrolando exclusivamente no meio-campo do SC Rio Tinto. Assim, com seriedade e sem tirar o pé do acelerador, as Leoas foram multiplicando de forma eficaz a vantagem no resultado, que já assinalava 0-4 aos 35 minutos – golos de Maria Ferreira (dois) – completou o hat-trick - e Joana Dantas.

Já depois de Fátima Dutra, de livre directo, ter acertado na barra, Inês Gonçalves juntou o seu nome à lista de marcadoras em dose dupla e Joana Dantas fixou o expressivo 0-7 ao intervalo.

A toada de sentido único manteve-se - Carolina Jóia não teve qualquer trabalho na baliza - e logo a abrir o segundo tempo Inês Gonçalves correspondeu de forma certeira, ao primeiro poste, a dois pontapés de canto e assinou o 0-9 e o seu póker na conta pessoal. Pouco depois, aos 55 minutos, Maria Ferreira chegou ao mesmo número de golos e fez o 0-10.

No que toca ao resultado, tudo estava decidido desde cedo e pouca história restou ao encontro, apesar do digno e ininterrupto esforço do jovem conjunto do SC Rio Tinto. Já com o 0-11 apontado por Andreia Bravo, o Sporting CP realizou, à passagem da hora de jogo, as suas primeiras substituições, introduzindo Cristiana Martins e Matilde Nave, com esta última a fazer aos 15 anos a sua estreia na equipa principal, tal como Bruna Ramos (17 anos), Nicole Cassamá (16 anos) e Cíntia Martins (15 anos), pouco depois.

Para construir o 0-13 final, Rita Fontemanha e Cristiana Martins também marcaram.

Confirmada a vitória e a passagem à próxima eliminatória, as detentoras do título vão continuar a sua caminhada na Taça de Portugal. De regresso ao Campeonato Nacional, segue-se para as Leoas a deslocação ao terreno do FC Famalicão.

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Mariana Rosa, Fátima Dutra, Melisa Hasanbegović (Nicole Cassamá 80’), Alícia Correia (Cristiana Martins 59’), Rita Fontemanha [C], Andreia Bravo (Cíntia Martins 80’), Vera Cid, Maria Ferreira, Joana Dantas (Matilde Nave 59’) e Inês Gonçalves (Bruna Ramos 67’).