Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Novo autocarro para o futebol feminino

Por Sporting CP
25 Mar, 2023

Veículo estará à disposição de todos os escalões

O futebol feminino do Sporting Clube de Portugal já conta com um novo e personalizado autocarro que vai servir todas as equipas dos mais diversos escalões. O veículo foi apresentado na Academia Cristiano Ronaldo, num momento simbólico que contou com a presença do presidente Frederico Varandas, André Bernardo, membro do Conselho Directivo, Ximenes Abreu, fundador da AE Economics, que é o main sponsor das Leoas, Tomaz Morais, director do futebol de formação, e ainda nove jogadoras da equipa principal verde e branca.

Assim, Ana Borges, Rita Fontemanha, Bruna Lourenço, Brenda Pérez, Cláudia Neto, Joana Martins, Ana Capeta Hannah Seabert e Chandra Davidson foram as primeiras a conhecer o novo veículo por dentro e por fora. Em linhas similares ao autocarro da equipa principal masculina, neste predominam também os tons de preto e verde e na parte traseira, além de rezar o mesmo lema “Jogamos sempre em casa”, destaca-se, sobretudo, a presença de uma enorme leoa em pleno rugido. Além disso, nas faces laterais é também visível o palmarés das Leoas: dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e duas Supertaças.

De forma a corresponder às necessidades das equipas femininas, o Sporting CP deu, assim, mais um passo para oferecer mais e melhores condições às jogadoras, da equipa principal aos escalões de formação.

Em declarações aos meios de comunicação do emblema Leonino, a capitã Ana Borges não tem dúvidas que esta é “mais uma mais-valia”. "Já tínhamos inaugurado a sala de recuperação com piscina de água fria e quente e agora este autocarro, não exclusivamente para a equipa principal, mas para todos os escalões”, sublinhou, acrescentando: "Há muitas coisas que estão a melhorar, isto é só mais um passo naquilo que o Sporting CP tem feito no projecto do futebol feminino ".

A experiente ala de 32 anos referiu também que, por si só, o novo transporte “não faz ganhar jogos”, porém realçou a importância que terá no conforto e no devido descanso das atletas: "Fazer viagens longas de forma mais confortável ajuda muito. O conforto é uma peça fundamental no dia-a-dia de um jogador".

E também no interior do novo autocarro tudo foi pensado ao detalhe. "É a primeira vez que entro num autocarro de clube com tudo o que tem lá dentro e com este design por fora. O pormenor da leoa diz muito", considerou Ana Borges, atirando: "Se cá fora é bonito, lá dentro é incrível".

Cada um dos seus 44 lugares conta com assentos ergonómicos pensados para viagens longas, estofos em pele com o emblema Leonino bordado e ainda mesas reclináveis e tablets em todos os lugares. Ao longo do corredor são visíveis os acabamentos em madeira e a iluminação é feita por LEDs verdes e brancos. O autocarro conta todavia com uma mesa redonda entre quatro assentos na parte dianteira, casa de banho e também uma cozinha equipada com microondas, frigorífico e máquina de café.

"É um autocarro bastante bonito, personalizado e então lá dentro é fantástico. Tem detalhes incríveis, mas mais do que isso permite-nos corresponder às necessidades do futebol feminino, esse é que é o nosso objectivo", enalteceu Tomaz Morais, director do futebol de formação verde e branco, antes de destacar a evolução vivida nos vários escalões femininos.

"Estamos a cumprir o nosso plano estratégico para dar consistência e estabilidade ao nosso projecto do futebol feminino, dando condições, em termos de infra-estruturas, que sejam capazes de servir o crescimento actual do Sporting CP. Acabámos de atingir as 150 jogadoras inscritas, que era o objectivo colocado à coordenação técnica e geral. Sabemos que ainda vai crescer este ano, mas estamos satisfeitos, porque temos jogadoras e, mais importante, qualidade", disse aos meios de comunicação do Clube.

Ora, no que toca à melhoria constante das condições para o futebol feminino, Tomaz Morais destacou que o autocarro é o passo mais recente de um longo processo. "Apostamos, primeiro, em dar conforto de treino às jogadoras aqui na Academia, estabilizando a equipa principal feminina aqui, em Alcochete, com todas as condições para poder trabalhar bem. Conseguimos transpor o treino, que era muitas vezes à tarde, para a parte da manhã. Depois, no que toca à recuperação, as jogadoras precisavam de ter uma maior capacidade nesse sentido e agora temos uma sala ao seu serviço e com todas as condições. Estreámo-la esta época e agora faltava o autocarro”, frisou, reforçando ainda que esta é “uma pequena vitória de muitas que virão depois no campo".

Além disso, de acordo com Tomaz Morais, são muitas as vantagens proporcionadas pelo novo autocarro, principalmente para as jogadoras mais jovens, contribuindo para a carreira dual, “um princípio que no Sporting CP é inegociável", realçou.

“As jogadoras precisam, todas elas, de transporte de Lisboa para a Academia e assim poderemos controlar os nossos horários, ter outra disponibilidade e, ao mesmo tempo, servir o futebol de formação, que faz muitas deslocações pelo país fora e, por vezes, em situações pouco condizentes com quem tem de jogar e estudar. Pela forma como foi concebido o autocarro, elas podem viajar comodamente, fazer as suas refeições e têm todos os meios para estarem focadas também no estudo”, destacou, antes de, por fim, olhar com confiança para o futuro verde e branco.

"É uma conquista para elas e é para isso que cá estamos, para servir as jogadoras e proporcionar-lhes óptimas condições para que possam jogar ao mais alto nível. Passo a passo, estamos a dar as condições para que possamos enriquecer o número de conquistas, porque é isso que conta", concluiu o director do futebol de formação.